Pinturas que Falam: Interpretando a Arte Brasileira

Desenvolvida por: Sybell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: Arte brasileira, crítica e estética

Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma experiência profunda com a arte brasileira, explorando sua diversidade cultural e histórica. Antes de vir para a aula, os alunos são incumbidos de pesquisar sobre um artista brasileiro de sua escolha, focando em entender suas obras, técnicas utilizadas, e a contribuição desses artistas para a cultura e a arte como um todo. Durante a aula, cada aluno ou grupo partilha suas descobertas, promovendo um debate rico sobre os diferentes aspectos das obras apresentadas. Em seguida, os alunos se dividirão em grupos para escolher uma obra do artista pesquisado, com o objetivo de analisá-la mais profundamente, considerando elementos como a técnica utilizada, o tema da obra, e seu impacto cultural. A metodologia ativa de Sala de Aula Invertida é aplicada, priorizando a pesquisa e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é cultivar nos alunos uma apreciação profunda pela arte brasileira, desenvolvendo suas habilidades de análise crítica, interpretação e apreciação estética. Ao se aprofundarem na vida e obra de artistas brasileiros, os estudantes expandirão seus conhecimentos sobre a diversidade cultural e a riqueza histórica do Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolvem um pensamento crítico apurado sobre arte e cultura.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre arte.
  • Promover a apreciação pela diversidade cultural brasileira através das artes.
  • Estimular a capacidade de interpretação e crítica estética das obras artísticas.
  • Fomentar o debate e a discussão em grupo sobre temas relacionados à arte brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar e debater, com base em critérios, juízos e argumentos éticos, estéticos, políticos, de gosto ou de valor, questões relativas às linguagens e suas tecnologias, em diferentes mídias.
  • EM13ARV301 - Utilizar procedimentos artísticos e tecnológicos para experimentar e criar trabalhos em artes visuais, articulando-os com temas, contextos, tecnologias e áreas do conhecimento.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra em promover o entendimento e a apreciação dos estudantes sobre a arte brasileira, abordando diferentes artistas, estilos e movimentos culturais presentes no Brasil. Abordará também questões de crítica e estética artística, estimulando uma visão crítica sobre a arte e sua relevância cultural.

  • História da arte brasileira
  • Diversidade cultural na arte brasileira
  • Técnicas artísticas e suas aplicações
  • Análise crítica e estética de obras de arte

Metodologia

A adoção da Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos se tornem protagonistas de seu aprendizado, dedicando-se à pesquisa e análise antes da aula. Em sala, a participação ativa na discussão e apresentações incentivará a colaboração e o compartilhamento de perspectivas distintas, enriquecendo o processo educativo.

  • Pré-aula: pesquisa individual sobre um artista brasileiro.
  • Intra-aula: compartilhamento das pesquisas e discussão em grupo.
  • Intra-aula: análise coletiva de uma obra de arte, considerando aspectos técnicos, temáticos e de impacto cultural.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a partilha das pesquisas e a formação dos grupos para discussão. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas análises das obras selecionadas.

  • Aula 1: Apresentação das pesquisas e formação dos grupos de discussão.
  • Aula 2: Apresentação das análises das obras e debate coletivo.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa apresentada, na profundidade da análise crítica das obras e na participação ativa durante as discussões em sala. Será valorizada a habilidade de relacionar a obra com o contexto cultural, histórico e técnico, demonstrando compreensão dos conceitos estudados. Exemplos de critérios incluem clareza na exposição de ideias, argumentação consistente sobre as escolhas artísticas e contribuição para o debate em grupo.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, apresentações em PowerPoint para compartilhar as descobertas, imagens das obras de arte para análise e espaços adequados que favoreçam o debate e a colaboração entre os alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa prévia.
  • Datashow e computador para apresentações em sala.
  • Imagens em alta resolução das obras de arte para análise.
  • Espaço físico adequado para facilitar a discussão e o trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo