Detetives da Dengue

Desenvolvida por: Leandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Saúde e Prevenção

A atividade 'Detetives da Dengue' é uma proposta interdisciplinar que visa engajar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na identificação e prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Transformados em detetives, os estudantes serão incentivados a investigar a escola e suas proximidades, utilizando uma ficha de campo para registrar os possíveis criadouros do inseto. Com a supervisão do professor, discutirão medidas eficazes de combate e prevenção, considerando os ambientes escolar e residencial. Ao final, em grupos, desenvolverão cartazes informativos para promover a conscientização sobre a importância da prevenção da dengue. Esta atividade proporcionará uma aprendizagem significativa, fomentando a responsabilidade social, a pesquisa e a criatividade dos alunos, além de contribuir para um ambiente mais seguro e saudável.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de observação e análise crítica sobre a realidade que os cerca, aplicando o conhecimento adquirido na identificação e prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti. Visa-se promover a conscientização sobre as consequências da dengue para a saúde pública e a importância do engajamento comunitário nas ações de combate. Os estudantes aprenderão a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de pesquisa, além de exercitar a expressão de ideias por meio da criação de cartazes. Este projeto também busca evidenciar a importância da interdisciplinaridade, conectando conhecimentos de Ciências, Artes e Língua Portuguesa.

  • Observar e identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
  • Pesquisar e discutir métodos eficazes de combate e prevenção da dengue.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pesquisa.
  • Expressar ideias criativamente na confecção de cartazes.
  • Promover a conscientização sobre a dengue na comunidade escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

A atividade será fundamentada em conceitos de Ciências ligados à saúde e ao meio ambiente, enfatizando a biologia do mosquito Aedes aegypti, a transmissão da dengue, métodos de prevenção e combate aos focos do mosquito. Além disso, trabalhará habilidades de Língua Portuguesa na leitura, interpretação de textos e produção de cartazes informativos, além de princípios de Artes Visuais no design e comunicação visual. A integração dessas áreas promove uma compreensão mais ampla e um engajamento prático sobre o tema.

  • Biologia do mosquito Aedes aegypti.
  • Métodos de prevenção e combate à dengue.
  • Leitura e interpretação de textos informativos.
  • Produção de cartazes como forma de comunicação visual.
  • Trabalho em equipe e responsabilidade social.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada para estimular os alunos a se tornarem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através da investigação, pesquisa e trabalho colaborativo, os alunos serão guiados no processo de descoberta e resolução de problemas reais relacionados à proliferação do mosquito Aedes aegypti. As atividades práticas, como a busca por focos do mosquito na escola e o desenvolvimento de campanhas de conscientização, servirão como base para a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

  • Investigação de campo na escola e arredores.
  • Pesquisa em grupos sobre métodos de prevenção da dengue.
  • Elaboração de cartazes informativos.
  • Exposição e discussão dos cartazes com a comunidade escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, discussão teórica sobre o Aedes aegypti e organização das equipes. A segunda aula será dedicada à investigação de campo e coleta de dados. A última aula focará no desenvolvimento dos cartazes e na preparação para a exposição dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e fundamentação teórica.
  • Aula 2: Investigação de campo e coleta de dados.
  • Aula 3: Desenvolvimento dos cartazes e preparação para exposição.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios de participação, engajamento nas atividades de campo, qualidade da pesquisa realizada, criatividade e clareza dos cartazes produzidos, além da capacidade de trabalhar em equipe. Será dada especial atenção à reflexão crítica dos alunos sobre a importância da prevenção da dengue e ao impacto de suas ações na comunidade. A apresentação dos cartazes e a discussão em sala servirão como elementos de autoavaliação e avaliação pela comunidade escolar.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais como fichas de campo para anotações, materiais para a produção de cartazes (papel kraft, tintas, pincéis, canetinhas, cola, etc.), acesso à internet para pesquisa e câmeras ou smartphones para documentação fotográfica dos locais investigados. Também serão utilizados recursos didáticos relacionados ao tema da dengue, incluindo artigos, vídeos e infográficos.

  • Fichas de campo para anotações.
  • Materiais para produção de cartazes.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Câmeras ou smartphones para documentação fotográfica.
  • Recursos didáticos sobre a dengue.

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