Mergulho no Tempo: Brasil República

Desenvolvida por: Heneid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: República Brasileira

A atividade 'Mergulho no Tempo: Brasil República' é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma investigação profunda sobre os diversos períodos da República Brasileira. Utilizando uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, os estudantes serão divididos em grupos, com cada grupo responsável por pesquisar um período específico da história republicana do Brasil. Empregando uma variedade de fontes - incluindo textos, imagens, músicas e vídeos - os grupos irão compilar informações relevantes sobre seu período designado. Esta atividade não somente promove o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise crítica, mas também incentiva a colaboração e a comunicação entre os alunos. Após a fase de pesquisa, cada grupo criará uma apresentação multimídia para compartilhar suas descobertas com a turma. A culminância do projeto será uma série de rodas de debate, onde as continuidades e mudanças ao longo dos períodos republicanos serão discutidas, permitindo uma compreensão aprofundada dos processos históricos que moldaram o Brasil República.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo promover a compreensão dos alunos sobre os principais eventos, figuras históricas e processos que caracterizam cada período da República Brasileira, desde sua proclamação até os dias atuais. Pretende-se, com isso, desenvolver não apenas o conhecimento histórico, mas também habilidades críticas, analíticas e de pesquisa, fundamentais para a formação cidadã. Os alunos serão incentivados a investigar as diversas perspectivas e interpretar os eventos históricos, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Ao final da atividade, espera-se que os alunos possam compreender as complexidades e as transformações sociais, políticas e econômicas que o Brasil enfrentou ao longo de sua história republicana.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica usando variadas fontes de informação.
  • Compreender os principais eventos e transformações do Brasil República.
  • Fomentar habilidades de apresentação e comunicação.
  • Promover o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade será amplamente baseado nos períodos da República Brasileira, desde a Proclamação da República em 1889 até os desafios contemporâneos do século XXI. Os alunos explorarão a Primeira e a Segunda República, o Estado Novo, o período democrático pós-1945, a ditadura militar e a redemocratização. Cada grupo se aprofundará em um destes períodos, investigando aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais, o que permitirá uma compreensão holística e contextualizada da história republicana do Brasil.

  • Proclamação da República e República Velha (1889-1930)
  • Era Vargas (1930-1945)
  • Período Democrático (1946-1964)
  • Regime Militar (1964-1985)
  • Nova República (1985 - até os dias atuais)

Metodologia

Esta atividade incorporará metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, estimulando os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado. Inicialmente, os alunos realizarão pesquisas em grupo sobre seus períodos históricos designados, utilizando diversas fontes de informação. Após a fase de pesquisa, cada grupo desenvolverá uma apresentação multimídia para expor suas descobertas. Finalmente, as apresentações serão seguidas de rodas de debate, promovendo uma discussão crítica e comparativa entre os diferentes períodos da República Brasileira.

  • Divisão em grupos e atribuição de períodos históricos específicos para pesquisa.
  • Pesquisa multidisciplinar utilizando textos, imagens, músicas e vídeos.
  • Criação de apresentações multimídia para compartilhamento de informações.
  • Realização de rodas de debate para análise crítica e comparação entre os períodos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mergulho no Tempo: Brasil República' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos realizarão pesquisas sobre seus respectivos períodos históricos e iniciarão a preparação de suas apresentações multimídia. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão suas pesquisas para a turma, seguidas de rodas de debate.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação das apresentações
  • Aula 2: Finalização e apresentação das pesquisas, seguida de rodas de debate

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como a profundidade e a precisão da pesquisa realizada, a clareza e a qualidade das apresentações multimídia, e a participação ativa nas rodas de debate. Será valorizada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua habilidade de argumentação e a originalidade ao conectar eventos históricos com contextos atuais. Cada grupo receberá feedback construtivo para incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizado e o conteúdo abordado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem acesso à internet para pesquisa, softwares de apresentação multimídia (como PowerPoint ou Prezi), além de materiais de referência fornecidos pelo professor, como livros de história, artigos acadêmicos e documentários. Recursos expressivos como músicas e obras de arte referentes aos períodos estudados também serão sugeridos para que os grupos possam enriquecer suas apresentações.

  • Acesso à internet
  • Softwares de apresentação multimídia
  • Livros de história e artigos acadêmicos
  • Documentários, músicas e obras de arte referentes aos períodos estudados

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo