Exploradores do Planeta Azul

Desenvolvida por: Nathal… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Características da Terra

Nesta atividade, intitulada 'Exploradores do Planeta Azul', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental transformar-se-ão em verdadeiros exploradores da Terra. Através de uma experiência prática e interativa, eles vão mergulhar no estudo de nosso planeta, utilizando para isso uma variedade de recursos como globos, mapas e fotografias de satélite, tanto em formato físico quanto digital. Os alunos serão organizados em grupos e cada grupo será encarregado de investigar e apresentar para a turma uma característica específica da Terra - seja seu formato esférico, a predominância de água em sua superfície, ou as diversas formas de relevo e vegetação existentes. A atividade é projetada para incentivar a curiosidade, a pesquisa e a colaboração entre os alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa sobre a geografia e ciências naturais do nosso planeta. Eles utilizarão os recursos disponíveis para fundamentar suas descobertas, estimulando o desenvolvimento de habilidades críticas de observação, análise e apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das características físicas da Terra, promovendo um engajamento direto com recursos educacionais variados. Ao estudar o planeta através de globos, mapas e imagens de satélite, os alunos aprenderão sobre a forma esférica da Terra, a diversidade de seu relevo, a vastidão de suas massas de água, e a riqueza de suas vegetações. Ao assumirem o papel de exploradores, eles desenvolverão habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação, enquanto exploram conceitos de geografia e ciências naturais. O objetivo é que, através desta experiência prática, os alunos se tornem mais conscientes e curiosos sobre o mundo ao seu redor, construindo uma base sólida de conhecimento sobre as características fundamentais do nosso planeta.

  • Compreender a forma esférica da Terra e a presença significativa de água em sua superfície.
  • Identificar as diferentes formas de relevo e tipos de vegetação presentes no planeta.
  • Desenvolver habilidades de observação ao investigar mapas, globos e fotografias de satélite.
  • Aprimorar habilidades de pesquisa e colaboração ao trabalhar em grupo para explorar aspectos específicos da Terra.
  • Melhorar a capacidade de comunicação ao apresentar as descobertas para a turma.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI07: Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • EF03CI08: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Conteúdo Programático

A atividade 'Exploradores do Planeta Azul' está alinhada aos eixos temáticos de Ciências da Natureza, enfatizando a observação, investigação e compreensão das características físicas da Terra. Ao longo das sessões, os alunos irão explorar a forma e composição do nosso planeta, incluindo o estudo da hidrosfera, litosfera e biosfera. Este conteúdo programático visa não apenas fornecer conhecimento científico sobre a Terra, mas também desenvolver habilidades de pensamento crítico, pesquisa e trabalho em equipe, essenciais para a aprendizagem significativa.

  • Forma esférica da Terra
  • Presença de água na superfície da Terra
  • Diferentes formas de relevo e vegetação
  • Uso de globos, mapas e fotografias de satélite como ferramentas de estudo

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade envolverá os alunos de maneira direta em seu processo de aprendizagem. Em um ambiente colaborativo, eles serão incentivados a investigar, questionar e compartilhar seus conhecimentos sobre as características da Terra. A pesquisa com recursos diversos - como globos, mapas e imagens de satélite - permitirá que os estudantes descubram por si mesmos as informações, guiando suas próprias descobertas sob a supervisão e orientação do professor. Esta abordagem promove a autonomia do aluno, a responsabilidade pelo aprendizado e a construção compartilhada do conhecimento.

  • Divisão da classe em grupos para explorarem diferentes características da Terra.
  • Uso de recursos físicos e digitais para investigação.
  • Apresentação das descobertas de cada grupo para a turma.
  • Debates e reflexões mediadas pelo professor sobre as informações apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas igualmente em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao projeto e iniciam suas pesquisas em grupo. Na segunda aula, os grupos finalizam suas pesquisas e preparam suas apresentações para a classe.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início das pesquisas em grupo.
  • Aula 2: Finalização das pesquisas e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Apresentação dos projetos dos grupos e debates.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como engajamento, profundidade da pesquisa e clareza na apresentação. Cada grupo será avaliado pela sua capacidade de explorar e explicar a característica da Terra designada, utilizando efetivamente os recursos disponíveis. A participação individual também será considerada, observando-se o contributo de cada aluno para o trabalho do grupo. Além disso, avaliar-se-á a habilidade dos alunos em colaborar e comunicar suas descobertas de maneira coesa e detalhada. Exemplos específicos de contribuições destacadas ou pontos de melhoria poderão ser utilizados para feedback.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que inclui globos terrestres, mapas diversos (políticos, físicos e temáticos), além de acesso a fotografias de satélite, que podem ser obtidas através da internet. Estes materiais servirão como base para a investigação e análise dos alunos, permitindo uma abordagem hands-on que enriquece a experiência de aprendizagem. Recursos digitais, como aplicativos de geografia ou sites educacionais, também serão recomendados para complementar os estudos e apresentações.

  • Globos terrestres
  • Mapas diversos (políticos, físicos e temáticos)
  • Acesso a internet para fotografias de satélite
  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Materiais de apoio para as apresentações (cartolina, marcadores, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo