Construindo Cidades: A Matemática das Maquetes

Desenvolvida por: Islane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria e Matemática Aplicada

Nesta atividade prática e interativa, alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a aplicar seus conhecimentos matemáticos na construção de uma 'cidade' em miniatura, utilizando materiais reciclados e papelão, além de papel milimetrado para os cálculos necessários. Esta tarefa visa não apenas a aplicação de conceitos geométricos, como área e perímetro, mas também o estímulo à criatividade, ao trabalho em equipe e à consciência ambiental. Os estudantes serão divididos em grupos, onde cada um será responsável por projetar e construir diferentes edificações em formas geométricas variadas. Para cada edifício, os alunos deverão calcular áreas e perímetros, considerando as implicações destes cálculos na disposição dos mesmos dentro da maquete. A atividade culminará na apresentação das cidades criadas, onde cada grupo explicará o processo de design e os cálculos matemáticos envolvidos, proporcionando uma revisão prática dos conceitos trabalhados em sala.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar a aplicação prática dos conceitos geométricos de área e perímetro, desenvolvendo habilidades de raciocínio matemático, resolução de problemas e criatividade nos alunos. Pretende-se, além de consolidar os conhecimentos matemáticos em contextos práticos, fomentar habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e comunicação. A atividade está desenhada para melhorar a compreensão dos alunos sobre como a matemática é utilizada no planejamento e design de espaços, promovendo também a conscientização sobre o uso de materiais recicláveis.

  • Aplicar conceitos de área e perímetro na construção de objetos tridimensionais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Utilizar a criatividade no processo de design de uma mini 'cidade'.
  • Promover o uso consciente de materiais recicláveis.
  • Visualizar a aplicação da matemática no planejamento e design de espaços urbanos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT301: Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT506: Representar graficamente a variação da área e do perímetro de um polígono regular quando os comprimentos de seus lados variam, analisando e classificando as funções envolvidas.

Conteúdo Programático

Esta atividade prática aborda o conteúdo programático de geometria, focando nos conceitos de área e perímetro, aplicados no contexto de construção e design urbano. Além disso, a atividade incita o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para o desenvolvimento de competências matemáticas. Ao integrar teoria e prática, pretende-se oferecer uma experiência de aprendizado mais completa e contextualizada, incentivando os alunos a visualizarem a aplicabilidade da matemática no mundo real.

  • Conceitos de área e perímetro.
  • Cálculos aplicados a formas geométricas variadas.
  • Conceitos de design e planejamento urbano sob a ótica matemática.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de projetos.
  • Sustentabilidade e uso de materiais recicláveis.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será adotada nesta atividade para incentivar o aprendizado ativo e participativo. Trabalhando em grupos, os alunos terão a oportunidade de discutir ideias, compartilhar responsabilidades e aplicar os conceitos matemáticos no design e construção de suas 'cidades'. Esta abordagem promove uma experiência educacional interativa, onde os estudantes darão vida aos conceitos matemáticos através da construção física, favorecendo o engajamento e a retenção do conhecimento.

  • Divisão da turma em grupos para promover a colaboração.
  • Uso de materiais recicláveis para a construção das maquetes.
  • Aplicação de conceitos matemáticos no planejamento das 'cidades'.
  • Apresentação dos projetos, com ênfase no processo matemático.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada em critérios claros, comunicados aos alunos desde o início do projeto. Considerar-se-á a capacidade de aplicar conceitos matemáticos na concepção e construção das maquetes, a colaboração efetiva no grupo, a criatividade no design das 'cidades' e a qualidade das apresentações finais, onde os processos matemáticos deverão ser claramente explicados. Feedback será fornecido após as apresentações, enfocando tanto os aspectos matemáticos quanto as habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel milimetrado, tesouras, cola, fita adesiva e uma variedade de materiais recicláveis (caixas de papelão, garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, etc.) para a construção das maquetes. Também será necessário espaço adequado para a montagem dos projetos e para as apresentações finais. O uso de calculadoras ou softwares de design pode ser incentivado para facilitar os cálculos e o planejamento dos projetos.

  • Papel milimetrado e materiais de escrita.
  • Tesouras, cola e fita adesiva.
  • Materiais recicláveis para construção das maquetes.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações.
  • Calculadoras ou softwares de design (opcional).

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