Oficina de Criação de Fábulas

Desenvolvida por: Kelly … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação Literária e Oralidade

A atividade 'Oficina de Criação de Fábulas' é desenhada para fomentar a criatividade, a leitura e a escrita entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, através do estudo e da produção de fábulas. Inicialmente, será realizada uma breve introdução sobre fábulas, abordando suas características essenciais, como a presença de animais com características humanas e a moral da história. Após essa introdução, os alunos serão divididos em duplas e encorajados a criar suas próprias fábulas, inspirando-se em eventos do cotidiano ou problemas sociais contemporâneos. Esta parte da atividade tem como objetivo não apenas estimular a escrita criativa e o pensamento crítico, mas também promover a colaboração entre os estudantes. Ao concluir a escrita, cada dupla terá a oportunidade de compartilhar sua fábula com a turma, praticando habilidades de oralidade e recebendo feedbacks construtivos de colegas e do professor, o que contribuirá para o desenvolvimento da capacidade de avaliação crítica e para a melhoria da autoconfiança na fala em público.

Objetivos de Aprendizagem

Esta oficina visa aprimorar a habilidade dos alunos em compreender e produzir textos narrativos, com foco na estrutura e elementos característicos das fábulas. O exercício de criação busca estimular o pensamento crítico, a reflexão sobre moral e ética na sociedade e a capacidade de abstração e simbolização, utilizando animais para representar comportamentos humanos e lições de vida. Além disso, objetiva-se desenvolver a habilidade de expressão oral e de escuta ativa, fundamentais para uma participação social consciente e para o desenvolvimento pessoal do aluno.

  • Desenvolver a compreensão do gênero literário da fábula, suas características e funções.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na criação de histórias que reflitam sobre o cotidiano e problemas sociais.
  • Aprimorar habilidades de escrita, produzindo textos coesos e coerentes.
  • Praticar a oralidade e a escuta ativa, promovendo a autoconfiança e habilidades de apresentação.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes.
  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente.

Conteúdo Programático

O conteúdo da oficina abrange a definição e as características das fábulas, incluindo o protagonismo de animais com comportamentos humanos e a presença de uma moral. Os alunos também aprenderão sobre o processo de construção de uma narrativa coerente, desde o desenvolvimento de personagens e enredo até a conclusão moral. A atividade prática de criação literária e a subsequente apresentação oral reforçam o aprendizado sobre estruturas textuais e expressão criativa, além de habilidades de colaboração e comunicação efetiva.

  • Introdução às fábulas: definição, histórico e características.
  • Estrutura narrativa das fábulas: início, meio, fim, moral da história.
  • Criação de personagens e definição do conflito central.
  • Redação coletiva de fábulas e revisão textual.
  • Técnicas de apresentação oral e feedback construtivo.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, a oficina engaja os alunos em uma aprendizagem participativa. Após uma introdução teórica sobre fábulas, as duplas utilizarão técnicas de brainstorming para esboçar suas histórias, focando em problemas reais ou imaginários e desenvolvendo seus personagens. O processo de escrita será colaborativo, com as duplas alternadamente redigindo e revisando suas partes da história, incentivando o diálogo e o aperfeiçoamento mútuo. A etapa final da atividade, a apresentação oral, será um momento de compartilhamento e celebração da criatividade, com feedback do professor e da turma.

  • Breve aula expositiva sobre fábulas e suas características.
  • Brainstorming em duplas para a concepção da história.
  • Redação colaborativa da fábula.
  • Preparação e ensaio para apresentação oral.
  • Feedback coletivo e reflexão sobre os trabalhos apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

A oficina será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo suficiente para exploração teórica, criação, revisão e apresentação das fábulas criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução às fábulas e início do processo de criação em duplas.
  • Aula 2: Finalização, ensaio das fábulas e apresentações orais.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante a oficina. Critérios incluem a criatividade e originalidade das fábulas, coesão e coerência da narrativa, aderência à estrutura do gênero fábula, qualidade da apresentação oral e capacidade de incorporar feedback. Será dada atenção especial à colaboração entre membros da dupla e ao processo de revisão conjunta do texto. Exemplos de boas práticas e pontos de melhoria serão discutidos coletivamente, promovendo uma atmosfera de aprendizado colaborativo e apoio mútuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a oficina incluem materiais de escrita, como papel e canetas, acesso a exemplos de fábulas para leitura e análise, além de um espaço que permita a apresentação oral das histórias criadas. A utilização de mídias digitais, como tablets ou computadores, pode enriquecer a pesquisa e o processo de escrita, enquanto um quadro ou flip chart pode facilitar a etapa de brainstorming e organização de ideias.

  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis).
  • Acesso a biblioteca com exemplos de fábulas.
  • Tablets ou computadores para pesquisa (opcional).
  • Quadro branco ou flip chart.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo