A atividade Narrativas em Jogo envolve a divisão dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em grupos para a criação coletiva de histórias. Cada grupo receberá cartas contendo elementos narrativos variados, como personagens, cenários, eventos e objetos. O desafio será tecer esses elementos em uma narrativa coesa e criativa, escolhendo as cartas aleatoriamente e integrando os elementos sorteados à história que estão construindo. Esta abordagem permite aos alunos explorar diferentes aspectos da composição narrativa, como a utilização de recursos coesivos, a criação de efeitos de sentido, e a caracterização detalhada dos cenários e personagens. Além disso, a atividade promove a análise dos elementos conforme os diferentes gêneros literários. Ao final, cada grupo apresentará sua narrativa, oferecendo uma oportunidade para a discussão coletiva sobre as escolhas narrativas realizadas e a aplicação dos aspectos teóricos estudados em sala de aula.
Este plano de aula tem como objetivo principal fomentar a criatividade e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os elementos que compõem uma narrativa. Busca-se desenvolver habilidades de escrita criativa e análise literária, promovendo o entendimento sobre como personagens, cenários, eventos e objetos interagem dentro de uma história. Além disso, pretende-se estimular a capacidade de trabalho em equipe e a expressão oral através das apresentações. A discussão coletiva ao final visa aprimorar as habilidades críticas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre as várias formas que uma história pode assumir, dependendo das escolhas feitas durante o processo de composição narrativa.
Nesta atividade, será abordada a estrutura de narrativas, com ênfase nos elementos que compõem uma história, como personagem, cenário, evento e objeto. Os alunos explorarão os recursos coesivos e os efeitos de sentido que transformam esses elementos em uma narrativa coesa e envolvente. Além disso, serão discutidos diferentes gêneros literários e como cada um influencia a caracterização de cenários e personagens, permitindo aos alunos reconhecer a diversidade e a riqueza da literatura.
A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada neste plano de aula através do jogo Narrativas em Jogo. Os alunos trabalharão em grupos para criar histórias usando cartas contendo elementos narrativos. Esta abordagem visa promover não apenas a compreensão dos elementos da narrativa de forma prática e interativa, mas também estimular a colaboração, criatividade e o pensamento crítico. As discussões em grupo ao final visam proporcionar a reflexão sobre as escolhas narrativas e a aplicação dos conhecimentos adquiridos na prática.
A atividade será desenvolvida em duas etapas, cada uma com duração de 60 minutos, totalizando 2 horas de trabalho em sala de aula. Na primeira aula, os grupos serão formados e os elementos narrativos, distribuídos. A segunda aula será dedicada à conclusão das histórias e às apresentações dos grupos, seguidas de discussão.
A avaliação será baseada na criatividade, coesão e coerência da narrativa criada, no uso efetivo dos elementos narrativos sorteados e na habilidade de apresentação do grupo. Além disso, será considerada a participação insinuando nas discussões, demonstrando compreensão crítica das narrativas apresentadas. Critérios detalhados incluirão a originalidade da história, a integração e caracterização dos elementos narrativos e a capacidade de trabalhar em equipe. Exemplos de boas práticas serão compartilhados para inspirar os alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessárias cartas contendo diferentes elementos narrativos, quadros ou flipcharts para anotações dos grupos, e acesso a exemplos de diferentes gêneros literários para consulta. A disposição da sala deverá facilitar o trabalho em grupo e as apresentações finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula