Na atividade prática 'Construindo Vulcões no Laboratório', os alunos terão a oportunidade de construir modelos simplificados de vulcões utilizando argila ou massa de modelar. Em seguida, eles realizarão uma simulação de erupção vulcânica por meio de uma reação química simples, usando bicarbonato de sódio, vinagre e corante alimentício para imitar a lava. O objetivo central desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais concreta acerca do funcionamento dos vulcões, além de discutir as placas tectônicas e sua relação com fenômenos geológicos. Será abordada a rara ocorrência de tais eventos naturais no Brasil, enfatizando a localização das placas tectônicas e como isso afeta a incidência de atividades vulcânicas e sísmicas em nosso território. Esta atividade não só aprimora a compreensão conceitual dos alunos sobre os temas propostos, como também estimula o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.
O propósito desta atividade é permitir que os alunos compreendam os processos geológicos por trás da formação e erupção de vulcões, além do papel das placas tectônicas nestes eventos. Através de uma abordagem prática, os estudantes serão capazes de visualizar e simular erupções vulcânicas, criando uma conexão direta com o conteúdo teórico. Este enfoque pretende também fomentar a curiosidade científica, o trabalho em equipe e a habilidade de raciocínio crítico ao explorar as causas e consequências das formações geológicas no Brasil e no mundo.
O programa desta atividade abrange a introdução aos conceitos de vulcões, erupções vulcânicas, e tectônica de placas. Serão explorados os diversos tipos de vulcões, os materiais ejetados durante uma erupção e a influência da movimentação das placas tectônicas na atividade vulcânica. Além disso, a atividade buscará contextualizar a localização e a atividade vulcânica no globo com um enfoque na rara incidência destes fenômenos no Brasil, promovendo uma conexão com a realidade geográfica e tectônica nacional.
A metodologia da atividade será dividida em etapas. Inicialmente, haverá uma introdução teórica a respeito dos vulcões e das placas tectônicas, utilizando a estratégia de Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão incentivados a explorarem o conteúdo antes da aula. Durante a sessão, os alunos irão construir seus próprios vulcões com massa de modelar e realizar uma simulação de erupção, representando a Atividade Mão-na-massa. Para consolidar o aprendizado, a Roda de Debate será usada para discutir as observações dos alunos e as implicações geológicas desses fenômenos, enfatizando a situação no Brasil. A Aprendizagem Baseada em Jogos será integrada através de um quiz interativo sobre vulcões e placas tectônicas.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução, os alunos trabalharão na construção dos modelos de vulcões e preparação para a simulação. Na segunda aula, será realizada a simulação das erupções, seguida de uma Roda de Debate para discutir as observações e consolidar o aprendizado.
A avaliação deste projeto será baseada na participação ativa, criatividade e colaboração durante a construção e simulação dos vulcões, bem como na qualidade das contribuições durante a Roda de Debate. Será considerado também o entendimento dos conceitos teóricos abordados, avaliado através de um quiz interativo ao final da atividade. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza na explicação dos processos vulcânicos simulados, aplicação correta dos conceitos de placas tectônicas, e habilidade de relacionar a atividade prática com os fenômenos geológicos estudados.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, tais como argila ou massa de modelar para a construção dos vulcões, bicarbonato de sódio, vinagre e corante alimentício para a simulação das erupções. Ferramentas didáticas digitais, como vídeos educativos e aplicativos interativos, serão utilizados para complementar o aprendizado teórico. A infraestrutura da sala de aula deverá permitir a disposição dos alunos em grupos para favorecer a colaboração e interação durante a atividade prática.
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