Bandeira em Arte

Desenvolvida por: Gislen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História, Geografia e Arte
Temática: Conhecendo a Itália através de sua bandeira

Neste projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na cultura italiana através de um dos seus símbolos mais reconhecíveis: a bandeira. A atividade 'Bandeira em Arte' focará na exploração das cores e significados que compõem a bandeira italiana, estimulando a curiosidade dos alunos sobre a história e cultura de outros países. Além de promover conhecimento cultural, a atividade enfatiza a importância da sustentabilidade, incentivando os alunos a utilizarem materiais recicláveis para criar suas próprias versões da bandeira. Este projeto visa não somente expandir o conhecimento dos alunos sobre identidades nacionais diferentes da sua, mas também cultivar a consciência ambiental e estimular a criatividade, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é enriquecer o conhecimento dos alunos a respeito de diferentes culturas, especificamente a italiana, e ressaltar a importância dos símbolos nacionais na construção da identidade de um país. Através da criação artística utilizando materiais recicláveis, esta atividade busca fomentar a consciência ambiental nos alunos, destacando a relevância da reciclagem e da reutilização de materiais no cotidiano. Além disso, o projeto visa desenvolver habilidades criativas nos alunos, incentivando a expressão individual e o trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social.

  • Explorar a história e os significados das cores da bandeira italiana
  • Promover a consciência sobre sustentabilidade e a importância da reciclagem
  • Desenvolver habilidades criativas e de trabalho em equipe
  • Estimular a curiosidade e o conhecimento sobre culturas diferentes
  • Reforçar a identificação e a valorização de símbolos nacionais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
  • EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
  • EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Conteúdo Programático

Este projeto integra conhecimentos de história, geografia e artes, proporcionando uma experiência de aprendizado interdisciplinar. Os alunos irão investigar o significado por trás das cores da bandeira italiana, explorando aspectos culturais e históricos. O uso de materiais recicláveis para a criação de bandeiras artísticas os conscientizará sobre a importância da sustentabilidade, abordando, simultaneamente, conceitos de geografia ao se debruçarem sobre a Itália como tema de estudo. A metodologia ativa aplicada incentiva a participação ativa, colaboração e reflexão crítica, alinhando-se aos princípios de uma educação holística e relevante no cenário atual.

  • História e significado da bandeira italiana
  • Importância dos símbolos nacionais
  • Conscientização sobre a reciclagem e uso de materiais recicláveis
  • Expressão artística e criatividade
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade promove a imersão dos alunos na cultura italiana de uma forma prática e significativa. Inicialmente, haverá uma introdução teórica sobre a Itália, focando especialmente na bandeira e seus significados. Posteriormente, os alunos serão convidados a coletar materiais recicláveis e a partir destes, criar suas próprias versões da bandeira italiana. Esta metodologia ativa favorece a aprendizagem através da experiência, reflexão e aplicação prática, permitindo que os alunos tomem a frente de seu processo educativo, guiados pela curiosidade e criatividade.

  • Pesquisa sobre a Itália e sua bandeira
  • Discussão em grupo sobre reciclagem e sustentabilidade
  • Coleta de materiais recicláveis
  • Criação artística das bandeiras
  • Apresentação e explicação dos trabalhos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão a pesquisa sobre a Itália, com ênfase na bandeira. Na segunda aula, após discussão sobre sustentabilidade, os alunos irão criar suas bandeiras usando materiais recicláveis.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e pesquisa sobre a bandeira italiana
  • Aula 2: Discussão sobre reciclagem e criação das bandeiras recicláveis

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa inicial até a criação da bandeira. Os critérios incluirão a compreensão dos conceitos estudados sobre a Itália e sua bandeira, a criatividade na utilização de materiais recicláveis e a capacidade de trabalhar em equipe. Será também considerado o empenho na busca por materiais sustentáveis e na elaboração do projeto final, bem como a apresentação e explicação do seu trabalho, evidenciando o aprendizado adquirido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização deste projeto incluem acesso à internet para a pesquisa sobre a Itália e sua bandeira, materiais recicláveis diversos (papel, plástico, tecido, etc.) para a criação das bandeiras, tesouras, cola e outros materiais de artesanato. Além disso, a sala de aula pode ser organizada de forma a facilitar o trabalho em grupo e a exposição dos trabalhos concluídos.

  • Acesso à internet
  • Materiais recicláveis variados
  • Tesouras e cola
  • Materiais de artesanato
  • Espaço para exposição dos trabalhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo