Caça às Palavras Secretas

Desenvolvida por: Gracil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e escrita

Esta atividade é uma gincana pedagógica na qual os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma emocionante busca por letras escondidas pela sala de aula ou pela escola, visando promover a aprendizagem da escrita e ortografia de forma lúdica e colaborativa. Após serem divididos em equipes, cada grupo receberá pistas que os guiarão a diferentes locais onde encontrarão letras ocultas. O principal objetivo é coletar essas letras para, posteriormente, formar palavras relacionadas a um tema pré-definido pelo professor. Após a coleta e formação das palavras, cada equipe será desafiada a escrever frases ou pequenas histórias utilizando as palavras obtidas. Este momento terá como objetivo estimular a criatividade, além da prática da escrita e leitura. O professor desempenhará um papel crucial ao auxiliar os alunos a comparar as escritas convencionais das palavras formadas com suas próprias produções, proporcionando um rico momento de aprendizado sobre a ortografia correta e ajustes necessários em suas escritas.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na prática de leitura e escrita de palavras e frases, promovendo também o trabalho em equipe e a criatividade. Através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos desenvolverão habilidades de decifração de pistas, busca e coleta de informações (letras), formação de palavras em contexto e elaboração de textos simples. Este percurso didático visa não apenas o aprendizado da ortografia e da escrita convencional mas também estimula a interação social, cooperação entre pares e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa, habilidades estas essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Promover a aprendizagem da escrita e reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Estimular a formação de palavras e frases de forma colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação por meio de pistas.
  • Auxiliar na compreensão e aplicação da ortografia convencional.
  • Fomentar a criatividade e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade Caça às Palavras Secretas incorpora a aprendizagem da língua portuguesa de maneira integrada, focando na alfabetização inicial. O conteúdo programático abrange desde a identificação e associação dos fonemas às suas representações gráficas (letras), passando pela formação de palavras e frases até chegar à escrita de textos simples com as palavras encontradas na gincana. Este percurso pedagógico é essencial para o desenvolvimento de competências linguísticas básicas, fundamentais na trajetória escolar dos alunos.

  • Identificação e associação de fonemas e grafemas.
  • Formação de palavras a partir das letras encontradas.
  • Escrita e leitura de frases e pequenas histórias.
  • Discussão sobre a ortografia convencional das palavras.
  • Produção colaborativa de textos simples.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade será realizada em um ambiente dinâmico e participativo. A divisão dos alunos em equipes fomenta a interação e cooperação. A busca por letras e a formação de palavras são tarefas que desafiam os estudantes a pensar criticamente e criativamente. O momento de escrita permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos de maneira significativa. O papel ativo do professor como facilitador e mediador do conhecimento é fundamental para conduzir os alunos à reflexão sobre suas aprendizagens, promovendo um ambiente de constante diálogo e construção do conhecimento.

  • Gincana para busca de letras.
  • Atividades em equipe para formação de palavras.
  • Sessão de escrita criativa com as palavras encontradas.
  • Discussão guiada pelo professor sobre ortografia.
  • Produção e revisão colaborativa de texto.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 4 horas. Esta distribuição permite uma imersão cuidadosa em cada etapa da gincana, desde a preparação até a reflexão final sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da gincana.
  • Aula 2: Continuação da busca e início da formação de palavras.
  • Aula 3: Escrita de frases e histórias com as palavras formadas.
  • Aula 4: Revisão, discussão sobre ortografia e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação nesta atividade será formativa e contínua, com foco no processo de aprendizagem e na colaboração entre os alunos. Valorizar-se-á a participação ativa, o empenho na busca e formação de palavras, além da criatividade e coerência nas frases e histórias escritas. O professor observará o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura, trabalho em equipe e reflexão sobre a língua, oferecendo feedback construtivo. Exemplos práticos incluem a avaliação das pistas interpretadas corretamente, a qualidade e a originalidade dos textos produzidos, bem como a habilidade de reconhecer e corrigir erros ortográficos com base na discussão sobre a escrita convencional.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de materiais simples e acessíveis. Itens como letras de papelão ou cartolina, envelopes para as pistas, cartazes para a formação das palavras e materiais de escrita serão essenciais. Além destes, um espaço adequado para a movimentação das equipes e ambientes distintos para esconder as letras tornam a experiência mais envolvente. O uso de recursos visuais e digitais para apresentar o tema e as instruções também enriquece a dinâmica da gincana.

  • Letras de papelão ou cartolina.
  • Envelopes para as pistas.
  • Cartazes e materiais de escrita.
  • Espaços diversificados para a busca.
  • Recursos visuais para instruções e tema.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo