Empreenda-se: Do Marketing ao Movimento

Desenvolvida por: Gleyci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Empreendedorismo e Educação Física
Temática: Ginástica Laboral e Marketing Digital

A atividade propõe uma abordagem prática e inovadora para o aprendizado de conceitos de empreendedorismo, marketing digital e saúde no trabalho, fundamentais para o desenvolvimento profissional dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Ao dividir a turma em grupos para a criação de uma startup focada na promoção da saúde nas empresas através da Ginástica Laboral, os estudantes terão a oportunidade de investigar os benefícios dessa prática, compreendendo sua relevância para o bem-estar no ambiente corporativo. Esta fase inicial de pesquisa será crucial para embasar o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, visando a promoção da startup criada. O projeto desdobrar-se-á na elaboração de um plano de negócios abrangente, que deverá integrar elementos como missão, visão, valores, e uma análise SWOT, além de estratégias de mercado e financeiras. A culminância do projeto será a apresentação deste plano, permitindo aos alunos não apenas aplicar, mas também integrar o conhecimento adquirido em áreas distintas, através de uma metodologia ativa que estimula a autonomia, criatividade e capacidade de trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio habilidades essenciais tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Através da criação de uma startup fictícia, os estudantes aprenderão a importância da ginástica laboral para a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, além de adquirir noções fundamentais de empreendedorismo e marketing digital. Por meio deste processo, espera-se que os alunos aprimorem a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolvam pensamento crítico e estratégico, além de habilidades de pesquisa e apresentação. A aplicação prática desses conceitos pretendem prepará-los não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida, fomentando uma visão holística sobre saúde e negócios.

  • Entender os benefícios da ginástica laboral para os trabalhadores e o ambiente corporativo
  • Compreender conceitos básicos de empreendedorismo e marketing digital
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, e apresentação
  • Elaborar um plano de negócios integrando análise SWOT, missão, visão, valores e estratégias de mercado e financeiras
  • Aplicar conhecimentos adquiridos em uma apresentação prática e criativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, identificando os contextos de produção e as intenções de seus autores.
  • EM13CNT101 - Aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos acumulados pela humanidade em prol da qualidade de vida e da sustentabilidade do planeta.
  • EM13CHS106 - Utilizar conhecimentos sobre direitos humanos e cidadania para analisar, criticar e intervir em situações do cotidiano, considerando as diversidades cultural, social, política, econômica, ambiental e histórica.
  • EM13LGG102 - Compreender e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

Conteúdo Programático

A atividade 'Empreenda-se: Do Marketing ao Movimento' congrega conhecimentos interdisciplinares, perpassando pela Educação Física, ao explorar a ginástica laboral; pelo empreendedorismo, ao desafiar os alunos a criarem um modelo de negócio; e pelo uso de marketing digital, ao promover a startup. A integração desses conteúdos almeja capacitar os alunos para compreenderem a importância da saúde no ambiente de trabalho, os fundamentos do empreendedorismo e as estratégias de marketing, preparando-os para a concepção e apresentação de projetos inovadores.

  • Benefícios da ginástica laboral e saúde no trabalho
  • Conceitos básicos de empreendedorismo
  • Introdução ao marketing digital e suas ferramentas
  • Elaboração de um plano de negócios
  • Técnicas de apresentação e pitch de negócios

Metodologia

A atividade 'Empreenda-se: Do Marketing ao Movimento' seguirá a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos serão incentivados a buscar previamente conhecimento sobre ginástica laboral, marketing digital e empreendedorismo. As aulas serão estruturadas em momentos de discussão, onde o material previamente estudado será debatido para, em seguida, passar à fase de aplicação prática com a criação das startups. As sessões de trabalho em grupo visam potencializar o aprendizado colaborativo, permitindo aos alunos aplicar de maneira criativa e inovadora os conceitos estudados.

  • Pesquisa individual e em grupo sobre os temas propostos
  • Discussões em grupo para troca de ideias e conhecimentos
  • Desenvolvimento do projeto de startup em etapas definidas
  • Elaboração e apresentação do plano de negócios
  • Uso de tecnologias digitais para criação das campanhas de marketing digital

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos, permitindo um aprofundamento significativo nos conteúdos e na prática proposta. Este tempo será dividido em fases de pesquisa, discussões orientadas, desenvolvimento dos projetos e, por fim, apresentação dos planos de negócios.

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação dos grupos
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa sobre ginástica laboral e fundamentos de empreendedorismo e marketing digital
  • Aulas 4 e 5: Desenvolvimento do plano de marketing e início do plano de negócios
  • Aulas 6 e 7: Finalização e revisão do plano de negócios
  • Aula 7.2: Apresentações dos projetos e feedback

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios claros e pré-estabelecidos, levando em conta a pesquisa inicial, a aplicabilidade das ideias, a criatividade, o trabalho em equipe, a coerência e a viabilidade do plano de negócios. A apresentação final, onde os alunos deverão detalhar e defender seu projeto, também será um componente crucial da avaliação. Será valorizada a capacidade de argumentação, a clareza na comunicação e o uso criativo das ferramentas de marketing digital. A avaliação buscará, sobretudo, evidenciar o processo de aprendizado, o desenvolvimento das habilidades propostas e a capacidade de aplicação prática do conhecimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos que facilitem a pesquisa e o desenvolvimento dos projetos, tais como acesso à internet, computadores ou tablets, softwares de apresentação e edição de imagens e textos. A utilização de plataformas de gestão de projetos também pode ser estimulada para organizar as tarefas e otimizar o tempo de trabalho em grupo. Materiais de apoio como artigos, vídeos e tutoriais sobre ginástica laboral, empreendedorismo e marketing digital deverão ser disponibilizados para guiar as pesquisas dos alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Softwares de apresentação (ex.: PowerPoint, Prezi, Canva)
  • Plataformas de gestão de projeto (ex.: Trello, Asana)
  • Artigos e vídeos sobre ginástica laboral e bem-estar corporativo
  • Materiais tutorial sobre marketing digital e empreendedorismo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo