A atividade 'Maratona de Leitura' visa estimular o hábito da leitura entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, propiciando a exploração de uma variedade de textos literários com diferentes gêneros e extensões. Durante uma semana, os estudantes serão incentivados a ler obras selecionadas pelo professor, além de uma obra de sua escolha, com o objetivo de compartilhar suas experiências e impressões em uma sessão de leitura em voz alta. Esta atividade não só busca aprimorar as habilidades de fluência e autossuficiência leitora dos alunos, mas também fomentar o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade crítica e interpretativa dos textos. Ao longo da maratona, professores e alunos trabalham juntos, seguindo uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, para explorar diversas facetas da leitura, desde o reconhecimento de diferentes gêneros literários até a expressão de opiniões pessoais sobre os textos lidos.
O principal objetivo desta atividade é ampliar o repertório literário dos alunos, bem como melhorar suas habilidades de leitura e compreensão textual, promovendo a autonomia leitora. Busca-se também incentivar a expressão oral, por meio de leituras em voz alta e discussões em grupo, permitindo que os alunos compartilhem suas percepções e interpretações dos textos lidos. Destaca-se, ainda, o estímulo ao desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva diante da leitura, valorizando as diferentes opiniões e perspectivas.
A Maratona de Leitura é uma oportunidade para os alunos explorarem e se aprofundarem em diversos gêneros literários, incluindo contos, fábulas, lendas, crônicas, e poesias. Durante essa jornada, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais de leitura e interpretação, bem como de expressão oral e escrita. A atividade também proporciona momentos de reflexão sobre as obras lidas, incentivando a discussão e o compartilhamento de opiniões, o que é fundamental para a construção do pensamento crítico.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, a Maratona de Leitura é desenvolvida com foco na participação ativa dos alunos. Cada estudante é incentivado a escolher um livro de seu interesse, além dos textos sugeridos pelo professor, promovendo a autonomia na aprendizagem. Durante a semana, serão organizados momentos de leitura compartilhada e discussões em grupos pequenos, visando a troca de experiências e opiniões. Ao final, cada aluno apresentará uma leitura em voz alta do texto escolhido, seguida de uma discussão coletiva, estimulando a capacidade de expressão e argumentação.
A Maratona de Leitura será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas a apresentação da atividade e a seleção dos textos. Durante a semana, os alunos realizarão as leituras. Na segunda aula, cada aluno fará a leitura em voz alta de um trecho escolhido do texto lido, seguido de uma discussão coletiva sobre as obras.
A avaliação será contínua, levando em consideração a participação ativa do aluno durante toda a Maratona de Leitura. Serão avaliados aspectos como o engajamento na leitura dos textos selecionados, a qualidade da leitura em voz alta, a capacidade de expressar opiniões e argumentar durante as discussões, bem como a participação nas atividades em grupo. A autoavaliação também fará parte do processo, incentivando os alunos a refletirem sobre seu próprio desempenho e progresso leitor.
Para a implementação efetiva da Maratona de Leitura, serão necessários diversos recursos, incluindo uma lista de textos literários variados, espaços adequados para leitura individual e em grupo, materiais para registro das discussões e impressões pessoais sobre as leituras, bem como equipamentos de áudio, se disponíveis, para as apresentações de leitura em voz alta.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula