Diário de Bordo: Na Trilha das Notícias

Desenvolvida por: Marla (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Jornalismo e Mídia Local

Esta atividade propõe uma imersão no cotidiano do bairro onde a escola está inserida, com o objetivo de desenvolver habilidades de observação, investigação e escrita nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Através de uma saída de campo, os estudantes irão atuar como repórteres, coletando dados, realizando entrevistas e fotografando, a fim de transformar experiências diretas em notícias que reflitam as particularidades e as histórias do seu entorno. De volta à sala de aula, este material coletado servirá como base para a redação de notícias, onde os alunos deverão exercitar a seleção criteriosa das informações, a construção textual e o reconhecimento de diferentes perspectivas sobre um mesmo fato, explorando os conceitos de objetividade e subjetividade no jornalismo. Este processo contribuirá não apenas para o aprendizado das técnicas jornalísticas, mas também para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as formas como as notícias são produzidas e consumidas.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é promover o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e análise crítica nos alunos, utilizando o contexto do seu bairro como laboratório para a prática jornalística. Espera-se que os estudantes aprendam a identificar potenciais notícias no dia a dia, coletar e selecionar informações de forma ética, realizar entrevistas, construir narrativas coerentes e envolventes, e refletir sobre a importância de apresentar diferentes pontos de vista sobre o mesmo evento. Além disso, a atividade visa estimular a curiosidade, a observação atenta e o pensamento crítico, bem como fortalecer as habilidades de comunicação e expressão dos alunos, importantes para todas as áreas do conhecimento.

  • Desenvolver habilidades de observação e coleta de informações significativas do entorno.
  • Praticar técnicas de entrevista e registro fotográfico.
  • Escrever notícias a partir de informações coletadas, aplicando conceitos de construção textual.
  • Reconhecer e aplicar a importância da objetividade e da apresentação de diferentes pontos de vista em um texto jornalístico.
  • Estimular o pensamento crítico sobre os meios de comunicação e a produção de notícias.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF06LP03
  • description": Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica inclui o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, por meio do trabalho com gêneros textuais, especificamente, o gênero notícia. A atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de explorar o meio social em que estão inseridos, identificando fatos noticiáveis, aprendendo a realizar entrevistas e a redigir textos dentro das convenções do jornalismo. Além disso, a reflexão sobre objetividade e subjetividade contribuirá para uma compreensão mais profunda das nuances da língua e da sua capacidade de moldar percepções sobre a realidade.

  • Gêneros textuais: a notícia no jornalismo.
  • Técnicas de coleta de informações: observação, entrevista e registro fotográfico.
  • Estrutura da notícia: manchete, lead, corpo do texto.
  • Objetividade e subjetividade no texto jornalístico.
  • Técnicas de escrita e revisão textual.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa e participativa, a atividade será dividida em duas partes principais: a saída de campo e a produção textual em sala de aula. Durante a saída, os alunos serão orientados a observar atentamente o ambiente, realizar entrevistas com moradores sob supervisão dos professores e capturar fotos que representem potenciais notícias. Após a coleta de dados, em sala de aula, serão discutidas as estratégias para a seleção de informações e a construção de um texto jornalístico, com foco na objetividade, clareza e inclusão de múltiplos pontos de vista.

  • Preparação para a saída de campo: orientações sobre ética, técnica de entrevista e observação.
  • Saída de campo para coleta de informações.
  • Seleção e análise das informações coletadas.
  • Produção textual em sala de aula: escrita de notícias com base nos dados coletados.
  • Revisão coletiva dos textos produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a preparação para a saída de campo e a execução da mesma. A segunda aula será dedicada à produção textual, análise e revisão das notícias escritas pelos alunos.

  • Aula 1: Preparação e saída de campo para coleta de informações.
  • Aula 2: Produção, análise e revisão das notícias.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação ativa durante a saída de campo, na qualidade das informações coletadas, e na habilidade de compilar esses dados em uma notícia bem estruturada. Será considerado o uso adequado das técnicas de entrevista, a objetividade e a representação de múltiplos pontos de vista nas notícias redigidas. Critérios como criatividade, coerência, ortografia e gramática também serão levados em conta na avaliação das produções textuais. Exemplos de bons trabalhos serão compartilhados com a turma, estimulando o reconhecimento das competências desenvolvidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários blocos de notas ou cadernos, canetas, dispositivos para captura de fotos (se possível), e materiais de apoio para a escrita das notícias em sala de aula, incluindo dicionários e acesso à internet para pesquisa. O uso de gravadores ou smartphones para as entrevistas pode ser considerado, respeitando as diretrizes de privacidade e consentimento.

  • Blocos de notas ou cadernos e canetas.
  • Câmeras fotográficas ou smartphones (com permissão para uso).
  • Computadores ou tablets (para pesquisa e escrita das notícias).
  • Material de referência para escrita e revisão textual (dicionários, guias de estilo).
  • Software de edição de texto (Word, Google Docs).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo