Da Revolução Industrial aos Pixels: Uma Viagem pela Transformação Global

Desenvolvida por: Frank … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Revolução Industrial e suas consequências socioeconômicas globais

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma compreensão detalhada do impacto da Revolução Industrial nas regiões da Europa, Ásia e Oceania, com ênfase na produção e circulação de produtos e culturas. Ao serem divididos em grupos, os alunos desenvolverão pesquisas focadas em uma região específica, explorando as diversas transformações sociais, econômicas e culturais desencadeadas pela industrialização. A atividade culminará na elaboração e apresentação de documentários curtos, criados a partir de ferramentas digitais como vídeos, animações ou slides. Este projeto visa não apenas a aquisição de conhecimentos históricos e geográficos, mas também o desenvolvimento de habilidades em pesquisa, trabalho em equipe e uso de tecnologias digitais para a produção de conteúdo educativo de forma criativa e engajada. Dessa forma, pretende-se que os estudantes compreendam não apenas os eventos históricos, mas também suas interconexões globais e os reflexos contemporâneos da Revolução Industrial.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é promover o entendimento aprofundado sobre a Revolução Industrial e seu impacto global, destacando as mudanças nos padrões de produção, circulação de produtos e influência cultural entre as regiões da Europa, Ásia e Oceania. Almeja-se que os alunos desenvolvam competências críticas e analíticas para investigar fenômenos históricos e geográficos, além de aprimorarem habilidades técnicas na criação de documentários usando recursos digitais. Espera-se uma atitude ativa e reflexiva, estimulando a capacidade de pesquisa, síntese de informações e comunicação eficaz.

  • Analisar os impactos da Revolução Industrial nas sociedades contemporâneas.
  • Explorar a produção, circulação de produtos e suas implicações culturais na Europa, Ásia e Oceania.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e uso de tecnologias digitais.
  • Criar conteúdos digitais informativos e criativos para apresentação dos resultados.

Conteúdo Programático

Abordaremos a influência da Revolução Industrial na transformação das sociedades, economias e culturas, com foco em três regiões-chave: Europa, Ásia e Oceania. Discutiremos a evolução dos processos industriais e como eles redefiniram a produção e distribuição de mercadorias, além dos efeitos sociais, como urbanização e alterações no trabalho. A pesquisa e produção de documentários permitirá uma análise aprofundada dessas dinâmicas, utilizando uma abordagem interdisciplinar que conecta história, geografia e tecnologia.

  • Contextualização da Revolução Industrial e seu panorama global.
  • Impactos sociais, econômicos e culturais da industrialização nas regiões estudadas.
  • Técnicas de pesquisa e produção de documentários digitais.
  • Análise de dados e informação sobre a circulação de produtos e influências culturais.

Metodologia

Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a explorarem ativamente o tema proposto por meio de investigação, colaboração e construção de conhecimento. A realização de pesquisas em fontes variadas e a produção de documentários como meio de expressão dos conhecimentos adquiridos fomentará uma abordagem dinâmica e interativa, promovendo a autonomia dos estudantes e a aplicação prática dos conceitos estudados.

  • Divisão dos alunos em grupos com regiões pré-definidas para pesquisa.
  • Orientações sobre técnicas de pesquisa e uso de ferramentas digitais para produção de documentários.
  • Desenvolvimento de roteiros e coleta de informações para os documentários.
  • Apresentação dos documentários para a turma e discussão dos temas abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos, abrangendo desde a introdução do tema e divisão de grupos até a pesquisa, produção dos documentários e apresentação final. Este cronograma assegura tempo suficiente para o aprofundamento no tema e para o desenvolvimento de habilidades técnicas e analíticas em cada etapa do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Orientações de pesquisa e início da coleta de informações.
  • Aula 3: Produção dos documentários.
  • Aula 4: Apresentação dos documentários e discussão.

Avaliação

A avaliação se dará por meio de uma combinação de participação, qualidade da pesquisa realizada, contribuição individual para o grupo, e a criatividade e informatividade dos documentários apresentados. Será avaliado o entendimento do impacto da Revolução Industrial nas regiões estudadas, bem como a habilidade de sintetizar e comunicar essas informações de forma clara e interessante. Cada aspecto da avaliação deverá ser claramente comunicado aos alunos, incentivando a participação ativa e o comprometimento com o projeto.

Materiais e ferramentas:

Utilizaremos recursos digitais como computadores, acesso à internet, softwares de edição de vídeo e plataformas online para pesquisa. Além disso, materiais de apoio como artigos acadêmicos, livros didáticos e documentários relacionados ao tema servirão de base para a investigação dos alunos. O apoio tecnológico e instrucional será crucial para o sucesso da atividade, permitindo que os alunos explorem as possibilidades criativas do projeto.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de edição de vídeos e/ou plataformas de criação de slides.
  • Materiais de referência (artigos, livros, vídeos).
  • Plataformas online para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo