Descobrindo Nossas Histórias

Desenvolvida por: Paloma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Autobiografia e Interação Social

A atividade 'Descobrindo Nossas Histórias' é projetada para desenvolver habilidades de leitura e escrita em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo que fomenta a interação social e a escuta ativa entre eles. Iniciaremos com uma sondagem da escrita e leitura através da criação de pequenas autobiografias, onde cada estudante escreverá sobre si, abordando suas experiências, gostos e sonhos. Este exercício não apenas permitirá ao professor identificar as dificuldades individuais dos alunos, mas também ajudará a classe a se conhecer melhor e criar um ambiente de aprendizado acolhedor e integrado. Após a escrita, os alunos serão divididos em grupos pequenos para compartilharem suas histórias, promovendo a prática da escuta ativa e o respeito pelas narrativas alheias. Além disso, este exercício visa reforçar a compreensão de que cada pessoa tem uma história única, valorizando a diversidade e a inclusão dentro do ambiente escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, focando na capacidade dos alunos de expressarem suas próprias experiências de vida de maneira coesa e reflexiva. Busca-se, por meio desta atividade pedagógica, incentivar a prática da escuta ativa, essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais e para a formação de um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso. Além disso, visa-se estimular a autoexploração e o autoconhecimento, bem como a apreciação das diferenças individuais, reconhecendo que cada estudante tem sua própria história e perspectiva de vida.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da criação de autobiografias.
  • Incentivar a escuta ativa e o respeito pela diversidade de experiências entre os alunos.
  • Promover autoexploração, autoconhecimento e apreciação das histórias individuais.
  • Criar um ambiente de aprendizado colaborativo e integrado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF05LP10: Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Na atividade 'Descobrindo Nossas Histórias', o programa abrange desde a concepção de autobiografias por parte dos alunos até o compartilhamento dessas narrativas dentro de grupos. Este percurso didático está desenhado para além da simples prática de escrita, envolvendo a leitura compreensiva de textos autobiográficos, a análise de suas estruturas e funções sociais, e a reflexão sobre a própria identidade e a dos colegas. Desta forma, o conteúdo programático desta atividade está centrado em práticas de linguagem que englobam produção de texto, leitura e oralidade, com o intuito de explorar a diversidade de histórias, gostos e sonhos individuais no contexto escolar.

  • Introdução à autobiografia: conceito e função social.
  • Estratégias para escrita autobiográfica: planejamento e elaboração.
  • Leitura e análise de autobiografias: estrutura e elementos narrativos.
  • Prática de escuta ativa e compartilhamento de histórias em grupo.
  • Reflexão sobre diversidade e inclusão a partir das autobiografias.

Metodologia

A abordagem metodológica para 'Descobrindo Nossas Histórias' é fundamentada na atividade mão-na-massa, onde os alunos serão ativamente envolvidos na criação e no compartilhamento de suas autobiografias. Este método promove a aprendizagem através da prática e da experiência direta. Ao longo desta atividade, os alunos não só trabalharão individualmente em suas escritas, mas também participarão de grupos de discussão, praticando a escuta e o diálogo. Este formato permite a troca de experiências e perspectivas, fortalecendo a coesão social e o respeito mútuo na sala de aula.

  • Escrita individual das autobiografias.
  • Leitura compartilhada em pequenos grupos.
  • Debate em grupo com foco em escuta ativa.
  • Reflexão coletiva sobre as histórias compartilhadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Descobrindo Nossas Histórias' será executada em duas aulas de 60 minutos cada, ao longo de uma semana. Na primeira aula, os alunos receberão orientações para a redação de suas autobiografias e iniciarão a escrita. A segunda aula será dedicada ao compartilhamento das autobiografias em pequenos grupos e à realização de discussões guiadas sobre as histórias ouvidas.

  • Aula 1: Introdução à autobiografia e início da escrita.
  • Aula 2: Compartilhamento e discussão das autobiografias.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Descobrindo Nossas Histórias' será formativa, focada no processo de aprendizagem dos alunos ao invés de resultados finais. Será considerada a participação ativa e o envolvimento dos alunos na escrita de suas autobiografias, como demonstração de suas habilidades de leitura e escrita. Além disso, será avaliada a qualidade da escuta ativa durante o compartilhamento das histórias, bem como a capacidade de refletir e respeitar as vivências dos colegas. O objetivo é fornecer feedback construtivo para cada aluno, promovendo seu desenvolvimento contínuo em leitura, escrita e habilidades sociais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Descobrindo Nossas Histórias', serão necessários materiais básicos como folhas de papel, lápis e borrachas para a escrita das autobiografias. Além disso, o uso de um quadro ou flip chart pode ser útil para anotar ideias chave e instruções gerais. A disponibilização de exemplos de autobiografias e textos narrativos ajudará a inspirar os alunos e fornecer um modelo para a estrutura de suas próprias histórias.

  • Folhas de papel e material para escrita.
  • Quadro ou flip chart para orientações gerais.
  • Exemplos impressos de autobiografias.
  • Espaço apropriado para discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo