Criando Novos Sentidos

Desenvolvida por: Vanaid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Escrita criativa e interpretação de texto

A atividade 'Criando Novos Sentidos' tem por objetivo estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Médio a habilidade de recriar significados para palavras ou expressões usuais, por meio da escrita criativa. Durante a atividade, os alunos serão organizados em grupos e cada um receberá uma lista de palavras e expressões. O desafio será criar novos contextos e significados para essas palavras e expressões, desenvolvendo curtas histórias ou descrições que demonstrem esses novos usos. A conclusão da atividade envolverá a apresentação desses textos à classe, seguida de um debate guiado pelo professor sobre como a manipulação das palavras em um texto (alteração da ordenação, combinação e contraposição) pode ampliar as possibilidades de interpretação e de significado. Essa discussão se baseará nos exemplos fornecidos pelos alunos, evidenciando como a linguagem é versátil e pode ser moldada de diversas formas para alcançar diferentes efeitos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de pensar de forma crítica e criativa sobre a linguagem, percebendo a maleabilidade e a potência das palavras na comunicação. Os alunos aprenderão a importância da escolha de palavras e da estruturação de frases na construção de textos com significados variados. Espera-se que, ao fim, os estudantes sejam capazes de reconhecer e aplicar diferentes estratégias de escrita para expressar ideias, emoções e opiniões de maneira única e pessoal.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa entre os alunos.
  • Promover a compreensão da importância da escolha lexical e estrutural na construção textual.
  • Estimular o pensamento crítico sobre o uso da linguagem para diferentes propósitos.
  • Incentivar a colaboração e trabalho em equipe durante o processo de criação.
  • Facilitar o entendimento da capacidade de alteração de significados através da manipulação linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP06: Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

Conteúdo Programático

Esta atividade cobrirá tópicos relacionados à criação literária e ao uso expressivo da linguagem. Focará na forma como as palavras podem ser usadas para criar significados e sentimentos diferentes, dependendo de como são combinadas ou modificadas. A aula é desenhada para permitir que os estudantes explorem a linguagem de forma prática, engajando-se diretamente na manipulação de textos e na reflexão sobre esses processos.

  • Escrita criativa e a arte de contar histórias.
  • Escolha lexical e arranjo de palavras em textos.
  • Efeitos de sentido e manipulação linguística.
  • Análise e reflexão crítica sobre o uso da linguagem.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade, centrando o aluno no processo de aprendizagem através de sua participação ativa. Os alunos trabalharão em grupos para fomentar a colaboração e o debate, essenciais para a construção do conhecimento. A escrita criativa servirá como ferramenta principal, através da qual os alunos explorarão novos usos para as palavras, alcançando assim os objetivos de aprendizagem propostos. As discussões em classe após as apresentações reforçarão a reflexão crítica e a ampliação do entendimento sobre o impacto das escolhas linguísticas.

  • Trabalho em grupo para promover a colaboração.
  • Uso de listas de palavras e expressões para iniciar a criação de textos.
  • Debate e reflexão guiados pelo professor após as apresentações.
  • Emprego de exemplos práticos para ilustrar os efeitos da manipulação linguística.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os grupos serão formados e as palavras e expressões distribuídas. O tempo restante será dedicado à escrita criativa. Na segunda aula, cada grupo apresentará seu trabalho e participará do debate sobre os efeitos da manipulação linguística.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da atividade de escrita.
  • Aula 2: Apresentação dos trabalhos dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo criativo quanto na qualidade dos textos produzidos e na participação ativa no debate. Considerará a originalidade, coerência e a capacidade de manipulação linguística evidenciada nos trabalhos. A participação dos alunos durante o processo de criação em grupo e sua contribuição para o debate também serão critérios importantes. Será utilizada uma rubrica de avaliação para garantir um julgamento justo e abrangente de todos os aspectos da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem: listas de palavras e expressões para cada grupo, acesso a dicionários ou recursos online para pesquisa de palavras, um quadro branco ou digital para anotações durante as discussões, e cópias das rubricas de avaliação para orientar os alunos quanto aos critérios de avaliação.

  • Listas de palavras e expressões.
  • Dicionários ou acesso à internet.
  • Quadro branco ou digital.
  • Rubricas de avaliação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo