Cidadãos ou Não? A Grande Decisão

Desenvolvida por: Ana Am… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Grécia Antiga: Cidadania e Classes Sociais

Esta atividade prática visa proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma compreensão aprofundada sobre a estrutura social e as dinâmicas de cidadania na Grécia Antiga, por meio de uma simulação interativa. Os estudantes serão divididos em grupos representando diferentes classes sociais da época: cidadãos, mulheres, escravos e metecos. A cada grupo serão atribuídos cartões que detalham os direitos e deveres específicos de sua classe. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão instigados a argumentar, com base nos conceitos de cidadania da Grécia Antiga, por que suas classes deveriam ou não ter determinados direitos e participações na política. A atividade promoverá um debate rico sobre inclusão e exclusão social, política na Grécia Antiga, e fará uma ponte com os conceitos atuais de cidadania, instigando os alunos a refletirem sobre essas questões em um contexto histórico comparado ao presente.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Cidadãos ou Não? A Grande Decisão' tem como objetivo principal levar os alunos a compreenderem as complexas estruturas sociais da Grécia Antiga e os conceitos de cidadania praticados nesse período histórico. Através de uma simulação lúdica, busca-se promover o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, ao mesmo tempo em que se fomenta uma discussão vital sobre inclusão e exclusão social e política em uma sociedade antiga. Mais que um estudo teórico, essa atividade propõe uma vivência prática que auxiliará na formação de conceitos contemporâneos de cidadania e direitos humanos, incentivando a construção de argumentos fundamentados e o respeito às diversas perspectivas e realidades sociais.

  • Identificar a estrutura social da Grécia Antiga e os papéis atribuídos a cidadãos, mulheres, escravos e metecos.
  • Analisar os conceitos de cidadania na Grécia Antiga e sua aplicabilidade em diferentes classes sociais.
  • Promover a habilidade de argumentação e o respeito a diferentes pontos de vista.
  • Estabelecer conexões entre as práticas de cidadania na antiguidade e os conceitos atuais de cidadania e direitos sociais.
  • Estimular a reflexão crítica sobre inclusão e exclusão em contextos históricos e compará-los com a realidade atual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI12": Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

Conteúdo Programático

Ao explorar a Grécia Antiga, esta atividade se concentra em desvendar as nuances sociais e políticas que formavam sua estrutura. Os alunos terão a chance de compreender a importância dos conceitos de cidadania na antiguidade e como eles moldavam as interações entre diferentes grupos sociais. Por meio da simulação, será possível entender as restrições e privilégios experimentados por cada classe social, refletindo sobre como essas dinâmicas de inclusão e exclusão têm paralelos com questões atuais. Este embasamento teórico serve de alicerce para a atividade prática, proporcionando uma visão abrangente que transita entre o passado e o presente, destacando a evolução dos direitos e deveres civis.

  • Estrutura social e política da Grécia Antiga
  • Conceitos de cidadania na Grécia Antiga
  • Papéis e direitos de cidadãos, mulheres, escravos e metecos
  • Dinâmicas de inclusão e exclusão social e política
  • Comparação entre cidadania antiga e moderna

Metodologia

A metodologia adotada nessa atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que proporciona uma experiência imersiva e interativa para os alunos. Ao representar as diferentes classes sociais da Grécia Antiga, eles terão que empregar habilidades de pesquisa, comunicação e argumentação para defender os direitos e deveres de seus personagens, refletindo sobre as questões de cidadania da época. Este método não só estimula a participação ativa de todos os estudantes, mas também promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde o conhecimento é construído coletivamente através do debate e da troca de ideias.

  • Divisão de alunos em grupos representando as classes sociais da Grécia Antiga
  • Distribuição de cartões com direitos e deveres para cada grupo
  • Rodadas de argumentação e debates sobre os direitos de cada classe
  • Reflexão coletiva e comparação com conceitos atuais de cidadania
  • Elaboração de um mural ou apresentação sobre os aprendizados da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é programada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os conceitos teóricos serão revistos e os alunos serão organizados em seus grupos, recebendo os cartões com suas respectivas informações. O restante da aula será dedicado às primeiras rodadas de argumentação. Na segunda aula, as discussões continuarão, culminando em uma reflexão coletiva sobre os temas trabalhados e a construção de um mural ou apresentação que sintetize os conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Apresentação do conceito, divisão dos grupos e início das argumentações.
  • Aula 2: Continuação das argumentações, reflexão coletiva e elaboração do mural ou apresentação final.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada tanto individualmente quanto em grupo, levando em consideração a capacidade de argumentação, o engajamento com a atividade e a colaboração com o grupo. Será dado especial foco à compreensão e aplicação dos conceitos de cidadania da Grécia Antiga, bem como à habilidade de fazer conexões com os conceitos atuais de cidadania. A participação nas discussões, a qualidade dos argumentos apresentados e a colaboração na criação do mural ou apresentação final são critérios chave nesse processo. Professoras e professores podem, ainda, optar por realizar uma avaliação escrita focada nos conceitos abordados, para complementar a avaliação prática.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou folhas de papel com os direitos e deveres de cada classe social da Grécia Antiga, marcadores ou lápis para anotações, materiais para a criação de murais (papel grande, tintas, colas, etc.) ou recursos tecnológicos para apresentações digitais. Adicionalmente, pode ser útil a utilização de recursos audiovisuais para introduzir os conceitos e dinamizar as discussões, além de textos e artigos que forneçam um embasamento teórico sobre o tema.

  • Cartões ou folhas de papel com direitos e deveres
  • Marcadores, lápis e borrachas
  • Material para murais (papel, tintas, colas, etc.)
  • Recursos tecnológicos para apresentações digitais
  • Recursos audiovisuais e textos de apoio sobre a Grécia Antiga

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