Expressão Livre x Discurso de Ódio: A Grande Assembleia

Desenvolvida por: Robert… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação para a Cidadania
Temática: Liberdade de Expressão e Discursos de Ódio

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de sala de aula invertida, uma abordagem pedagógica que coloca os estudantes como protagonistas de seu aprendizado. Antes de virem para a sala de aula, os alunos terão a tarefa de assistir a vídeos selecionados e ler artigos que abordam a diferença entre liberdade de expressão e discursos de ódio. Essa preparação prévia tem como objetivo fornecer uma base sólida de conhecimento que será utilizada durante a atividade em sala. Em seguida, na sala de aula, eles serão divididos em grupos, com cada grupo representando diferentes pontos de vista sobre a temática. Primeiramente, terão que preparar argumentos, baseando-se em exemplos reais ou hipotéticos, para defender suas posições sobre a expressão livre e o discurso de ódio, sempre considerando a linha tênue que os separa. O ponto alto da atividade será uma assembleia simulada seguida de uma roda de debates, onde os grupos apresentarão suas posições e argumentos. Esta estratégia didática é estruturada para promover uma discussão respeitosa e bem fundamentada, fomentando noções de empatia, respeito mútuo e a importância da diversidade de opiniões em um ambiente democrático.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa levar os alunos do 8º ano a compreender a importância da liberdade de expressão como um pilar fundamental das sociedades democráticas, enquanto identificam e rejeitam os discursos de ódio. Através da análise de casos reais ou hipotéticos, os estudantes desenvolverão a capacidade de diferenciar claramente entre os dois conceitos, reconhecendo as responsabilidades e limites da expressão livre. Adicionalmente, ao engajarem-se em discussões argumentativas, eles exercitarão habilidades críticas de escuta, fala, leitura e escrita, além de aprimorarem suas capacidades de trabalho em equipe, negociação e apresentação. Essas competências interdisciplinares são cruciais não apenas para seu sucesso acadêmico, mas também para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em sua participação social.

  • Compreender a diferença entre liberdade de expressão e discursos de ódio.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Promover a empatia e o respeito mútuo em discussões sobre temas polêmicos.
  • Exercitar a escuta ativa e o respeito por diferentes pontos de vista.
  • Incentivar a participação cidadã responsável e informada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

Conteúdo Programático

A atividade centra-se no estudo crítico da liberdade de expressão e do discurso de ódio, conceituando cada um deles e explorando suas implicações éticas, legais e sociais. Os alunos investigarão como diferentes sociedades e legislações pelo mundo lidam com a complexidade desses temas. Além disso, a atividade estimulará a reflexão sobre o impacto da internet e das redes sociais na propagação de discursos de ódio. Por meio dessa abordagem holística, os estudantes serão capacitados a pensar criticamente sobre o papel da mídia, as responsabilidades individuais e coletivas na comunicação e a importância de salvaguardar a liberdade de expressão dentro dos limites do respeito mútuo e da dignidade humana.

  • Definição e fundamentos da liberdade de expressão.
  • Caracterização do discurso de ódio e suas consequências.
  • Estudo de casos reais e hipotéticos para análise e discussão.
  • Legislação e políticas públicas sobre liberdade de expressão e discurso de ódio.
  • O papel da internet e das redes sociais na disseminação de discursos de ódio.

Metodologia

Empregando uma metodologia ativa, esta atividade integra a Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Os alunos preparar-se-ão previamente por meio de materiais digitais selecionados, facilitando a imersão no tema antes da discussão em sala. Em grupos, eles representarão pontos de vista diversos, simulando uma assembleia para debater os casos estudados. Esta abordagem promove a colaboração, o pensamento crítico e a expressão oral, essencial para a defesa de argumentos. A roda de debates ao final permite que as ideias sejam expostas e confrontadas, criando uma rica troca de perspectivas.

  • Preparação prévia com vídeos e artigos sobre o tema.
  • Formação de grupos para representação de diferentes perspectivas.
  • Simulação de assembleia para apresentação e defesa de argumentos.
  • Roda de debates para discussão e confronto de ideias.
  • Uso de métodos ativos para estimular o envolvimento e a participação.

Aulas e Sequências Didáticas

Distribuída ao longo de 20 horas, esta atividade é dividida em 30 aulas de 40 minutos. Iniciará com a preparação prévia dos alunos, seguida pela apresentação dos conceitos chave e formação dos grupos. As próximas aulas serão dedicadas à pesquisa, preparação de argumentos e ensaios para a assembleia. A atividade culminará em uma grande assembleia simulada e roda de debates, permitindo uma análise profunda das posições e promovendo uma síntese coletiva.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação da metodologia.
  • Aulas 2-5: Trabalho individual de preparação prévia.
  • Aulas 6-10: Apresentação dos conceitos e formação dos grupos.
  • Aulas 11-20: Pesquisa e preparação de argumentos.
  • Aulas 21-25: Ensaios e ajuste dos argumentos.
  • Aulas 26-30: Assembleia simulada e roda de debates.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação individual e coletiva, na qualidade dos argumentos apresentados e na capacidade de colaboração e respeito pelas opiniões alheias. Serão avaliados o engajamento dos alunos com o material preparatório, a profundidade da análise crítica demonstrada nos debates e a habilidade de articulação e defesa de seus pontos de vista. Destaca-se, igualmente, a avaliação da habilidade de escuta ativa e da construção de argumentos fundamentados, assim como a utilização construtiva de feedbacks para aprimoramento dos argumentos. Exemplos de desempenho serão compartilhados para promover a autoavaliação e a reflexão contínua sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos incluirão uma seleção cuidadosa de vídeos educativos e artigos que delineiem os conceitos chave de liberdade de expressão e discurso de ódio. Serão utilizados também recursos digitais para facilitar a comunicação e o compartilhamento de materiais entre os alunos, como plataformas de aprendizagem colaborativa. Além disso, recursos para a realização da assembleia simulada, como espaço adequado, microfones e possibilidade de gravação para posterior análise, serão providenciados, garantindo que a experiência seja o mais imersiva possível.

  • Vídeos educativos e artigos específicos sobre o tema.
  • Plataformas de aprendizagem colaborativa e comunicação online.
  • Espaço adequado para a realização da assembleia e debates.
  • Microfones e equipamentos de gravação para análise posterior.
  • Materiais de apoio para preparação de argumentos e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo