Caça às Incongruências

Desenvolvida por: Flávio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Concordância Nominal e Verbal

A atividade 'Caça às Incongruências' propõe uma abordagem prática e colaborativa para o estudo das regras de concordância nominal e verbal em Língua Portuguesa. Os alunos, organizados em duplas, assumem o papel de 'detetives da língua', buscando identificar, corrigir e justificar os erros encontrados em textos previamente selecionados pelo professor. Esta atividade visa estimular a análise crítica, a atenção aos detalhes e a aplicação prática das regras gramaticais em contextos que demandam o uso da norma-padrão. Através de uma metodologia ativa, os alunos engajam-se na tarefa de revisão textual, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo. Ao final, as duplas compartilham suas descobertas, justificativas e correções com o restante da turma, fomentando uma discussão enriquecedora sobre os desafios e as estratégias de aplicação das normas da língua.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver no aluno a capacidade de identificar e corrigir erros de concordância nominal e verbal, compreendendo e aplicando de maneira efetiva as regras gramaticais em contextos que exigem o uso da norma-padrão. Busca-se, assim, promover uma aprendizagem significativa, em que os estudantes não apenas memorizem as regras, mas também possam utilizá-las com discernimento em diferentes situações de comunicação. Além disso, a atividade estimula o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e a argumentação baseada em conhecimento teórico, habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de análise textual em relação à concordância nominal e verbal.
  • Aplicar as regras gramaticais em textos, justificando as correções realizadas.
  • Estimular a prática de trabalho em equipe e troca de conhecimentos.
  • Promover uma reflexão crítica sobre a importância da norma-padrão em diferentes contextos.
  • Aplicar e debater os conceitos teóricos em situações práticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
  • EF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

Conteúdo Programático

O programa da atividade envolverá o estudo detalhado das regras de concordância nominal e verbal, explorando exemplos e casos específicos em que estas regras se aplicam. Além disso, abordará a importância do uso adequado da norma-padrão em variados contextos, preparando os alunos para reconhecer e aplicar as normas em suas próprias produções textuais e na correção de textos. Será enfatizada a ideia de que a língua está em constante evolução e que a norma-padrão representa uma das variantes importantes para a comunicação efetiva em situações formais.

  • Concordância nominal: regras gerais e casos específicos.
  • Concordância verbal: regras gerais e casos específicos.
  • Norma-padrão: uso e importância em contextos formais.
  • Análise e revisão textual coletiva.
  • Discussão e apresentação de correções.

Metodologia

A metodologia aplicada será interativa e baseada em aprendizado ativo, promovendo engajamento direto dos alunos no processo de aprendizagem. Através da revisão colaborativa de textos, os participantes serão incentivados a discutir, argumentar e aplicar os conceitos teóricos estudados de forma prática. Esta abordagem permite não apenas a fixação do conteúdo de maneira mais eficaz, mas também o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, análise crítica e capacidade argumentativa.

  • Trabalho em duplas para estimular a colaboração e a troca de ideias.
  • Revisão e correção de textos com erros planejados.
  • Justificativa das correções com base nas regras estudadas.
  • Apresentação e discussão das correções em plenária.
  • Reflexão coletiva sobre os aprendizados da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 100 minutos, dividida em quatro partes principais: introdução e explicação da atividade (15 minutos), trabalho em duplas para revisão dos textos (45 minutos), apresentação das correções pelas duplas e debate (30 minutos), e, por fim, uma reflexão guiada sobre os aprendizados e dificuldades encontradas (10 minutos).

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da revisão em duplas.
  • Continuação da Aula 1: Apresentação e debate das correções.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de revisão e na qualidade das correções e justificativas apresentadas. Serão considerados critérios como a correção dos erros identificados, a profundidade das justificativas com base nas regras gramaticais, a participação na discussão coletiva, bem como a colaboração entre os membros da dupla. Esta avaliação formativa visa reconhecer o esforço individual e coletivo na aplicação dos conceitos teóricos em práticas de escrita.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem: textos com erros de concordância preparados pelo professor, quadro branco ou digital para anotações durante a discussão coletiva, acesso à internet para consultas adicionais, caso necessário, e cópias das regras de concordância nominal e verbal para consulta. Estes materiais e ferramentas são essenciais para o suporte à dinâmica interativa e colaborativa proposta.

  • Textos com erros preparados pelo professor.
  • Quadro branco ou digital.
  • Acesso à internet para consultas.
  • Cópias de regras de concordância.

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