Diário de um Plantinha

Desenvolvida por: Monica… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: O Mundo Vivo: Plantas

Nessa atividade pedagógica prática, direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, os educandos terão a oportunidade de explorar o mundo vegetal de uma maneira única e envolvente. Eles serão introduzidos às funções vitais das plantas, aprendendo sobre fotossíntese, transpiração, nutrição e crescimento. A tarefa central envolve a criação de um diário imaginário de uma planta, onde cada aluno escolherá uma planta (real ou imaginária) para 'adotar'. Ao longo de duas aulas, os estudantes registrarão observações imaginárias sobre as necessidades diárias de sua planta, seu processo de crescimento e as mudanças no ambiente que influenciam seu desenvolvimento. Essa narrativa criativa permitirá que os alunos apliquem de maneira prática seus conhecimentos sobre ciências, estimulando a criatividade e a capacidade de observação. Ao final, cada criança compartilhará seu diário com a turma, proporcionando uma rica troca de experiências.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover a compreensão das funções básicas das plantas e o reconhecimento da importância dos vegetais no equilíbrio dos ecossistemas. Os alunos desenvolverão habilidades de observação e análise, além de fomentar a criatividade e a expressão escrita ao criar histórias imaginárias. Queremos também estimular o respeito pela natureza e incentivá-los a reconhecer os ciclos de vida das plantas e o impacto das mudanças ambientais em seu crescimento.

  • Compreender as funções vitais das plantas.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise.
  • Estimular a criatividade e a expressão escrita.
  • Promover o respeito pela natureza.
  • Reconhecer os ciclos de vida das plantas e os impactos ambientais em seu crescimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI02 - Identificar e descrever a importância das plantas para os seres vivos.
  • EF01CI03 - Comparar características de diferentes plantas.
  • EF15AR04 - Utilizar diferentes linguagens e recursos expressivos nas produções artísticas.
  • EF01LP26 - Planejar e produzir textos (bilhetes, cartazes, registros de experimentações, listas, murais, etc.), em diferentes suportes, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Este plano de aula engloba o estudo das plantas sob múltiplas facetas, desde suas necessidades básicas até seu desenvolvimento em diferentes ambientes. Através da criação de um diário, os estudantes aplicam conhecimentos de Ciências de maneira interdisciplinar, conectando-os com Língua Portuguesa e Artes, incentivando a expressão artística e escrita.

  • Funções vitais das plantas: fotossíntese, transpiração, nutrição e crescimento.
  • Ciclo de vida das plantas.
  • Importância das plantas para os seres vivos e para o equilíbrio dos ecossistemas.
  • Impacto das mudanças ambientais no crescimento das plantas.

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, que incentiva os alunos a explorarem as funções vitais das plantas através da construção de um diário imaginário. Esta abordagem promove a autonomia dos alunos, permitindo-lhes assumir o papel de cientistas jovens ao observar, questionar e registrar suas descobertas sobre a vida das plantas de forma criativa.

  • Introdução teórica sobre as plantas e suas funções vitais.
  • Seleção individual de uma planta para observação.
  • Criação do diário imaginário, com anotações regulares sobre a planta.
  • Compartilhamento dos diários com a turma e discussão das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão informações sobre as plantas e iniciarão o preenchimento de seus diários. A segunda aula será dedicada à conclusão dos diários e ao compartilhamento das observações com a turma.

  • Aula 1: Introdução às funções vitais das plantas e começo do diário.
  • Aula 2: Conclusão e compartilhamento dos diários com a turma.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, no envolvimento com a atividade e na qualidade das observações registradas no diário. Será dada atenção especial à criatividade, ao entendimento demonstrado sobre as necessidades e o crescimento das plantas, e à habilidade de conectar essas observações com as mudanças no ambiente. Exemplos de boas práticas, expressão criativa e insights únicos serão destacados e incentivados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, será necessário providenciar cadernos ou folhas de papel destinadas ao uso como diários, lápis, canetas coloridas e, se possível, acesso a exemplos de plantas reais ou imagens detalhadas de diferentes tipos de plantas. A utilização de recursos visuais será crucial para estimular a imaginação e a observação detalhada por parte dos alunos.

  • Cadernos ou folhas de papel para os diários.
  • Lápis e canetas coloridas.
  • Acesso a plantas reais ou imagens de plantas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo