O Mundo Através das Palavras

Desenvolvida por: Gleicy… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

Na atividade 'O Mundo Através das Palavras', os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental embarcarão numa jornada única, explorando diferentes partes do mundo através da leitura. Essa experiência educativa será enriquecedora, capacitando-os a descobrir e discutir costumes, culturas e pessoas de lugares distantes apenas através das descrições encontradas em textos. Os textos, cuidadosamente selecionados para não revelarem explicitamente seus lugares de origem, desafiarão os alunos a usarem suas habilidades de leitura para identificar pistas contextuais e fazer inferências. Após a leitura individual, os alunos se reunirão em pequenos grupos para debater suas descobertas e hipóteses, promovendo uma rica troca de percepções culturais. Para finalizar, cada grupo apresentará aos colegas suas conclusões, aguçando ainda mais suas habilidades de oralidade e interpretação, além de estimular a imaginação e a capacidade de trabalhar coletivamente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo estimular as habilidades de leitura compreensiva, promovendo a capacidade dos alunos de localizar informações explícitas, identificar a ideia central e realizar inferências a partir de textos. Ao mergulharem na diversidade cultural global, eles também desenvolverão uma maior apreciação pelas diferenças culturais e pelos valores humanos compartilhados, além de aprimorarem suas habilidades de comunicação oral e trabalho em equipe. A interação em pequenos grupos incentivará o diálogo e o pensamento crítico, habilidades essenciais em todo processo educativo.

  • Promover a habilidade de leitura e interpretação de textos.
  • Estimular a capacidade de identificar informações explícitas e inferências implícitas.
  • Desenvolver habilidades de oralidade e apresentação.
  • Incentivar o respeito pelas diferenças culturais.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a interação entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
  • EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos.

Conteúdo Programático

A atividade integra a leitura e interpretação textual como eixos centrais, abordando diversidade cultural e geográfica mundiais. Ao conectar a literatura com o mundo real, esta proposta pedagógica visa enriquecer o repertório cultural dos alunos, bem como aprimorar suas habilidades analíticas e de inferência. A discussão em grupo sobre as leituras serve como uma poderosa ferramenta de aprendizado colaborativo, que não só aprofunda a compreensão do texto, mas também promove habilidades sociais valiosas.

  • Leitura e interpretação de texto.
  • Diferenças culturais e valores humanos.
  • Habilidades de comunicação oral e escuta ativa.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade será centrada no estudante, permitindo que explorem os textos de maneira ativa e colaborativa. Após a leitura individual, formarão grupos para discutir suas percepções e inferências, culminando em apresentações orais. Estas etapas fornecem uma aprendizagem experiencial, incentivando os alunos a aplicarem diretamente seus conhecimentos e habilidades em contextos práticos e significativos, tornando o aprendizado mais relevante e duradouro.

  • Leitura individual para exploração inicial dos textos.
  • Discussão em grupo baseada nas descobertas de cada aluno.
  • Preparação e realização de apresentações orais pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a leitura individual dos textos e iniciarão as discussões em grupos. Na segunda aula, eles finalizarão as discussões, prepararão e realizarão as apresentações sobre os locais estudados.

  • Aula 1: Leitura individual e discussão em grupo.
  • Aula 2: Preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final. Observarei a participação individual durante a leitura e discussões em grupo, avaliando a capacidade de identificar informações, realizar inferências e contribuir para o diálogo coletivo. As apresentações serão avaliadas quanto à clareza, criatividade e precisão na comunicação das ideias centrais dos textos e das inferências culturais feitas. Feedback construtivo será proporcionado para apoiar tanto o desenvolvimento individual como o grupal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão uma coleção diversificada de textos descrevendo diferentes lugares ao redor do mundo, sem mencionar explicitamente seus nomes. Materiais visuais complementares, como mapas sem identificações e imagens culturais genéricas, também serão utilizados para estimular a imaginação e a discussão.

  • Textos impressos ou digitais sobre diversos lugares do mundo.
  • Mapas mundiais sem identificações.
  • Imagens culturais para auxiliar na inspiração e discussão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo