Esta atividade propõe uma investigação profunda sobre as civilizações dos astecas, maias e incas, conduzida pelos alunos em um esforço de pesquisa prévia, seguida de uma rica discussão em sala de aula. Utilizando o modelo de Sala de Aula Invertida, os alunos serão encarregados de buscar informações em casa sobre os territórios ocupados por esses povos, seus aportes culturais, científicos, sociais e econômicos. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem ativa, na qual os estudantes compartilham conhecimentos adquiridos e participam de uma Roda de Debate para comparar, contrastar e entender o significado histórico e o legado dessas civilizações na nossa cultura contemporânea. Esta abordagem não só facilitará uma compreensão mais profunda das contribuições desses povos mas também desenvolverá habilidades críticas de pensamento, pesquisa e comunicação entre os alunos.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a identificar e compreender os aspectos territoriais, culturais, científicos, sociais e econômicos das civilizações asteca, maia e inca, promovendo uma compreensão mais ampla do legado desses povos na história e na cultura contemporânea. Por meio da metodologia ativa e da participação em rodas de debate, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa independente, pensamento crítico, argumentação e comunicação eficaz, essenciais para o aprendizado significativo em todas as áreas do conhecimento.
O conteúdo programático abrangerá um estudo detalhado sobre as civilizações astecas, maias e incas, focando nos seus territórios, cultura, contribuições científicas, estrutura social e economia. Os alunos irão explorar o impacto dessas civilizações até os tempos modernos, compreendendo como esses povos moldaram aspectos da nossa cultura e sociedade.
A atividade será guiada pela metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão preparar pesquisas em casa e trazer informações para a sala. A Roda de Debate será o momento de compartilhar e discutir essas informações, permitindo uma troca de conhecimento enriquecedora. Este método promove a autonomia do aluno e valoriza a construção colaborativa do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e orientação para a pesquisa. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate para compartilhamento e discussão das informações pesquisadas.
A avaliação será baseada na participação ativa na Roda de Debate, na qualidade das informações trazidas pelos alunos e no desenvolvimento das habilidades de pesquisa, argumentação e comunicação. Serão avaliados também a compreensão dos conteúdos e a capacidade de estabelecer conexões entre as civilizações estudadas e seu legado na atualidade. Exemplos de participação qualitativa e contribuições significativas durante o debate serão valorizados.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, materiais para anotação, e dispositivos multimídia para a apresentação dos conteúdos durante a Roda de Debate. Recursos visuais, como mapas e imagens das civilizações, também serão fundamentais para enriquecer a discussão.
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