Artigo de Opinião em Ação!

Desenvolvida por: Lucine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Debate sobre temáticas atuais

Nesta atividade prática, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver suas habilidades de pesquisa, argumentação e escrita, por meio da elaboração de um artigo de opinião. Divididos em grupos, eles escolherão um tema relevante para a sociedade atual, como sustentabilidade, uso de redes sociais, educação à distância, entre outros. Cada grupo realizará pesquisas aprofundadas sobre o tema escolhido, coletando dados, argumentos e diferentes pontos de vista. Com base nessa pesquisa, os alunos desenvolverão um artigo de opinião, articulando seus argumentos de forma coerente e fundamentada. O ponto alto da atividade será uma roda de debate, onde cada grupo apresentará seu artigo, promovendo uma rica troca de ideias e aprimorando o pensamento crítico dos participantes. A mediação do professor será fundamental para garantir que o debate ocorra de maneira respeitosa e construtiva, valorizando a diversidade de opiniões e o diálogo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se promover a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes, fomentar habilidades de argumentação sólida e coerente, e aprimorar a escrita, com foco na elaboração de artigos de opinião. Além disso, busca-se incentivar a expressão e o respeito a diferentes pontos de vista, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de debater de forma construtiva e respeitosa. Essa atividade também visa aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, dado que o trabalho será realizado em grupos.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Fomentar a capacidade de argumentação sólida e coerente.
  • Aprimorar a escrita, com foco na elaboração de artigos de opinião.
  • Promover o respeito a diferentes pontos de vista e o pensamento crítico.
  • Incentivar a capacidade de trabalhar em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08L13 - Produzir textos de opinião, argumentando e defendendo pontos de vista sobre temas polêmicos de relevância social, cultural, ambiental, entre outros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será fundamentado na habilidade dos alunos de explorar temáticas atuais e relevantes para a sociedade, abordando as etapas de pesquisa, seleção de informações, argumentação e escrita de artigos de opinião. Além disso, será dada ênfase à importância do respeito mútuo e do desenvolvimento do pensamento crítico durante os debates, permitindo que os alunos aprendam a expressar suas ideias e a ouvir as dos outros de maneira construtiva.

  • Pesquisa e seleção de informações sobre temas atuais.
  • Estratégias de argumentação e defesa de pontos de vista.
  • Elaboração de artigos de opinião.
  • Regras e técnicas para debates produtivos.

Metodologia

A atividade se valerá da metodologia ativa 'Roda de Debate', incentivando a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Através da divisão em grupos, eles assumirão a responsabilidade de explorar, debater e escrever sobre um tema escolhido, seguindo orientações claras para pesquisa, argumentação e escrita. A apresentação dos artigos em uma roda de debate fomentará a escuta ativa, o respeito às opinões alheias e o aprimoramento das habilidades de comunicação.

  • Divisão dos alunos em grupos para escolha do tema.
  • Orientações para realização de pesquisas sobre o tema escolhido.
  • Elaboração de um artigo de opinião por grupo.
  • Preparação e execução da roda de debate.
  • Mediação do debate pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a apresentação da atividade, divisão dos grupos, escolha dos temas e início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à finalização dos artigos de opinião e à realização da roda de debate.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão dos grupos, escolha dos temas e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização dos artigos de opinião e realização da roda de debate.

Avaliação

A avaliação levará em consideração a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes, a solidez e coerência da argumentação no artigo de opinião, a participação e contribuição para o debate, além da habilidade de trabalhar em equipe. Será utilizada uma rubrica de avaliação, onde os critérios mencionados serão pontuados individualmente, permitindo uma avaliação formativa, que destaque os pontos fortes dos alunos e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, material para escrita, e um ambiente adequado para a realização da roda de debate. Materiais de apoio, como artigos e vídeos sobre como escrever artigos de opinião e como debater respeitosamente, também serão disponibilizados.

  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Computadores ou tablets.
  • Material para escrita (papel, canetas).
  • Materiais de apoio sobre escrita de artigos de opinião e debate.
  • Ambiente preparado para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo