Esta atividade propõe uma imersão no cotidiano do bairro onde a escola está inserida, com o objetivo de desenvolver habilidades de observação, investigação e escrita nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através de uma saída de campo, os estudantes irão atuar como repórteres, coletando dados, realizando entrevistas e fotografando, a fim de transformar experiências diretas em notícias que reflitam as particularidades e as histórias do seu entorno. De volta à sala de aula, este material coletado servirá como base para a redação de notícias, onde os alunos deverão exercitar a seleção criteriosa das informações, a construção textual e o reconhecimento de diferentes perspectivas sobre um mesmo fato, explorando os conceitos de objetividade e subjetividade no jornalismo. Este processo contribuirá não apenas para o aprendizado das técnicas jornalísticas, mas também para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as formas como as notícias são produzidas e consumidas.
O intuito desta atividade é promover o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e análise crítica nos alunos, utilizando o contexto do seu bairro como laboratório para a prática jornalística. Espera-se que os estudantes aprendam a identificar potenciais notícias no dia a dia, coletar e selecionar informações de forma ética, realizar entrevistas, construir narrativas coerentes e envolventes, e refletir sobre a importância de apresentar diferentes pontos de vista sobre o mesmo evento. Além disso, a atividade visa estimular a curiosidade, a observação atenta e o pensamento crítico, bem como fortalecer as habilidades de comunicação e expressão dos alunos, importantes para todas as áreas do conhecimento.
A abordagem pedagógica inclui o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, por meio do trabalho com gêneros textuais, especificamente, o gênero notícia. A atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de explorar o meio social em que estão inseridos, identificando fatos noticiáveis, aprendendo a realizar entrevistas e a redigir textos dentro das convenções do jornalismo. Além disso, a reflexão sobre objetividade e subjetividade contribuirá para uma compreensão mais profunda das nuances da língua e da sua capacidade de moldar percepções sobre a realidade.
Utilizando uma metodologia ativa e participativa, a atividade será dividida em duas partes principais: a saída de campo e a produção textual em sala de aula. Durante a saída, os alunos serão orientados a observar atentamente o ambiente, realizar entrevistas com moradores sob supervisão dos professores e capturar fotos que representem potenciais notícias. Após a coleta de dados, em sala de aula, serão discutidas as estratégias para a seleção de informações e a construção de um texto jornalístico, com foco na objetividade, clareza e inclusão de múltiplos pontos de vista.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a preparação para a saída de campo e a execução da mesma. A segunda aula será dedicada à produção textual, análise e revisão das notícias escritas pelos alunos.
A avaliação dos alunos será baseada na participação ativa durante a saída de campo, na qualidade das informações coletadas, e na habilidade de compilar esses dados em uma notícia bem estruturada. Será considerado o uso adequado das técnicas de entrevista, a objetividade e a representação de múltiplos pontos de vista nas notícias redigidas. Critérios como criatividade, coerência, ortografia e gramática também serão levados em conta na avaliação das produções textuais. Exemplos de bons trabalhos serão compartilhados com a turma, estimulando o reconhecimento das competências desenvolvidas.
Para a realização desta atividade, serão necessários blocos de notas ou cadernos, canetas, dispositivos para captura de fotos (se possível), e materiais de apoio para a escrita das notícias em sala de aula, incluindo dicionários e acesso à internet para pesquisa. O uso de gravadores ou smartphones para as entrevistas pode ser considerado, respeitando as diretrizes de privacidade e consentimento.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula