Documentário do Futuro: Narrativas da Revolução Industrial

Desenvolvida por: Fabio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História, Tecnologia e Sociedade
Temática: Influência da Revolução Industrial na Sociedade Atual e Previsões para o Futuro

Esta atividade pedagógica visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na produção de um documentário curto, que explore a intersecção entre o passado e o presente sob a lente da Revolução Industrial e suas consequências sustentáveis e tecnológicas na sociedade atual. Os estudantes serão incentivados a investigar aspectos históricos, econômicos e ambientais, utilizando técnicas narrativas para contar uma história coesa e persuasiva. A tarefa englobará pesquisa, análise crítica de fontes, elaboração de roteiros, filmagem e edição, utilizando ferramentas digitais. Esta atividade não só amplia o conhecimento histórico dos alunos, mas também desenvolve habilidades valiosas como trabalho em equipe, pensamento crítico e competências digitais, incentivando-os a considerar como as inovações do passado influenciam as tendências futuras.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é envolver os alunos numa análise aprofundada da Revolução Industrial, destacando seu impacto na sociedade atual e conjecturando possíveis futuros. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente dos marcos históricos, estabeleçam conexões entre o passado e o presente e especulem sobre futuras inovações tecnológicas e seus impactos. Através deste projeto, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar habilidades essenciais como pesquisa, análise crítica, narrativa, edição de vídeo e trabalho colaborativo, fundamentais para sua formação integral enquanto cidadãos conscientes e participativos.

  • Investigar a história da Revolução Industrial e suas implicações atuais
  • Desenvolver competências narrativas e técnicas de edição de vídeo
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o futuro sustentável
  • Promover o trabalho em equipe e a habilidade de gerenciar projetos
  • Aprimorar o uso de tecnologias digitais em contextos educativos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange um estudo detalhado da Revolução Industrial, desde seu início até suas influências na sociedade contemporânea. Os alunos analisarão as principais invenções e inovações tecnológicas, as mudanças na força de trabalho, bem como os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes. Discutiremos as consequências a longo prazo e como essas transformações moldam nossas vidas hoje, conduzindo a uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento sustentável e a inovação responsável.

  • Origens e fases da Revolução Industrial
  • Principais invenções e inovações tecnológicas
  • Impactos na força de trabalho e na economia
  • Consequências sociais e ambientais
  • Ligações com a sociedade atual e previsões para o futuro

Metodologia

A metodologia utilizada será uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Alunos serão agrupados e seguirão etapas que incluem pesquisa, discussão, planejamento, produção e apresentação de seus documentários. A aplicação dessas metodologias ativas visa promover um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, no qual os estudantes são os principais agentes de seu processo educativo, explorando criativamente seu entendimento sobre a Revolução Industrial e aplicando de forma prática as informações adquiridas.

  • Pesquisa e seleção de informações
  • Planejamento e roteirização do documentário
  • Filmagem e edição utilizando ferramentas digitais
  • Apresentação e discussão dos documentários criados
  • Reflexão crítica sobre o processo e o produto final

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 4 horas, divididas em quatro sessões de 60 minutos cada. Primeiramente, haverá uma introdução ao projeto e orientações iniciais. As sessões seguintes serão dedicadas à pesquisa, produção do documentário, e por fim, a apresentação dos trabalhos e reflexões.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa e planejamento do documentário
  • Aula 3: Produção e edição do documentário
  • Aula 4: Apresentação dos documentários e reflexão

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a eficácia com que os grupos conseguem comunicar suas narrativas, a profundidade da pesquisa realizada, a criatividade na apresentação das informações, a qualidade técnica do documentário produzido e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa. Serão avaliados critérios como coesão e coerência do roteiro, qualidade visual e sonora, além da originalidade no tratamento do tema. Reflexões críticas, tanto individuais quanto coletivas, sobre o processo de criação e os aprendizados alcançados também serão valorizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso a computadores com software de edição de vídeo, internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para captura de vídeo, além de materiais que possam auxiliar na criação dos documentários, como figurinos e cenários. Serão utilizados artigos, vídeos e documentários como material de apoio para a pesquisa e inspiração dos alunos.

  • Computadores com software de edição de vídeo
  • Internet para pesquisa
  • Câmeras ou smartphones para gravação de vídeos
  • Artigos, vídeos e documentários para inspiração
  • Materiais para cenário e figurino

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo