Eco-Gincana: Profissões Sustentáveis

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História, Geografia e Ciências
Temática: Sustentabilidade e Profissões

A Eco-Gincana: Profissões Sustentáveis é uma atividade lúdico-educativa destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o aprendizado sobre como diversas profissões impactam positivamente na sustentabilidade da comunidade e no meio ambiente. Ao longo de 10 horas, distribuídas em 12 aulas, os alunos serão engajados em jogos de perguntas e respostas, charadas sobre profissões, e na criação de um mural interativo para explorar e refletir sobre a importância das profissões locais na construção de um futuro sustentável. Utilizando metodologias ativas, como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, a criatividade, o pensamento crítico e a consciência ambiental dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade compreendem o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças, a compreensão do papel de diferentes profissões na promoção da sustentabilidade e o incentivo ao trabalho colaborativo. Almeja-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar e valorizar as ações sustentáveis presentes no seu dia a dia e reconhecer a importância das profissões na conservação do meio ambiente, promovendo assim uma reflexão sobre como podem contribuir para uma comunidade mais sustentável.

  • Compreender o conceito de sustentabilidade e sua importância para a sociedade.
  • Identificar profissões e como elas podem contribuir para comunidades sustentáveis.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Fomentar a criatividade na proposição de soluções sustentáveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
  • EF02HI11: Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba a exploração de conceitos relacionados à sustentabilidade, impactos ambientais das atividades profissionais e a importância do trabalho colaborativo para a construção de uma comunidade sustentável. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre as variadas profissões dentro de sua comunidade e como cada uma pode contribuir para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

  • Conceito de sustentabilidade
  • Impacto das profissões no meio ambiente
  • Trabalho colaborativo e desenvolvimento comunitário sustentável

Metodologia

A metodologia emprega a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos em uma aprendizagem ativa e participativa. Iniciando com uma Roda de Debate para discutir conceitos chave, segue-se com jogos educativos que reforçam o aprendizado de modo divertido e interativo. As atividades práticas, como a criação do mural interativo, permitem aos alunos aplicar o conhecimento adquirido, estimulando a criatividade e a colaboração.

  • Roda de Debate sobre sustentabilidade
  • Jogos de perguntas e respostas sobre profissões sustentáveis
  • Criação de um mural interativo mostrando profissões e sua contribuição para a sustentabilidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é dividida em 12 aulas de 50 minutos, começando com uma introdução aos conceitos chave e seguindo para as Rodas de Debate. As sessões seguintes são dedicadas aos jogos educativos e à elaboração do mural, culminando em uma apresentação aberta para a escola na última aula.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de sustentabilidade
  • Aula 2-3: Roda de Debate sobre a importância das profissões sustentáveis
  • Aula 4-8: Jogos de perguntas e respostas e as charadas sobre profissões
  • Aula 9-11: Criação do mural interativo
  • Aula 12: Apresentação do mural para a escola

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, engajamento e contribuição de cada aluno nas atividades propostas, incluindo as discussões em grupo, resolução de jogos e participação na criação do mural interativo. Serão avaliadas as habilidades de trabalho em equipe, criatividade nas soluções propostas e compreensão dos conceitos de sustentabilidade e impactos ambientais das profissões.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos como quadro branco, marcadores, material reciclável para o mural, jogos educativos impressos e recursos digitais como vídeos e aplicativos de jogos com temáticas ambientais. Estes materiais e ferramentas são essenciais para a realização das atividades, proporcionando uma experiência de aprendizado lúdica e imersiva.

  • Quadro branco e marcadores
  • Material reciclável para criação do mural
  • Jogos educativos impressos
  • Recursos digitais (vídeos e aplicativos de jogos ambientais)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo