Construtores de Impérios: Astecas, Maias e Incas

Desenvolvida por: Adilso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Civilizações Pré-Colombianas

Esta atividade propõe uma investigação profunda sobre as civilizações dos astecas, maias e incas, conduzida pelos alunos em um esforço de pesquisa prévia, seguida de uma rica discussão em sala de aula. Utilizando o modelo de Sala de Aula Invertida, os alunos serão encarregados de buscar informações em casa sobre os territórios ocupados por esses povos, seus aportes culturais, científicos, sociais e econômicos. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem ativa, na qual os estudantes compartilham conhecimentos adquiridos e participam de uma Roda de Debate para comparar, contrastar e entender o significado histórico e o legado dessas civilizações na nossa cultura contemporânea. Esta abordagem não só facilitará uma compreensão mais profunda das contribuições desses povos mas também desenvolverá habilidades críticas de pensamento, pesquisa e comunicação entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a identificar e compreender os aspectos territoriais, culturais, científicos, sociais e econômicos das civilizações asteca, maia e inca, promovendo uma compreensão mais ampla do legado desses povos na história e na cultura contemporânea. Por meio da metodologia ativa e da participação em rodas de debate, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa independente, pensamento crítico, argumentação e comunicação eficaz, essenciais para o aprendizado significativo em todas as áreas do conhecimento.

  • Identificar os territórios ocupados pelos astecas, maias e incas.
  • Pesquisar os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dessas civilizações.
  • Estimular a compreensão da importância histórica desses povos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI07: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
  • EF06HI08: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá um estudo detalhado sobre as civilizações astecas, maias e incas, focando nos seus territórios, cultura, contribuições científicas, estrutura social e economia. Os alunos irão explorar o impacto dessas civilizações até os tempos modernos, compreendendo como esses povos moldaram aspectos da nossa cultura e sociedade.

  • Territórios dos astecas, maias e incas
  • Aportes culturais das civilizações pré-colombianas
  • Contribuições científicas e tecnológicas
  • Estrutura social e economia
  • Legado histórico e influência contemporânea

Metodologia

A atividade será guiada pela metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão preparar pesquisas em casa e trazer informações para a sala. A Roda de Debate será o momento de compartilhar e discutir essas informações, permitindo uma troca de conhecimento enriquecedora. Este método promove a autonomia do aluno e valoriza a construção colaborativa do conhecimento.

  • Pesquisa individual sobre os temas propostos
  • Preparação de um resumo dos dados coletados
  • Participação ativa na Roda de Debate
  • Utilização de recursos multimídia para suporte

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e orientação para a pesquisa. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate para compartilhamento e discussão das informações pesquisadas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e orientações para a pesquisa.
  • Aula 2: Roda de Debate e discussões.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa na Roda de Debate, na qualidade das informações trazidas pelos alunos e no desenvolvimento das habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação. Serão avaliados também a compreensão dos conteúdos e a capacidade de estabelecer conexões entre as civilizações estudadas e seu legado na atualidade. Exemplos de participação qualitativa e contribuições significativas durante o debate serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, materiais para anotação, e dispositivos multimídia para a apresentação dos conteúdos durante a Roda de Debate. Recursos visuais, como mapas e imagens das civilizações, também serão fundamentais para enriquecer a discussão.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para anotação
  • Dispositivos multimídia (computadores, projetores etc.)
  • Recursos visuais (mapas, imagens, vídeos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo