Falas em Ação: Oficina de Atuação e Expressão Corporal

Desenvolvida por: Meire … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatro

Esta atividade, denominada 'Falas em Ação: Oficina de Atuação e Expressão Corporal', é projetada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver suas habilidades de expressão corporal e vocal através de uma metodologia ativa e interativa. Após a realização da produção dos elementos cênicos, os estudantes serão engajados em oficinas de atuação, que incluirão exercícios de dicção, movimentação e interpretação de personagens. O objetivo central é aperfeiçoar a capacidade dos alunos de se expressarem artisticamente, trabalhando suas emoções e posturas, alinhadas às necessidades de seus personagens e da história que desejam contar. A atividade será coroada com a performance dos textos teatrais produzidos pelos alunos, diante de uma audiência composta por colegas da escola, proporcionando uma experiência completa do processo de produção até a atuação.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa oficina de atuação e expressão corporal é aprimorar a expressividade e a capacidade comunicativa dos alunos por meio das artes cênicas. Como objetivos de aprendizado específicos, a atividade visa desenvolver a dicção e a clareza da fala, melhorar a habilidade de movimentação e postura, aprimorar a interpretação de personagens, promovendo a compreensão da importância das emoções e gestos na atuação. Além disso, estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a autoconfiança dos estudantes, preparando-os para a apresentação final de seus projetos teatrais.

  • Aprimorar a expressividade e capacidade comunicativa por meio das artes cênicas.
  • Desenvolver habilidades de dicção e clareza da fala.
  • Melhorar a movimentação, a expressão corporal e a postura.
  • Aprimorar a compreensão e a interpretação de personagens.
  • Promover a criatividade, o trabalho em equipe e a autoconfiança.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP50: Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

Conteúdo Programático

A oficina se fundamenta no ensino da expressão corporal e vocal, essenciais no teatro. Enfocando na prática teatral, desde o desenvolvimento da voz e do corpo para comunicar diferentes emoções até a interpretação de personagens. Os alunos aprenderão técnicas de dicção, movimentação cênica e métodos de construção de personagem, equipando-os com as ferramentas necessárias para expressar suas ideias e emoções de maneira eficaz no palco.

  • Técnicas de expressão vocal e corporal.
  • Exercícios de dicção e articulação.
  • Movimentação e postura cênica.
  • Interpretação de personagens e desenvolvimento emocional.
  • Preparação para a performance teatral.

Metodologia

A oficina adota a Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem por meio de jogos teatrais e exercícios práticos, que simulam situações reais de atuação. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, onde os estudantes podem experimentar, errar e aprender num ambiente de suporte e colaboração, enfatizando a prática constante e a reflexão crítica sobre suas performances.

  • Jogos teatrais para aprimoramento da expressão vocal e corporal.
  • Exercícios de improvisação para desenvolver a criatividade e a espontaneidade.
  • Simulações de cenas para prática de dicção e movimentação.
  • Feedback coletivo para aprimoramento contínuo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, levando em consideração o empenho, a participação e o progresso do aluno ao longo da oficina. Elementos como a clareza da voz, a expressividade corporal e a interpretação de personagens serão avaliados durante a performance final. Será dada atenção especial ao desenvolvimento individual do aluno, sua capacidade de trabalhar em equipe e sua contribuição para a criação conjunta da peça teatral. Feedbacks regulares serão fornecidos para guiar os estudantes em seu processo de aprendizado e aprimoramento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, serão necessários recursos como espaço físico adequado para a prática teatral, sistema de som para exercícios vocais, materiais para a construção de elementos cênicos, figurinos para a caracterização dos personagens, além de textos teatrais e materiais de apoio para as atividades de interpretação. Equipamentos de gravação podem ser utilizados para registrar as performances dos alunos, permitindo análises e feedbacks posteriores.

  • Espaço físico adaptado para práticas teatrais.
  • Sistema de som para exercícios vocais.
  • Materiais para construção de cenários e figurinos.
  • Textos teatrais e materiais de apoio.
  • Equipamentos de gravação para análise das performances.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo