O Grande Debate: Oratória e Argumentação

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Debate sobre temas atuais e a arte da argumentação

Esta atividade tem como objetivo estimular os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a melhorarem suas habilidades argumentativas por meio de debates sobre temas atuais. Serão organizadas equipes, cada uma defendendo pontos de vista diferentes sobre o mesmo tema. Antes dos debates, os alunos passarão por uma preparação focada em como usar recursos da modalidade falada, como entonação, gestualidade e expressão facial, para reforçar suas argumentações. Após os debates, ocorrerá uma reflexão coletiva para discutir os efeitos de sentido desses elementos nas falas e como eles podem aprimorar suas habilidades de argumentação. Assim, além de praticar a oralidade e a argumentação, os alunos também desenvolverão a capacidade de ouvir ativamente e respeitar opiniões divergentes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é aproximar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental às práticas de argumentação e debate, permitindo-lhes explorar, de forma prática, elementos típicos da modalidade falada, como entonação, gestualidade e expressão facial. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de utilizar esses recursos para reforçar suas argumentações de maneira mais eficaz, além de desenvolver um olhar crítico sobre a importância desses elementos na construção do discurso e na comunicação efetiva.

  • Desenvolver habilidades de argumentação em debates sobre temas atuais.
  • Aprender a usar recursos da modalidade falada para reforçar argumentações.
  • Praticar a escuta ativa e o respeito por opiniões divergentes.
  • Refletir sobre os efeitos de sentido dos recursos da modalidade falada nas argumentações.
  • Analisar e melhorar habilidades de comunicação oral.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará em técnicas e estratégias para o uso eficaz de recursos da modalidade falada durante argumentações. Os alunos aprenderão sobre a importância da entonação, gestualidade e expressão facial na comunicação efetiva, bem como a forma de aplicá-los para fortalecer suas posições em debates. Também serão abordadas técnicas para a construção de argumentos sólidos e persuasivos, visando à preparação dos alunos para a prática do debate.

  • Introdução aos conceitos de argumentação e oratória.
  • Técnicas de uso da entonação, gestualidade e expressão facial em debates.
  • Estratégias para construção de argumentos sólidos.
  • Prática de debate sobre temas atuais.
  • Reflexão e feedback sobre as práticas de debate.

Metodologia

A atividade utilizará metodologias ativas de ensino, onde os alunos serão os protagonistas do seu aprendizado, por meio de práticas e reflexões orientadas. A preparação para os debates incluirá exercícios práticos de oratória e argumentação, seguidos de debates organizados em equipes, sobre temas atuais. O foco estará na aplicação dos conhecimentos sobre os recursos da modalidade falada para reforçar a argumentação, com ênfase na prática e na análise crítica das performances.

  • Exercícios práticos de oratória e argumentação.
  • Prática de debates em equipes.
  • Análise crítica e feedback das performances nos debates.
  • Reflexão coletiva sobre os elementos do discurso e a comunicação efetiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, serão abordados os conteúdos teóricos e realizados exercícios práticos de oratória. A segunda aula será dedicada à realização dos debates e à reflexão coletiva sobre as práticas

  • Aula 1: Introdução e preparação para o debate - 60 minutos.
  • Aula 2: Realização dos debates e reflexão coletiva - 60 minutos.

Avaliação

A avaliação será realizada por meio da observação das habilidades argumentativas dos alunos durante os debates, considerando o uso efetivo dos recursos da modalidade falada. Além disso, será avaliada a capacidade de ouvir ativamente e respeitar opiniões divergentes. A participação nas atividades preparatórias e na reflexão coletiva também será considerada. Os professores podem utilizar rubricas de avaliação para mensurar o desempenho dos alunos nos diferentes aspectos da atividade, permitindo um feedback construtivo sobre áreas de força e aspectos a serem melhorados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como sala de aula adequada para a realização de debates, recursos audiovisuais para exibição de vídeos e apresentações sobre técnicas de oratória, além de materiais de apoio escritos, como artigos e textos sobre argumentação. Também é recomendável utilizar um gravador ou smartphone para a gravação dos debates, possibilitando a análise e o feedback das performances.

  • Sala de aula com disposição adequada para debates.
  • Recursos audiovisuais (data show, computador, caixas de som).
  • Textos e artigos sobre técnicas de oratória e argumentação.
  • Gravador ou smartphone para gravação dos debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo