A atividade 'Caça às Incongruências' propõe uma abordagem prática e colaborativa para o estudo das regras de concordância nominal e verbal em Língua Portuguesa. Os alunos, organizados em duplas, assumem o papel de 'detetives da língua', buscando identificar, corrigir e justificar os erros encontrados em textos previamente selecionados pelo professor. Esta atividade visa estimular a análise crítica, a atenção aos detalhes e a aplicação prática das regras gramaticais em contextos que demandam o uso da norma-padrão. Através de uma metodologia ativa, os alunos engajam-se na tarefa de revisão textual, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo. Ao final, as duplas compartilham suas descobertas, justificativas e correções com o restante da turma, fomentando uma discussão enriquecedora sobre os desafios e as estratégias de aplicação das normas da língua.
O objetivo desta atividade é desenvolver no aluno a capacidade de identificar e corrigir erros de concordância nominal e verbal, compreendendo e aplicando de maneira efetiva as regras gramaticais em contextos que exigem o uso da norma-padrão. Busca-se, assim, promover uma aprendizagem significativa, em que os estudantes não apenas memorizem as regras, mas também possam utilizá-las com discernimento em diferentes situações de comunicação. Além disso, a atividade estimula o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e a argumentação baseada em conhecimento teórico, habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
O programa da atividade envolverá o estudo detalhado das regras de concordância nominal e verbal, explorando exemplos e casos específicos em que estas regras se aplicam. Além disso, abordará a importância do uso adequado da norma-padrão em variados contextos, preparando os alunos para reconhecer e aplicar as normas em suas próprias produções textuais e na correção de textos. Será enfatizada a ideia de que a língua está em constante evolução e que a norma-padrão representa uma das variantes importantes para a comunicação efetiva em situações formais.
A metodologia aplicada será interativa e baseada em aprendizado ativo, promovendo engajamento direto dos alunos no processo de aprendizagem. Através da revisão colaborativa de textos, os participantes serão incentivados a discutir, argumentar e aplicar os conceitos teóricos estudados de forma prática. Esta abordagem permite não apenas a fixação do conteúdo de maneira mais eficaz, mas também o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, análise crítica e capacidade argumentativa.
Esta atividade será realizada em uma aula de 100 minutos, dividida em quatro partes principais: introdução e explicação da atividade (15 minutos), trabalho em duplas para revisão dos textos (45 minutos), apresentação das correções pelas duplas e debate (30 minutos), e, por fim, uma reflexão guiada sobre os aprendizados e dificuldades encontradas (10 minutos).
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de revisão e na qualidade das correções e justificativas apresentadas. Serão considerados critérios como a correção dos erros identificados, a profundidade das justificativas com base nas regras gramaticais, a participação na discussão coletiva, bem como a colaboração entre os membros da dupla. Esta avaliação formativa visa reconhecer o esforço individual e coletivo na aplicação dos conceitos teóricos em práticas de escrita.
Os recursos necessários para a atividade incluem: textos com erros de concordância preparados pelo professor, quadro branco ou digital para anotações durante a discussão coletiva, acesso à internet para consultas adicionais, caso necessário, e cópias das regras de concordância nominal e verbal para consulta. Estes materiais e ferramentas são essenciais para o suporte à dinâmica interativa e colaborativa proposta.
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