Maratona de Leitura

Desenvolvida por: Miriam… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de diversos gêneros textuais

A atividade 'Maratona de Leitura' visa estimular o hábito da leitura entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, propiciando a exploração de uma variedade de textos literários com diferentes gêneros e extensões. Durante uma semana, os estudantes serão incentivados a ler obras selecionadas pelo professor, além de uma obra de sua escolha, com o objetivo de compartilhar suas experiências e impressões em uma sessão de leitura em voz alta. Esta atividade não só busca aprimorar as habilidades de fluência e autossuficiência leitora dos alunos, mas também fomentar o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade crítica e interpretativa dos textos. Ao longo da maratona, professores e alunos trabalham juntos, seguindo uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, para explorar diversas facetas da leitura, desde o reconhecimento de diferentes gêneros literários até a expressão de opiniões pessoais sobre os textos lidos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ampliar o repertório literário dos alunos, bem como melhorar suas habilidades de leitura e compreensão textual, promovendo a autonomia leitora. Busca-se também incentivar a expressão oral, por meio de leituras em voz alta e discussões em grupo, permitindo que os alunos compartilhem suas percepções e interpretações dos textos lidos. Destaca-se, ainda, o estímulo ao desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva diante da leitura, valorizando as diferentes opiniões e perspectivas.

  • Ampliar o repertório literário dos alunos.
  • Aprimorar a fluência e autonomia leitora.
  • Estimular a expressão oral e a capacidade de argumentação.
  • Desenvolver habilidades interpretativas e críticas dos textos.
  • Promover o gosto pela leitura

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
  • EF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

A Maratona de Leitura é uma oportunidade para os alunos explorarem e se aprofundarem em diversos gêneros literários, incluindo contos, fábulas, lendas, crônicas, e poesias. Durante essa jornada, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais de leitura e interpretação, bem como de expressão oral e escrita. A atividade também proporciona momentos de reflexão sobre as obras lidas, incentivando a discussão e o compartilhamento de opiniões, o que é fundamental para a construção do pensamento crítico.

  • Gêneros literários: contos, fábulas, lendas, crônicas, e poesias.
  • Habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Expressão oral e argumentação.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, a Maratona de Leitura é desenvolvida com foco na participação ativa dos alunos. Cada estudante é incentivado a escolher um livro de seu interesse, além dos textos sugeridos pelo professor, promovendo a autonomia na aprendizagem. Durante a semana, serão organizados momentos de leitura compartilhada e discussões em grupos pequenos, visando a troca de experiências e opiniões. Ao final, cada aluno apresentará uma leitura em voz alta do texto escolhido, seguida de uma discussão coletiva, estimulando a capacidade de expressão e argumentação.

  • Seleção de textos literários por parte dos alunos e do professor.
  • Leitura compartilhada em sala.
  • Discussões em grupos pequenos.
  • Apresentações de leitura em voz alta.
  • Discussão coletiva e troca de opiniões.

Aulas e Sequências Didáticas

A Maratona de Leitura será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas a apresentação da atividade e a seleção dos textos. Durante a semana, os alunos realizarão as leituras. Na segunda aula, cada aluno fará a leitura em voz alta de um trecho escolhido do texto lido, seguido de uma discussão coletiva sobre as obras.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e seleção dos textos.
  • Aula 2: Leituras em voz alta e discussões coletivas.

Avaliação

A avaliação será contínua, levando em consideração a participação ativa do aluno durante toda a Maratona de Leitura. Serão avaliados aspectos como o engajamento na leitura dos textos selecionados, a qualidade da leitura em voz alta, a capacidade de expressar opiniões e argumentar durante as discussões, bem como a participação nas atividades em grupo. A autoavaliação também fará parte do processo, incentivando os alunos a refletirem sobre seu próprio desempenho e progresso leitor.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação efetiva da Maratona de Leitura, serão necessários diversos recursos, incluindo uma lista de textos literários variados, espaços adequados para leitura individual e em grupo, materiais para registro das discussões e impressões pessoais sobre as leituras, bem como equipamentos de áudio, se disponíveis, para as apresentações de leitura em voz alta.

  • Lista de textos literários sugeridos e escolhidos pelos alunos.
  • Espaços para leitura individual e em grupo.
  • Materiais para registro (cadernos, lápis).
  • Equipamentos de áudio para apresentações (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo