Desvendando a Morfologia

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Morfologia e suas classes gramaticais

A atividade 'Desvendando a Morfologia' é planejada para estimular os alunos do 1º ano do Ensino Médio a aprofundarem seus conhecimentos sobre as classes gramaticais de forma dinâmica e interativa. Ao serem divididos em equipes, os estudantes receberão cartões contendo palavras variadas, como substantivos, adjetivos, verbos e advérbios, com o desafio de classificá-las corretamente. Posteriormente, a tarefa é potencializada ao exigir das equipes a criação de sentenças que empreguem as palavras classificadas, demonstrando assim, o uso prático e contextual de cada classe gramatical. Este jogo possui o intuito de facilitar o aprendizado morfológico, aguçar o raciocínio rápido e fomentar a criatividade dos alunos, além de enfatizar a importância da morfologia na construção de significados em diferentes contextos. A metodologia ativa aplicada nesta atividade visa promover uma aprendizagem significativa, onde os alunos são os protagonistas do seu processo de aprendizagem, encorajando o trabalho em equipe, a reflexão crítica e a aplicação direta de conhecimentos teóricos à prática.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo primário desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre as classes gramaticais e sua aplicabilidade, visando assim, desenvolver habilidades analíticas e de raciocínio crítico relacionadas ao uso efetivo da morfologia na língua portuguesa. Almejamos fomentar a habilidade de trabalhar em equipe, estimular a criatividade na criação de sentenças e promover uma abordagem prática para a resolução de problemas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e classificar corretamente as diferentes classes gramaticais em contextos variados, além de aplicar este conhecimento na construção de sentenças coerentes e contextualizadas, evidenciando a interdependência entre as classes para a geração de significado.

  • Compreender as diversas classes gramaticais e suas funções específicas na construção de sentenças.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio rápido e criatividade na formação de sentenças contextualizadas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação efetiva entre os alunos.
  • Aplicar conhecimentos teóricos de morfologia em situações práticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo de língua portuguesa para o 1º ano do Ensino Médio, focando especialmente no estudo da morfologia. Através desta atividade prática, buscamos transcender a memorização das classes gramaticais, indo em direção a uma compreensão aplicada e contextual. O desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de análise linguística são objetivos fundamentais, possibilitando aos alunos não apenas o reconhecimento das classes gramaticais, mas também a capacidade de utilizar tal conhecimento de modo criativo e significativo no contexto da produção textual.

  • Classes gramaticais: substantivos, adjetivos, verbos e advérbios.
  • Formação de sentenças: estrutura e sentido.
  • Análise e produção textual a partir da morfologia.

Metodologia

A metodologia ativa é o alicerce desta atividade, colocando os alunos como agentes principais no processo de aprendizagem. Divididos em equipes, eles serão incentivados a discutir, analisar e classificar palavras segundo sua classe gramatical, aplicando posteriormente esse conhecimento na criação de sentenças criativas e contextualizadas. Esta abordagem promove uma participação ativa dos estudantes, favorecendo a aprendizagem colaborativa e significativa através de métodos que estimulam o pensamento crítico, a resolução colaborativa de problemas e a aplicação prática de conhecimentos teóricos.

  • Trabalho em equipe para análise e classificação das palavras.
  • Criação coletiva de sentenças que incorporem as palavras classificadas.
  • Uso de recursos lúdicos e interativos para facilitar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, distribuídas em uma semana. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito das classes gramaticais e à dinâmica do jogo. Na segunda aula, as equipes realizarão a classificação das palavras e a criação das sentenças, culminando em uma apresentação dos resultados e feedback do professor.

  • Aula 1: Introdução à morfologia e explicação da dinâmica da atividade.
  • Aula 2: Execução da atividade em equipes e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, precisão na classificação das classes gramaticais, criatividade e coerência nas sentenças formuladas. As equipes serão pontuadas conforme a correção e a aplicabilidade prática das palavras em sentenças contextualizadas, além da capacidade de trabalhar conjuntamente. Será dada uma atenção especial ao processo de reflexão e debate entre os membros das equipes, valorizando o desenvolvimento do raciocínio crítico e a habilidade de argumentação. Exemplos de critérios de avaliação incluem: correção gramatical, originalidade, relevância e clareza das sentenças construídas, bem como a eficácia da comunicação e colaboração em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis. Cartões coloridos com palavras impressas das diversas classes gramaticais fornecerão o material base para a classificação e criação das sentenças. Além disso, o uso de quadro branco ou lousa digital permitirá o compartilhamento das sentenças construídas pelas equipes, facilitando a visualização e discussão coletiva dos resultados. Esses materiais contribuirão para um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, essencial para o engajamento e participação dos alunos.

  • Cartões coloridos com palavras de várias classes gramaticais.
  • Quadro branco ou lousa digital para apresentação das sentenças.
  • Cópias das regras da atividade e critérios de avaliação para cada equipe.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo