Expedição Cultural: Um Passeio Virtual pela América Hispânica

Desenvolvida por: Washin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Línguas Estrangeiras
Temática: Cultura Hispano-Americana

Esta atividade, desenhada para o 1º ano do Ensino Médio, promove um mergulho profundo na diversidade cultural dos países hispano-americanos através de uma metodologia de Sala de Aula Invertida. Antes da aula, os estudantes serão divididos em grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por explorar a cultura de um país hispano-americano específico. Serão disponibilizados materiais digitais como links de museus virtuais, artigos e vídeos que os alunos deverão estudar como preparação. Durante a aula, cada grupo usará uma plataforma online de apresentação para compartilhar suas descobertas, incluindo aspectos culturais, históricos e sociais do país em foco. O uso de recursos visuais e sonoros será estimulado para enriquecer as apresentações e proporcionar uma imersão cultural mais profunda. Este plano de aula visa desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação em público, além de fomentar o interesse e conhecimento sobre a rica diversidade cultural da América Hispânica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e multifacetada dos países hispano-americanos, engajando-os diretamente com a cultura, história e aspectos sociais dessas nações. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e discutir as variadas expressões culturais, entender aspectos importantes da história hispano-americana e reconhecer a importância da diversidade cultural. Além disso, este plano visa desenvolver habilidades importantes como a pesquisa autônoma, trabalho em equipe, habilidades de apresentação e uso efetivo de tecnologias de informação e comunicação.

  • Explorar e aprofundar conhecimentos sobre a cultura de países hispano-americanos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Aprimorar habilidades de apresentação em público
  • Promover o trabalho colaborativo em equipe
  • Utilizar tecnologias digitais para pesquisa e apresentação

Conteúdo Programático

A atividade irá cobrir aspectos culturais, históricos e sociais de diferentes países hispano-americanos, propiciando aos alunos um panorama abrangente da diversidade encontrada nesta região. A partir da exploração de museus virtuais, artigos especializados e vídeos educativos, os estudantes terão a oportunidade de mergulhar nas tradições, na música, na arte, nas práticas sociais e nos eventos históricos que moldaram cada nação. Este conteúdo programático irá não só enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o mundo hispano-americano mas também estimulará o desenvolvimento de um olhar crítico e apreciativo sobre as diversas culturas que compõem o mosaico cultural latino.

  • Tradições e práticas culturais dos países hispano-americanos
  • Importantes eventos históricos e suas influências
  • Expressões artísticas e músicas típicas
  • Aspectos sociais e políticos
  • Contribuições significativas para o patrimônio cultural global

Metodologia

Adotaremos a metodologia de Sala de Aula Invertida, complementada por Atividades Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Antes da aula, os alunos terão acesso a materiais digitais selecionados para estudar a cultura do país que irão apresentar. Na aula, cada grupo usará plataformas online de apresentação para compartilhar suas descobertas, promovendo uma imersão cultural através do uso de recursos visuais e sonoros. Esta abordagem pedagógica fomenta a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, incentivando a pesquisa ativa, a colaboração em equipe e o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficaz.

  • Sala de Aula Invertida
  • Atividades Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Uso de plataformas digitais para apresentação
  • Integração de recursos multimídia para enriquecimento das apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma breve introdução à atividade e orientações sobre o uso dos materiais. O restante do tempo será destinado ao trabalho em grupo para a preparação das apresentações. Na segunda aula, cada grupo realizará sua apresentação, seguida de uma discussão aberta sobre as descobertas feitas. Este formato permite tempo suficiente para a exploração do conteúdo, preparação e compartilhamento das apresentações.

  • Aula 1: Introdução à atividade e trabalho em grupo para preparação das apresentações
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e discussão aberta

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos grupos, clareza e criatividade das apresentações, e participação ativa durante as discussões em sala. Será considerado o uso efetivo de recursos visuais e sonoros nas apresentações para enriquecer a experiência de aprendizagem. A capacidade de trabalhar em equipe, a organização da apresentação e a profundidade da análise também serão consideradas. Exemplos de critérios específicos incluem: compreensão do conteúdo cultural explorado, habilidades de comunicação durante a apresentação, uso inovador de recursos tecnológicos e contribuição individual e coletiva para o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos digitais, incluindo links para museus virtuais, artigos acadêmicos e vídeos educativos sobre os países em estudo. Plataformas de apresentação online, como Google Slides ou Prezi, serão usadas para facilitar a compartilhação das descobertas feitas por cada grupo. Além disso, recursos audiovisuais, como imagens e músicas típicas, serão encorajados para promover uma maior imersão cultural. Este conjunto de ferramentas visa enriquecer a experiência de aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma abordagem diversificada e interativa ao conteúdo programático.

  • Links para museus virtuais
  • Artigos acadêmicos e vídeos educativos
  • Plataformas de apresentação online (Google Slides, Prezi, etc.)
  • Recursos audiovisuais (imagens, música, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo