Esta atividade desafia os alunos do 3º ano do Ensino Médio a mergulharem na Segunda Fase do Modernismo brasileiro de uma maneira inovadora e interativa. Divididos em grupos, os estudantes escolherão obras ou autores específicos para explorar suas ideias principais, temáticas, e estilos literários. A tarefa principal será condensar a essência dos textos selecionados em tweets de até 280 caracteres. Estes serão compartilhados numa thread no Twitter da turma ou num mural físico dentro da escola, caso o uso de redes sociais não seja apropriado. Posteriormente, será realizada uma discussão em classe sobre como cada tweet reflete os aspectos-chave das obras modernistas escolhidas, além de se observar como os temas e estilos se alinham ou divergem dos contextos históricos e culturais da época. Esta atividade não só promove o engajamento ativo dos alunos com a literatura brasileira mas também desenvolve suas habilidades analíticas, de síntese e criatividade através do uso de novas tecnologias e plataformas de comunicação.
Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e síntese literária dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda dos principais temas, estilos e contextos históricos da Segunda Fase do Modernismo brasileiro. Além disso, visa aprimorar as habilidades de comunicação dos estudantes, incentivando a expressão de ideias complexas de forma concisa e criativa através do uso do Twitter. Ao engajar os alunos em metodologias ativas de aprendizagem, esta atividade pretende desenvolver o senso crítico, incentivar a pesquisa autônoma e fomentar a discussão colaborativa sobre as obras literárias analisadas.
O programa cobrirá uma introdução à Segunda Fase do Modernismo no Brasil, destacando seus principais autores, obras e características estilísticas. Discutiremos a importância do contexto histórico e cultural desse período no desenvolvimento da literatura brasileira. Além disso, exploraremos a arte da síntese literária e a construção de narrativas em formatos restritos, como os tweets, como uma forma de engajamento crítico com os textos. Esta abordagem permite uma reflexão sobre como as mídias sociais podem ser usadas como ferramentas educacionais para explorar conceitos literários complexos.
A metodologia ativa empregada visa promover a participação direta dos alunos no processo de aprendizagem. Inicialmente, os estudantes serão apresentados ao contexto histórico e cultural do Modernismo. Em grupos, selecionarão obras ou autores para análise e discussão em profundidade. Posteriormente, cada grupo sintetizará suas reflexões em tweets, que serão compartilhados para apreciação coletiva. A atividade culminará em uma discussão guiada em sala de aula, onde os alunos analisarão e refletirão sobre o trabalho dos colegas, promovendo uma compreensão mais rica e multifacetada dos textos literários estudados.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução ao Modernismo e os alunos iniciam a pesquisa e análise das obras. Na segunda aula, os alunos finalizarão e compartilharão seus tweets, seguidos de uma discussão crítica sobre os trabalhos apresentados.
A avaliação da atividade será baseada na capacidade dos alunos de analisar obras literárias e de expressar essas análises de maneira concisa e criativa através de tweets. Serão considerados critérios como originalidade, coesão, coerência, precisão na captura da essência das obras, e a capacidade de engajar os colegas na discussão posterior. A participação ativa na fase de discussão também será um critério relevante, avaliando a capacidade dos alunos de contribuir construtivamente para o entendimento coletivo das obras estudadas.
Os recursos necessários incluem acesso a materiais bibliográficos sobre o Modernismo brasileiro, seja através de livros ou fontes online, e dispositivos com acesso à internet para a pesquisa e compartilhamento dos tweets. Dependendo da abordagem escolhida, um mural físico ou uma plataforma digital para a visualização coletiva dos tweets também será necessário. Ferramentas de colaboração online podem ser úteis para facilitar o trabalho em grupo e a discussão entre os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula