A atividade propõe uma abordagem prática e inovadora para o aprendizado de conceitos de empreendedorismo, marketing digital e saúde no trabalho, fundamentais para o desenvolvimento profissional dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Ao dividir a turma em grupos para a criação de uma startup focada na promoção da saúde nas empresas através da Ginástica Laboral, os estudantes terão a oportunidade de investigar os benefícios dessa prática, compreendendo sua relevância para o bem-estar no ambiente corporativo. Esta fase inicial de pesquisa será crucial para embasar o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, visando a promoção da startup criada. O projeto desdobrar-se-á na elaboração de um plano de negócios abrangente, que deverá integrar elementos como missão, visão, valores, e uma análise SWOT, além de estratégias de mercado e financeiras. A culminância do projeto será a apresentação deste plano, permitindo aos alunos não apenas aplicar, mas também integrar o conhecimento adquirido em áreas distintas, através de uma metodologia ativa que estimula a autonomia, criatividade e capacidade de trabalho em equipe.
Este projeto visa desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio habilidades essenciais tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Através da criação de uma startup fictícia, os estudantes aprenderão a importância da ginástica laboral para a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, além de adquirir noções fundamentais de empreendedorismo e marketing digital. Por meio deste processo, espera-se que os alunos aprimorem a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolvam pensamento crítico e estratégico, além de habilidades de pesquisa e apresentação. A aplicação prática desses conceitos pretendem prepará-los não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida, fomentando uma visão holística sobre saúde e negócios.
A atividade 'Empreenda-se: Do Marketing ao Movimento' congrega conhecimentos interdisciplinares, perpassando pela Educação Física, ao explorar a ginástica laboral; pelo empreendedorismo, ao desafiar os alunos a criarem um modelo de negócio; e pelo uso de marketing digital, ao promover a startup. A integração desses conteúdos almeja capacitar os alunos para compreenderem a importância da saúde no ambiente de trabalho, os fundamentos do empreendedorismo e as estratégias de marketing, preparando-os para a concepção e apresentação de projetos inovadores.
A atividade 'Empreenda-se: Do Marketing ao Movimento' seguirá a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos serão incentivados a buscar previamente conhecimento sobre ginástica laboral, marketing digital e empreendedorismo. As aulas serão estruturadas em momentos de discussão, onde o material previamente estudado será debatido para, em seguida, passar à fase de aplicação prática com a criação das startups. As sessões de trabalho em grupo visam potencializar o aprendizado colaborativo, permitindo aos alunos aplicar de maneira criativa e inovadora os conceitos estudados.
A atividade será desenvolvida ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos, permitindo um aprofundamento significativo nos conteúdos e na prática proposta. Este tempo será dividido em fases de pesquisa, discussões orientadas, desenvolvimento dos projetos e, por fim, apresentação dos planos de negócios.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios claros e pré-estabelecidos, levando em conta a pesquisa inicial, a aplicabilidade das ideias, a criatividade, o trabalho em equipe, a coerência e a viabilidade do plano de negócios. A apresentação final, onde os alunos deverão detalhar e defender seu projeto, também será um componente crucial da avaliação. Será valorizada a capacidade de argumentação, a clareza na comunicação e o uso criativo das ferramentas de marketing digital. A avaliação buscará, sobretudo, evidenciar o processo de aprendizado, o desenvolvimento das habilidades propostas e a capacidade de aplicação prática do conhecimento.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que facilitem a pesquisa e o desenvolvimento dos projetos, tais como acesso à internet, computadores ou tablets, softwares de apresentação e edição de imagens e textos. A utilização de plataformas de gestão de projetos também pode ser estimulada para organizar as tarefas e otimizar o tempo de trabalho em grupo. Materiais de apoio como artigos, vídeos e tutoriais sobre ginástica laboral, empreendedorismo e marketing digital deverão ser disponibilizados para guiar as pesquisas dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula