Metáforas em Jogo

Desenvolvida por: Sally … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem

A atividade 'Metáforas em Jogo' é uma proposta inovadora que se utiliza da Aprendizagem Baseada em Jogos para facilitar o entendimento e a identificação de metáforas em diversos contextos textuais. Durante a atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão convidados a participar de uma caça às metáforas, um jogo didático no qual cartões contendo trechos de livros, letras de músicas e slogans publicitários estarão espalhados pela sala de aula. Os alunos, trabalhando individualmente ou em pequenos grupos, deverão encontrar esses cartões e coletá-los, com o objetivo de identificar as metáforas presentes nesses textos. Após a coleta, segue-se uma discussão em plenária, onde cada grupo ou aluno apresentará suas descobertas, analisando os significados das metáforas encontradas, a intenção por trás de seu uso e os efeitos provocados nos leitores ou ouvintes. Esta atividade estimula o pensamento crítico, a colaboração entre alunos e a compreensão profunda das metáforas como recurso linguístico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Metáforas em Jogo' é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada das metáforas, sua presença e função dentro de diversos gêneros textuais. Visamos estimular o pensamento crítico, a capacidade de análise e interpretação de textos, bem como fomentar habilidades de comunicação efetiva e trabalho em equipe. Através deste jogo didático, os alunos poderão vivenciar de maneira prática e divertida como as metáforas enriquecem a linguagem, transmitindo ideias de forma mais expressiva e criativa.

  • Identificar metáforas em diversos contextos textuais.
  • Analisar o significado e a intenção por trás do uso das metáforas.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Promover uma compreensão profunda das metáforas como recurso expressivo da linguagem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui noções básicas sobre figuras de linguagem, com foco particular nas metáforas. Os alunos aprenderão sobre a definição de metáfora, seus usos e impactos nos textos em que aparece, desde literatura até publicidade. Esta abordagem prática permite vivenciar a teoria através de exemplos reais e aplicação imediata, solidificando o aprendizado de forma significativa.

  • Definição e importância das metáforas na comunicação.
  • Identificação de metáforas em textos literários, músicas e publicidade.
  • Análise de efeitos de sentido provocados por metáforas.
  • Discussão sobre o uso de metáforas para enriquecer a expressão textual.

Metodologia

A metodologia envolve uma combinação de Aprendizagem Baseada em Jogos, com a dinâmica de caça às metáforas, e Roda de Debate para a discussão em plenária das metáforas encontradas. Esta abordagem prática e interativa visa engajar os alunos de maneira lúdica, promovendo ao mesmo tempo o aprendizado colaborativo e individual sobre o tema proposto.

  • Distribuição de cartões contendo textos variados pela sala.
  • Busca e coleta individual ou em grupo dos cartões.
  • Identificação de metáforas nos textos coletados.
  • Discussão em plenária das descobertas, com análise e interpretação das metáforas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Metáforas em Jogo' será realizada em um total de 1 hora, dividida em duas partes: cerca de 35 minutos dedicados à caça às metáforas e coleta dos cartões, seguidos de aproximadamente 25 minutos para discussão em plenária e análise das metáforas identificadas.

  • Aula 1: Instruções iniciais e início da caça às metáforas (35 minutos)
  • Aula 1: Discussão plenária das metáforas encontradas (25 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade 'Metáforas em Jogo' se dará através da observação da participação ativa dos alunos durante a caça às metáforas e da qualidade das análises apresentadas durante a discussão em plenária. Será valorizado o esforço de identificação de metáforas, bem como a capacidade de interpretar e explicar o uso e efeito das metáforas coletadas. Exemplos de argumentações bem construídas e a habilidade de relacionar as metáforas com os contextos em que foram encontradas contarão pontos positivos na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartões impressos com os textos contendo metáforas, espaços adequados na sala de aula para a distribuição e esconderijo desses cartões, além de um quadro ou flip chart para as anotações durante a discussão plenária. A seleção de textos deverá ser variada, incluindo trechos de livros, letras de música e slogans publicitários, para proporcionar uma ampla compreensão das metáforas em diferentes contextos.

  • Cartões impressos com textos diversos.
  • Espaço adequado na sala para a dinâmica do jogo.
  • Quadro ou flip chart para anotações da discussão.
  • Materiais de escrita para os alunos (canetas, marcadores).

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