Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão instigados a explorar o Trovadorismo, o primeiro movimento literário da língua portuguesa, por meio da seleção, análise e modernização de cantigas de amor e de amigo, que são expressões clássicas deste período. A proposta é que, após a seleção de tais cantigas, os alunos trabalhem na reinterpretação desses textos para o português contemporâneo, incorporando contextos e referências atuais. Isso permitirá aos estudantes não apenas um aprofundamento teórico sobre as características e temáticas trovadorescas, mas também um exercício criativo de adaptação e interpretação, reforçando a compreensão sobre o impacto e a relevância das manifestações literárias do passado no mundo presente. Através desta atividade, espera-se desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação, escrita criativa e adaptação cultural, incentivando os alunos a estabelecer conexões entre a literatura e a vida cotidiana, valorizando o rico patrimônio cultural representado pelo Trovadorismo.
O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento profundo e crítico sobre o Trovadorismo, compreendendo seus temas, estilos e influências na evolução da língua portuguesa. Além disso, visa-se estimular a capacidade de interpretação e análise literária dos alunos, incentivando-os a estabelecer paralelos entre o passado e o presente. A tarefa de modernizar as cantigas provocará nos estudantes a reflexão sobre as formas de expressão e conteúdo, abordando a transformação linguística e cultural ao longo do tempo. Será também uma oportunidade para desenvolver a criatividade, através da recriação das obras originais em contextos atuais, e habilidades de escrita, ao reescreverem os textos com linguagem contemporânea.
O Trovadorismo, com suas cantigas de amor e de amigo, introduz os alunos ao universo da poesia e da música da Idade Média portuguesa, apresentando-lhes a estrutura poética, os temas recorrentes como o amor cortês e a idealização da mulher, além das características linguísticas da época. Ao recontextualizar essas obras para o mundo contemporâneo, os estudantes explorarão a evolução da língua e dos temas literários, comparando o passado e o presente. Assim, o conteúdo programático aborda não apenas a literatura, mas também elementos de história, sociologia, e linguística, proporcionando uma aprendizagem interdisciplinar.
Adotando uma metodologia ativa, esta atividade propõe um aprendizado baseado em projetos, onde os alunos terão autonomia na escolha das cantigas e na forma de modernização. Inicialmente, serão realizadas sessões expositivas rápidas para introduzir o contexto histórico-literário do Trovadorismo e fornecer exemplos das cantigas de amor e de amigo. Em seguida, os alunos formarão pequenos grupos para seleção, análise e discussão sobre as obras escolhidas, orientados por questões-guia que promovam a reflexão crítica e a criatividade no processo de modernização. A finalização da atividade será marcada pela apresentação dos trabalhos, incentivando o compartilhamento de ideias e a avaliação coletiva.
Este projeto será desenvolvido ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, concentrar-se-á na introdução do Trovadorismo e análise de exemplos de cantigas. Na segunda aula, as atividades estarão focadas na reescrita e modernização das cantigas selecionadas pelos alunos, culminando na apresentação dos trabalhos.
A avaliação desta atividade considerará a compreensão histórico-literária do Trovadorismo, a capacidade de análise e interpretação das cantigas, a criatividade e coerência na adaptação para o contexto moderno, além da qualidade da escrita. Será utilizada uma rubrica de avaliação, incluindo critérios como a fidelidade à obra original, a eficácia da reinterpretação, a originalidade e a competência linguística. A apresentação final dos trabalhos também fará parte da avaliação, observando-se a clareza, a persuasão e a habilidade em comunicar as ideias. Além disso, a participação ativa durante as discussões em grupo será valorizada, promovendo a colaboração e o pensamento crítico.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de cantigas originais e referências, materiais para anotações e elaboração de rascunhos, data show para apresentações expositivas iniciais e para a apresentação dos trabalhos finais. Além disso, o professor poderá disponibilizar textos de apoio e exemplos de cantigas modernizadas para inspiração. Ferramentas de edição de texto online também podem ser úteis para a reescrita colaborativa dos textos.
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