Construtores de Cadeias

Desenvolvida por: Maicon… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Cadeias alimentares

Nesta atividade interativa, chamada 'Construtores de Cadeias', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no conceito de cadeias alimentares de uma maneira prática e colaborativa. A atividade inicia com a divisão da classe em pequenos grupos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões ilustrados, que representam diferentes seres vivos e elementos naturais - como plantas, animais diversos (herbívoros, carnívoros, onívoros) e o Sol. O desafio proposto aos alunos será organizar estes cartões em uma sequência lógica que forme corretamente uma cadeia alimentar. Este processo não só estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, mas também destaca a importância do Sol como a fonte primária de energia para a vida na Terra e sublinha a interconexão e interdependência entre diferentes seres vivos. Após a construção das cadeias alimentares, cada grupo terá a chance de apresentar sua cadeia para a classe, explicando o papel de cada elemento na rede de alimentação e como estes interagem entre si, fomentando assim a aprendizagem coletiva e a troca de conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 4º ano uma compreensão concreta e abrangente sobre as cadeias alimentares, a interdependência entre os seres vivos e o papel fundamental do Sol na manutenção da vida na Terra. Através da manipulação direta dos cartões ilustrados e da construção colaborativa de cadeias alimentares, espera-se que os alunos possam visualizar e internalizar a conexão entre os diversos componentes de um ecossistema e a importância de cada um deles na manutenção do equilíbrio natural. Além disso, ao apresentarem suas cadeias para os colegas, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação e argumentação, fundamentais para o processo educativo.

  • Compreender a estrutura e funcionamento de cadeias alimentares.
  • Reconhecer o Sol como fonte primária de energia para os ecossistemas.
  • Identificar a interdependência entre diferentes seres vivos dentro de uma cadeia alimentar.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF04CI04
  • description": Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade visa explorar de forma prática os conceitos fundamentais das cadeias alimentares, focando na relação predador-presa, no papel do Sol como fonte de energia e na interdependência entre os seres vivos. Este enfoque prático tem como objetivo tornar o aprendizado mais significativo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões concretas entre o conhecimento científico e o mundo natural ao seu redor.

  • Definição de cadeias alimentares
  • O papel do Sol na cadeia alimentar
  • Consumidores primários, secundários e terciários
  • Decompositores: seu papel na cadeia alimentar

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade propõe um aprendizado centrado no aluno, onde eles são os principais agentes de sua jornada de conhecimento. Através da experimentação prática e do trabalho em equipe, os alunos terão a oportunidade de construir conhecimento de forma coletiva, discutindo ideias e soluções com seus pares, e ao mesmo tempo, desenvolver habilidades sociais e cognitivas imprescindíveis. O papel do educador será de facilitador, guiando os alunos em seu processo de descoberta e aprendizado.

  • Trabalho em grupo
  • Apresentação e discussão em classe
  • Manipulação de material concreto (cartões ilustrados)

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do conceito de cadeias alimentares e distribuição dos materiais. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas cadeias e discutirão as diferenças e semelhanças entre elas.

  • Aula 1: Introdução e desenvolvimento da atividade
  • Aula 2: Apresentação das cadeias alimentares pelos grupos e discussão

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, levando em consideração a participação e o envolvimento dos alunos durante todas as etapas. Será dada atenção especial à habilidade de argumentação durante as apresentações, ao entendimento do conceito de cadeias alimentares e ao trabalho em equipe. Poderão ser utilizados critérios como clareza na apresentação, acurácia na construção da cadeia alimentar e colaboração efetiva entre os membros do grupo. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações para encorajar a reflexão e o aprofundamento do conhecimento.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários cartões ilustrados com imagens de diferentes seres vivos e elementos naturais, ordenados de forma a representar corretamente uma cadeia alimentar. Além disso, dispor de um espaço de sala de aula que permita a formação de pequenos grupos e a discussão entre eles é essencial para o sucesso desta dinâmica.

  • Cartões ilustrados com seres vivos e elementos naturais
  • Espaço na sala de aula adaptado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo