Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Literários

Nesta atividade didática denominada 'Caça ao Tesouro Literário', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão uma experiência imersiva na aprendizagem de diferentes gêneros literários por meio de uma atividade lúdica e interativa de caça ao tesouro. Eles serão divididos em grupos pequenos para que possam explorar várias estações distribuídas pela sala de aula ou pela escola, cada uma representando um gênero literário diferente, tais como ficção, poesia, drama, não-ficção, entre outros. Em cada estação, encontrarão pistas e desafios relacionados à obra literária específica, abordando elementos como enredo, personagens, ponto de vista, entre outros. Para avançar para a próxima estação, os grupos terão que discutir as respostas e tomar decisões em conjunto, promovendo a participação ativa de todos os membros e o respeito pelos turnos de fala. O objetivo é que, ao final da atividade, cada grupo apresente suas descobertas, compartilhando o que aprenderam sobre as obras e gêneros explorados com os demais colegas. Esta metodologia visa não apenas a aprendizagem sobre literatura, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é multifaceado, visando não apenas introduzir os alunos ao vasto mundo dos gêneros literários, mas também desenvolver habilidades cruciais como a comunicação eficaz, o trabalho em equipe, a solução de problemas e a capacidade de análise crítica. Ao participarem da caça ao tesouro, os estudantes serão incentivados a interagir uns com os outros de maneira respeitosa, praticando o respeito aos turnos de fala e promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Adicionalmente, esta atividade possibilitará que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda sobre a estrutura e características distintivas dos diferentes gêneros literários, bem como uma apreciação pela literatura em sua diversidade.

  • Explorar e identificar diferentes gêneros literários.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Praticar o respeito pelos turnos de fala durante discussões em grupo.
  • Analisar elementos de obras literárias como enredo, personagens, e ponto de vista.
  • Promover a participação ativa e o engajamento no processo de aprendizado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.

Conteúdo Programático

Este plano de aula é articulado para engajar os alunos na exploração dos diversos gêneros literários de forma prática e interativa. Ao mergulharem na caça ao tesouro literário, os estudantes serão conduzidos através de uma jornada educacional que cobre importantes aspectos da literatura, reforçando o desenvolvimento de competências linguísticas fundamentais estipuladas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este conteúdo programático visa enriquecer o repertório cultural dos alunos, fomentando um ambiente de curiosidade e apreciação pela arte literária.

  • Gêneros literários: definição e características.
  • Análise de enredo, personagens e ponto de vista.
  • O papel dos diálogos na literatura.
  • Compreensão e interpretação de textos literários.
  • Apresentação e debate sobre as obras estudadas.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é uma combinação de Aprendizagem Baseada em Jogos, trabalho em grupo, e apresentação colaborativa. Iniciando com uma breve introdução sobre os objetivos da atividade, os alunos serão divididos em grupos e orientados a participar de uma caça ao tesouro, que os leva por uma série de estações temáticas. Em cada estação, eles enfrentarão desafios que exigirão análise crítica, comunicação e colaboração. Após a conclusão da caça, cada grupo preparará uma breve apresentação sobre suas descobertas, incentivando a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Esta abordagem prática e interativa é projetada para maximizar o engajamento e o aprendizado dos alunos.

  • Introdução à atividade e formação de grupos.
  • Distribuição das estações e explicação das regras da caça ao tesouro.
  • Resolução de desafios em grupo e coleta de pistas.
  • Discussão em grupo para análise das obras literárias.
  • Preparação e apresentação das descobertas pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, a explicação das regras e distribuição dos grupos pelas estações da caça ao tesouro. A segunda aula se dedicará à finalização das estações restantes, seguida pela preparação e apresentação das descobertas de cada grupo.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos, início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro, preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante a caça ao tesouro, na colaboração e no respeito aos turnos de fala. Além disso, a qualidade das análises e apresentações dos grupos sobre as obras literárias e os gêneros explorados será levada em conta. Será avaliado também o quanto os alunos conseguiram trabalhar em equipe, respeitando as opiniões dos colegas e contribuindo para o aprendizado coletivo. Deverá ser feita uma reflexão crítica sobre as obras, considerando os elementos literários abordados durante a atividade. Para isso, serão utilizados critérios como clareza de expressão, profundidade de análise, originalidade das ideias apresentadas, e como essas contribuíram para o entendimento do grupo sobre o tema.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cópias de trechos de obras literárias representativas de diferentes gêneros, fichas com pistas e desafios relacionados a essas obras, cartões de identificação para as estações temáticas, um espaço amplo o suficiente para distribuir as estações (sala de aula, biblioteca, ou outro ambiente escolar), além de materiais básicos como papel, canetas, e materiais para a apresentação final como computador e projetor. A diversidade de recursos visuais e textuais é essencial para engajar os alunos e facilitar a imersão na atividade.

  • Trechos de obras literárias diversas.
  • Fichas com pistas e desafios.
  • Cartões de identificação das estações.
  • Espaço para distribuição das estações.
  • Materiais para anotação e apresentação (papel, canetas, computador, projetor).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo