Tesouros Escondidos em Quadrinhas

Desenvolvida por: Emily … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Quadrinhas Populares e Parlendas

Nesta atividade educativa 'Tesouros Escondidos em Quadrinhas', pensada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, o objetivo é explorar o universo lúdico e poético das quadrinhas populares e parlendas. A atividade inicia com a formação de uma Roda de Debate, onde o professor apresentará diferentes quadrinhas e parlendas, compartilhando suas origens, ritmos, e convidando os alunos a refletir sobre seus significados. Após a imersão inicial, os alunos serão estimulados a participar ativamente através de uma metodologia ativa, expressando suas interpretações e associando os textos a contextos conhecidos. Na sequência, eles serão divididos em pequenos grupos com a tarefa de escolher suas quadrinhas favoritas para então criar ilustrações representativas dos significados ou histórias por eles interpretados. A arte produzida será finalmente exposta em uma exibição de classe, permitindo a partilha de visões e a celebração da criatividade. Esta atividade é uma oportunidade para fomentar a apreciação pela literatura popular, além de desenvolver habilidades de leitura, interpretação, trabalho em equipe e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo estimular a capacidade interpretativa, criativa e expressiva dos alunos por meio da exploração de quadrinhas populares e parlendas. Espera-se que, ao fim do projeto, os alunos sejam capazes de reconhecer e valorizar essas formas de expressão cultural, compreendendo seus ritmos, rimas e significados. A interação em grupo durante a fase de escolha e ilustração das quadrinhas favoritas visa promover o trabalho colaborativo e a apreciação pelas diferentes interpretações e representações de cada texto. Além disso, o projeto busca desenvolver habilidades de leitura, ao incentivar que os alunos leiam e interpretem os textos junto aos colegas e sob orientação do professor.

  • Compreender o significado, ritmo e rima das quadrinhas populares e parlendas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Estimular a criatividade e expressão artística por meio da criação de ilustrações.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe.
  • Valorizar formas de expressão cultural popular.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Conteúdo Programático

O programa desta atividade centra-se na exploração e interpretação de quadrinhas populares e parlendas, destacando a importância destes gêneros na cultura popular e na literatura infantil. A metodologia empregada buscará unir a análise literária com expressões artísticas, visando uma compreensão aprofundada dos textos e fomentando a capacidade de representação visual dos alunos. Em adição, o conteúdo programático visa integrar habilidades de leitura e interpretação com o desenvolvimento social e emocional dos estudantes, por meio de práticas colaborativas e expressivas.

  • Introdução às quadrinhas populares e parlendas: histórias e origens.
  • Análise de ritmo, rima e significado em quadrinhas e parlendas.
  • Criação artística e representação visual das quadrinhas escolhidas.
  • Exposição e apreciação do trabalho em grupo.
  • Reflexão sobre a diversidade cultural e as várias formas de expressão.

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem pedagógica que integra a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos como metodologias ativas para engajar os alunos na exploração das quadrinhas populares e parlendas. A interação inicial na Roda de Debate facilitará um ambiente de diálogo aberto e participativo, onde os alunos poderão compartilhar suas percepções e curiosidades. Posteriormente, na fase de criação das ilustrações, aplicaremos princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos para promover um ambiente de descoberta e criatividade, onde os alunos aprenderão enquanto criam, colaboram e se divertem.

  • Roda de Debate para exploração inicial das quadrinhas e parlendas.
  • Discussão em grupo para interpretação e escolha das quadrinhas.
  • Utilização de materiais artísticos para ilustração das quadrinhas.
  • Organização de uma exposição das criações dos alunos.
  • Debate reflexivo sobre o processo criativo e aprendizados alcançados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Tesouros Escondidos em Quadrinhas' será realizada ao longo de 40 aulas de 30 minutos cada, totalizando 20 horas. Iniciaremos com introduções e imersões nas quadrinhas, seguidas de atividades de interpretação e discussão. As sessões de criação artística e preparação para a exposição serão distribuídas de maneira a equilibrar a carga de trabalho e manter o engajamento dos alunos.

  • Aula 1-4: Introdução às quadrinhas e parlendas.
  • Aula 5-8: Análise e discussão em Roda de Debate.
  • Aula 9-20: Sessões de trabalho em grupo para criação das ilustrações.
  • Aula 21-30: Preparação para a exposição das ilustrações.
  • Aula 31-40: Realização da exposição e debates reflexivos sobre o processo criativo.

Avaliação

A avaliação nesta atividade se dará por meio da observação contínua do envolvimento e participação dos alunos durante todas as fases do projeto. Aspectos como contribuições individuais e em grupo durante as Rodas de Debate, a criatividade e esforço empregado nas ilustrações, a capacidade de trabalhar colaborativamente e a participação ativa nas discussões e exposição final serão considerados. A ênfase será dada ao processo de aprendizagem e ao desenvolvimento das habilidades interpessoais, artísticas e de interpretação de texto, mais do que em resultados finais quantitativos. A autoavaliação e a avaliação por pares após a exposição das artes permitirão aos alunos refletir sobre seus aprendizados e progressos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva desta atividade serão necessários diversos recursos, como cópias impressas de quadrinhas e parlendas, materiais para a realização da Roda de Debate, diversos materiais artísticos (papéis, lápis de cor, tintas, pincéis) para as sessões de criação, e espaço adequado para a exposição das obras criadas. A utilização de recursos digitais, como apresentações e vídeos para introduzir as quadrinhas e parlendas, também será considerada para enriquecer a experiência educativa.

  • Cópias de quadrinhas e parlendas selecionadas.
  • Materiais artísticos para ilustração (papéis, lápis de cor, tintas, pincéis).
  • Espaço preparado para Roda de Debate.
  • Recursos digitais para apoio (data show, computador, acesso à internet).
  • Espaço adequado para realização da exposição.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo