A Eco-Gincana: Profissões Sustentáveis é uma atividade lúdico-educativa destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o aprendizado sobre como diversas profissões impactam positivamente na sustentabilidade da comunidade e no meio ambiente. Ao longo de 10 horas, distribuídas em 12 aulas, os alunos serão engajados em jogos de perguntas e respostas, charadas sobre profissões, e na criação de um mural interativo para explorar e refletir sobre a importância das profissões locais na construção de um futuro sustentável. Utilizando metodologias ativas, como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade visa estimular o trabalho em equipe, a criatividade, o pensamento crítico e a consciência ambiental dos alunos.
Os objetivos dessa atividade compreendem o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças, a compreensão do papel de diferentes profissões na promoção da sustentabilidade e o incentivo ao trabalho colaborativo. Almeja-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar e valorizar as ações sustentáveis presentes no seu dia a dia e reconhecer a importância das profissões na conservação do meio ambiente, promovendo assim uma reflexão sobre como podem contribuir para uma comunidade mais sustentável.
O conteúdo programático engloba a exploração de conceitos relacionados à sustentabilidade, impactos ambientais das atividades profissionais e a importância do trabalho colaborativo para a construção de uma comunidade sustentável. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre as variadas profissões dentro de sua comunidade e como cada uma pode contribuir para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A metodologia emprega a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos em uma aprendizagem ativa e participativa. Iniciando com uma Roda de Debate para discutir conceitos chave, segue-se com jogos educativos que reforçam o aprendizado de modo divertido e interativo. As atividades práticas, como a criação do mural interativo, permitem aos alunos aplicar o conhecimento adquirido, estimulando a criatividade e a colaboração.
A atividade é dividida em 12 aulas de 50 minutos, começando com uma introdução aos conceitos chave e seguindo para as Rodas de Debate. As sessões seguintes são dedicadas aos jogos educativos e à elaboração do mural, culminando em uma apresentação aberta para a escola na última aula.
A avaliação será contínua e baseada na participação, engajamento e contribuição de cada aluno nas atividades propostas, incluindo as discussões em grupo, resolução de jogos e participação na criação do mural interativo. Serão avaliadas as habilidades de trabalho em equipe, criatividade nas soluções propostas e compreensão dos conceitos de sustentabilidade e impactos ambientais das profissões.
Serão utilizados recursos como quadro branco, marcadores, material reciclável para o mural, jogos educativos impressos e recursos digitais como vídeos e aplicativos de jogos com temáticas ambientais. Estes materiais e ferramentas são essenciais para a realização das atividades, proporcionando uma experiência de aprendizado lúdica e imersiva.
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