Esta atividade pedagógica visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na produção de um documentário curto, que explore a intersecção entre o passado e o presente sob a lente da Revolução Industrial e suas consequências sustentáveis e tecnológicas na sociedade atual. Os estudantes serão incentivados a investigar aspectos históricos, econômicos e ambientais, utilizando técnicas narrativas para contar uma história coesa e persuasiva. A tarefa englobará pesquisa, análise crítica de fontes, elaboração de roteiros, filmagem e edição, utilizando ferramentas digitais. Esta atividade não só amplia o conhecimento histórico dos alunos, mas também desenvolve habilidades valiosas como trabalho em equipe, pensamento crítico e competências digitais, incentivando-os a considerar como as inovações do passado influenciam as tendências futuras.
O objetivo desta atividade é envolver os alunos numa análise aprofundada da Revolução Industrial, destacando seu impacto na sociedade atual e conjecturando possíveis futuros. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente dos marcos históricos, estabeleçam conexões entre o passado e o presente e especulem sobre futuras inovações tecnológicas e seus impactos. Através deste projeto, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar habilidades essenciais como pesquisa, análise crítica, narrativa, edição de vídeo e trabalho colaborativo, fundamentais para sua formação integral enquanto cidadãos conscientes e participativos.
O conteúdo programático abrange um estudo detalhado da Revolução Industrial, desde seu início até suas influências na sociedade contemporânea. Os alunos analisarão as principais invenções e inovações tecnológicas, as mudanças na força de trabalho, bem como os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes. Discutiremos as consequências a longo prazo e como essas transformações moldam nossas vidas hoje, conduzindo a uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento sustentável e a inovação responsável.
A metodologia utilizada será uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Alunos serão agrupados e seguirão etapas que incluem pesquisa, discussão, planejamento, produção e apresentação de seus documentários. A aplicação dessas metodologias ativas visa promover um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, no qual os estudantes são os principais agentes de seu processo educativo, explorando criativamente seu entendimento sobre a Revolução Industrial e aplicando de forma prática as informações adquiridas.
A atividade terá uma duração total de 4 horas, divididas em quatro sessões de 60 minutos cada. Primeiramente, haverá uma introdução ao projeto e orientações iniciais. As sessões seguintes serão dedicadas à pesquisa, produção do documentário, e por fim, a apresentação dos trabalhos e reflexões.
A avaliação será realizada considerando a eficácia com que os grupos conseguem comunicar suas narrativas, a profundidade da pesquisa realizada, a criatividade na apresentação das informações, a qualidade técnica do documentário produzido e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa. Serão avaliados critérios como coesão e coerência do roteiro, qualidade visual e sonora, além da originalidade no tratamento do tema. Reflexões críticas, tanto individuais quanto coletivas, sobre o processo de criação e os aprendizados alcançados também serão valorizadas.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso a computadores com software de edição de vídeo, internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para captura de vídeo, além de materiais que possam auxiliar na criação dos documentários, como figurinos e cenários. Serão utilizados artigos, vídeos e documentários como material de apoio para a pesquisa e inspiração dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula