Mercado das Palavras com Boletos e Faturas

Desenvolvida por: Andrer… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Textos da Vida Cotidiana

A atividade 'Mercado das Palavras com Boletos e Faturas' propõe uma imersão prática e lúdica no universo financeiro cotidiano, utilizando como recursos didáticos boletos, faturas e carnês. Os alunos, organizados individualmente ou em duplas, irão simular um ambiente de mercado dentro da sala de aula, onde o ato de comprar e vender serviços ou itens se tornará o meio pelo qual poderão praticar a leitura e interpretação desses documentos. Essa prática permitirá aos alunos identificar informações cruciais, tais como valores a pagar, datas de vencimento e códigos de barras, além de discutirem sobre as convenções gráficas e textuais presentes nesses impressos. Ao longo das atividades, os estudantes serão incentivados a refletir sobre a importância e a aplicabilidade dessas competências de leitura em sua vida, desenvolvendo habilidades essenciais para o manejo de informações em contextos reais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a capacidade de interpretar e utilizar informações presentes em documentos financeiros do cotidiano, como boletos, faturas e carnês. Por meio de uma abordagem lúdica e interativa, busca-se desenvolver habilidades de leitura, compreensão e uso prático desses documentos em situações simuladas de compra e venda, enfatizando a identificação de informações-chave e o entendimento das convenções desses gêneros textuais. Dessa forma, a atividade se propõe a contribuir para a formação de cidadãos mais aptos a gerenciar aspectos financeiros da vida cotidiana com autonomia e responsabilidade.

  • Compreender e interpretar textos de uso cotidiano, como boletos, faturas e carnês.
  • Identificar informações-chave nesses documentos, tais como valores, datas de vencimento e códigos de barras.
  • Discutir a funcionalidade e as convenções desses gêneros textuais.
  • Aplicar conhecimentos de leitura e interpretação em situações práticas.
  • Desenvolver habilidades financeiras básicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF04LP09: Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba a exploração de documentos financeiros (boletos, faturas, carnês) enquanto ferramentas de educação financeira e leitura crítica, inserindo os alunos no contexto dos gêneros textuais do cotidiano. Ao decifrar cada elemento presente nestes documentos, tales como valores financeiros, datas, códigos de barras e outros dados significativos, os estudantes desenvolvem competências essenciais que transpassam a simples interpretação textual, adentrando no campo da responsabilidade e gestão financeira pessoal.

  • Convenções gráficas e textuais de boletos, faturas e carnês.
  • Estratégias de leitura para identificação de informações-chave.
  • Práticas de leitura e interpretação de informações financeiras.
  • Simulação de mercado para aplicação prática das habilidades desenvolvidas.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade abrange uma série de estratégias ativas que visam engajar os alunos no processo de aprendizagem de maneira significativa e prática. A 'Saída de Campo' para coleta de documentos será uma etapa inicial para imersão no tema. 'Atividade Mão-na-massa', 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão práticas centrais para simulação do mercado, onde a compra e venda utilizando boletos, faturas e carnês ocorrerá. 'Roda de Debate' servirá para discussão e reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas. Por fim, a 'Sala de Aula Invertida' será utilizada para revisão e aprofundamento dos conceitos chave.

  • Saída de Campo para coleta de documentos financeiros reais.
  • Atividade Mão-na-massa com simulação de mercado usando os documentos.
  • Roda de Debate sobre as experiências e aprendizados.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para planejamento e execução do mercado.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos.
  • Sala de Aula Invertida para revisão do conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e participarão da 'Saída de Campo' e da organização do mercado. Na segunda aula, após a aplicação do mercado e das transações, será realizada uma 'Roda de Debate' para discussão dos aprendizados, seguida de uma revisão dos conceitos-chave.

  • Aula 1: Introdução, saída de campo e organização do mercado.
  • Aula 2: Execução do mercado, roda de debate e revisão dos conceitos.

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. A pontuação será atribuída de acordo com o engajamento na coleta de documentos, desenvolvimento da simulação de mercado, participação na roda de debate e demonstração de compreensão das convenções dos documentos utilizados. Exemplos de desempenho a serem avaliados incluem a correta identificação de informações em documentos, a aplicabilidade de estratégias de negociação fundamentadas na interpretação de textos e a contribuição para discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, desde materiais físicos até suportes digitais. Documentos financeiros autênticos ou simulados, como boletos, faturas e carnês, formam a base material. Além disso, espaços na escola que permitam a simulação do ambiente de mercado e dispositivos para registro e análise das práticas realizadas serão igualmente importantes.

  • Boletos, faturas e carnês reais ou simulados.
  • Espaço físico para simulação do mercado.
  • Dispositivos digitais para registro e análise.
  • Materiais para organização do espaço de mercado (mesas, cadeiras, placas indicativas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo