Desvendando as Notícias: Checagem de Fatos x Interesses Jornalísticos

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e informação

Nesta atividade, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio irão mergulhar no universo jornalístico através de uma simulação que envolve a criação e a checagem de notícias. Divididos em dois grupos, um será responsável por produzir notícias fictícias a partir de eventos reais, mas com elementos que desviem atenção ou alterem a percepção dos fatos. O outro grupo terá a tarefa de verificar as informações, buscando incoerências e manipulações. Esse exercício simula a realidade dos meios de comunicação, permitindo aos estudantes refletir sobre o papel dos jornalistas, os interesses por trás das notícias, e o impacto das tecnologias digitais na propagação de informações. A atividade culminará em um debate orientado pelo professor, onde se espera que os alunos discutam a construção e a percepção das notícias, desenvolvendo assim seu senso crítico em relação aos meios de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão crítica sobre os meios de comunicação, a construção das notícias e o papel das tecnologias digitais nesse processo. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar elementos que indicam a manipulação de informações, compreendam os meios pelos quais as notícias podem ser distorcidas e desenvolvam habilidades de checagem de fatos. Além disso, o debate busca estimular o pensamento crítico, a articulação de argumentos e a capacidade de audição e respeito pelas opiniões alheias, fundamentais para o exercício da cidadania.

  • Desenvolver competências de análise crítica sobre as notícias veiculadas pelos meios de comunicação.
  • Compreender o impacto das tecnologias digitais na disseminação de informações.
  • Praticar a checagem de fatos como método de verificação da veracidade das informações.
  • Promover o debate e a reflexão sobre a ética jornalística e os interesses por trás da produção de notícias.
  • Habilitar os estudantes a distinguir entre notícias reais e manipuladas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP36: Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os impactos das novas tecnologias digitais de informação e comunicação e da Web 2.0 no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria e da checagem de informação uma prática (e um serviço) essencial, adotando atitude analítica e crítica diante dos textos jornalísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange conceitos de mídia e informação, focando na análise crítica das notícias. Os alunos aprenderão sobre o papel das tecnologias digitais na disseminação de informações, a ética jornalística, além de técnicas de checagem de fatos. Também serão discutidos os interesses econômicos, políticos e sociais que influenciam a produção e a percepção de notícias no ambiente digital e tradicional.

  • Conceitos de mídia e informação
  • Impacto das tecnologias digitais na comunicação
  • Ética jornalística
  • Técnicas de checagem de fatos
  • Influências econômicas, políticas e sociais na produção de notícias

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, essa atividade instiga o protagonismo dos alunos por meio de tarefas que simulam cenários reais. A divisão da turma em grupos com funções diferenciadas promove a interação e o trabalho em equipe, enquanto o debate final oferece um espaço para reflexão e construção coletiva do conhecimento. A atividade enfatiza a aprendizagem prática e crítica, incentivando os alunos a se posicionarem e a pensar de maneira crítica sobre as notícias e seu papel na sociedade.

  • Simulação de produção e checagem de notícias
  • Debate orientado para reflexão crítica
  • Trabalho em equipe
  • Análise crítica de textos jornalísticos
  • Pesquisa e checagem de fatos utilizando recursos digitais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 1 hora, dividida em três fases principais: produção de notícias, checagem de fatos e debate.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão de equipes (20 minutos)
  • Aula 2: Produção de notícias fictícias e checagem por times adversários (20 minutos)
  • Aula 3: Debate orientado sobre os processos, conclusões e reflexões (20 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada observando-se a participação ativa dos alunos em todas as fases, a qualidade das notícias produzidas (compreensão e criatividade na atribuição de elementos fictícios), eficácia na checagem de fatos e contribuições durante o debate. Serão valorizados critérios como trabalho em equipe, argumentação crítica, respeito pelas opiniões alheias e capacidade de reflexão sobre o papel da mídia na sociedade. Exemplos de bom desempenho incluem a identificação precisa de incoerências nas notícias e a articulação de observações perspicazes durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como: acesso à Internet para pesquisa e checagem de informações, computadores ou tablets para a redação das notícias, um quadro branco ou flip chart para anotações durante o debate, além de materiais para anotação individual pelos alunos. Estes recursos proporcionarão o suporte necessário para a pesquisa, elaboração e discussão das notícias.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Computadores ou tablets
  • Quadro branco ou flip-chart
  • Materiais para anotação (cadernos, lápis, canetas)
  • Guias de checagem de fatos online (opcional)

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