Esta atividade tem como objetivo estimular os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a melhorarem suas habilidades argumentativas por meio de debates sobre temas atuais. Serão organizadas equipes, cada uma defendendo pontos de vista diferentes sobre o mesmo tema. Antes dos debates, os alunos passarão por uma preparação focada em como usar recursos da modalidade falada, como entonação, gestualidade e expressão facial, para reforçar suas argumentações. Após os debates, ocorrerá uma reflexão coletiva para discutir os efeitos de sentido desses elementos nas falas e como eles podem aprimorar suas habilidades de argumentação. Assim, além de praticar a oralidade e a argumentação, os alunos também desenvolverão a capacidade de ouvir ativamente e respeitar opiniões divergentes.
O objetivo desta atividade é aproximar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental às práticas de argumentação e debate, permitindo-lhes explorar, de forma prática, elementos típicos da modalidade falada, como entonação, gestualidade e expressão facial. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de utilizar esses recursos para reforçar suas argumentações de maneira mais eficaz, além de desenvolver um olhar crítico sobre a importância desses elementos na construção do discurso e na comunicação efetiva.
O conteúdo programático focará em técnicas e estratégias para o uso eficaz de recursos da modalidade falada durante argumentações. Os alunos aprenderão sobre a importância da entonação, gestualidade e expressão facial na comunicação efetiva, bem como a forma de aplicá-los para fortalecer suas posições em debates. Também serão abordadas técnicas para a construção de argumentos sólidos e persuasivos, visando à preparação dos alunos para a prática do debate.
A atividade utilizará metodologias ativas de ensino, onde os alunos serão os protagonistas do seu aprendizado, por meio de práticas e reflexões orientadas. A preparação para os debates incluirá exercícios práticos de oratória e argumentação, seguidos de debates organizados em equipes, sobre temas atuais. O foco estará na aplicação dos conhecimentos sobre os recursos da modalidade falada para reforçar a argumentação, com ênfase na prática e na análise crítica das performances.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, serão abordados os conteúdos teóricos e realizados exercícios práticos de oratória. A segunda aula será dedicada à realização dos debates e à reflexão coletiva sobre as práticas
A avaliação será realizada por meio da observação das habilidades argumentativas dos alunos durante os debates, considerando o uso efetivo dos recursos da modalidade falada. Além disso, será avaliada a capacidade de ouvir ativamente e respeitar opiniões divergentes. A participação nas atividades preparatórias e na reflexão coletiva também será considerada. Os professores podem utilizar rubricas de avaliação para mensurar o desempenho dos alunos nos diferentes aspectos da atividade, permitindo um feedback construtivo sobre áreas de força e aspectos a serem melhorados.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como sala de aula adequada para a realização de debates, recursos audiovisuais para exibição de vídeos e apresentações sobre técnicas de oratória, além de materiais de apoio escritos, como artigos e textos sobre argumentação. Também é recomendável utilizar um gravador ou smartphone para a gravação dos debates, possibilitando a análise e o feedback das performances.
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