Maratona de Sinônimos Olímpicos

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Esportes Olímpicos e Vocabulário

Esta atividade, denominada 'Maratona de Sinônimos Olímpicos', é desenhada para envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma competição amistosa e educativa. Os alunos serão divididos em equipes e enfrentarão o desafio de encontrar sinônimos para uma seleção de palavras relacionadas a esportes olímpicos, como 'correr', 'nadar', e 'jogar'. Além de identificar os sinônimos, cada equipe deve discutir e apresentar as diferenças de significado entre os sinônimos encontrados, incentivando a pesquisa, o debate crítico e a argumentação. O objetivo é enriquecer o vocabulário dos alunos, aprimorar suas habilidades de pesquisa e promover a colaboração em equipe. Utilizando métodos de ensino ativos, os alunos serão protagonistas de seu aprendizado, explorando diversos recursos didáticos e digitais para cumprir as tarefas.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é estimular o desenvolvimento lingüístico e cognitivo dos alunos, aprimorando sua habilidade de compreender e utilizar sinônimos, além de identificar nuances de significado entre palavras similares. Pretende-se também fomentar habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação efetiva e resolução de conflitos, fundamentais para o aprendizado colaborativo. Além disso, visa-se à ampliação do conhecimento dos alunos sobre o vocabulário esportivo, promovendo assim, maior interesse e compreensão sobre as modalidades esportivas olímpicas.

  • Ampliar o vocabulário relacionado aos esportes olímpicos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e debate.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Analisar e compreender as diferenças de sentido entre sinônimos.
  • Promover o pensamento crítico por meio da análise linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada ao currículo do 6º ano do Ensino Fundamental, particularmente no que se refere ao desenvolvimento das habilidades linguísticas e ao enriquecimento do vocabulário. Ao explorar sinônimos relacionados a esportes olímpicos, os alunos trabalham com conteúdo interdisciplinar, conectando a língua portuguesa ao mundo dos esportes, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

  • Sinônimos e seu uso no contexto esportivo.
  • Diferenças de sentido entre palavras sinonímicas.
  • Esportes Olímpicos e seu vocabulário específico.
  • Metodologia ativa como abordagem de aprendizagem.

Metodologia

A 'Maratona de Sinônimos Olímpicos' adota uma abordagem de metodologia ativa, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. Através do trabalho em equipe e da pesquisa, os estudantes serão estimulados a assumir um papel ativo, explorando recursos físicos e digitais para identificar e discutir sinônimos. Esta abordagem promove um aprendizado mais envolvente e significativo, permitindo que os alunos construam conhecimento de forma colaborativa.

  • Divisão dos alunos em equipes para promover a colaboração.
  • Uso de cartões com palavras base relacionadas a esportes olímpicos para início das pesquisas.
  • Discussão em equipe para analisar e selecionar sinônimos.
  • Apresentação e debate sobre os sinônimos encontrados e suas nuances de significado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em uma sessão de 1 hora, dividida em momentos de pesquisa, discussão em equipe e apresentação dos resultados.

  • Introdução e explicação da atividade (10 minutos)
  • Pesquisa e discussão em equipe (30 minutos)
  • Apresentações das equipes e feedback (20 minutos)

Avaliação

A avaliação da 'Maratona de Sinônimos Olímpicos' considerará a participação individual e em equipe, a qualidade e a originalidade dos sinônimos pesquisados e apresentados, bem como a capacidade de explicar as diferenças de sentido entre eles. Serão valorizadas a profundidade da pesquisa, a eficácia da comunicação durante as apresentações e a colaboração entre os membros da equipe. O feedback enfatizará os pontos fortes e as áreas que podem ser aprimoradas, incentivando o crescimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem cartões ou tiras de papel com as palavras base, acesso à internet para pesquisa de sinônimos, quadro branco ou cartazes para as apresentações e marcadores. Esses recursos facilitam o processo de pesquisa, discussão e apresentação, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interativa.

  • Cartões com palavras base relacionadas a esportes olímpicos.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Quadro branco ou cartazes e marcadores para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo