Nesta atividade envolvente e criativa, o objetivo é imergir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na história e geografia da Amazônia durante o segundo ciclo da borracha, um período significativo para a economia e sociedade brasileira. Os alunos receberão a tarefa de escrever e ilustrar um diário, assumindo o papel de exploradores dessa época. Esta experiência lhes permitirá explorar aspectos da vida na Amazônia, enfrentar desafios imaginários, interagir com comunidades locais fictícias e compreender o processo da extração da borracha. Ao criar estes diários, os estudantes desenvolverão habilidades de escrita, leitura, pesquisa, além de fomentar a criatividade, empatia e um maior interesse pela história e cultura regional da Amazônia. A atividade será realizada por meio de uma metodologia ativa, promovendo uma aprendizagem significativa e participativa, onde cada aluno terá a oportunidade de expressar suas descobertas e reflexões de maneira única.
A atividade Diário dos Exploradores da Borracha tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada do segundo ciclo da borracha e suas implicações socioeconômicas para a região da Amazônia, além de desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e artísticas. Espera-se que os estudantes possam reconhecer a importância histórica e geográfica da Amazônia, promover a empatia pelas condições de vida das pessoas naquela época e fomentar uma consciência ambiental sobre a região. Pretende-se ainda que esse projeto desperte o interesse dos alunos pela história do Brasil e incentive a exploração criativa dos conteúdos aprendidos em sala de aula.
O conteúdo programático será explorado por meio de atividades práticas e pesquisa, permitindo que os alunos compreendam a história do ciclo da borracha e seu impacto na região da Amazônia. Serão abordados tópicos como a vida dos seringueiros, os desafios da selva, a importância econômica da borracha, assim como interações culturais com comunidades locais. A proposta é que os estudantes se envolvam de forma ativa na construção do conhecimento, utilizando diferentes fontes e recursos para compor seus diários.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada nessa atividade, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa. Iniciaremos com uma breve introdução ao tema, seguida de pesquisa individual ou em grupos para explorar diferentes aspectos do segundo ciclo da borracha. Espera-se que, ao escrever e ilustrar seus diários, os alunos mergulhem na história de maneira criativa, reconstruindo a vida dos exploradores da borracha. Serão fornecidos recursos como mapas, imagens, textos e documentários para auxiliá-los na criação dos diários. Feedbacks coletivos e discussões serão utilizados para compartilhar ideias e aprofundar o conhecimento sobre o tema.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a pesquisa inicial. Na segunda aula, os alunos trabalharão na elaboração dos diários, incluindo a escrita e as ilustrações, finalizando com uma partilha dos trabalhos e discussão.
A avaliação será realizada com base na participação ativa durante o processo de pesquisa e criação, na qualidade das informações históricas incluídas nos diários, na criatividade das ilustrações e na capacidade de expressar compreensão sobre o tema. Serão considerados os esforços individuais na pesquisa e elaboração dos textos, bem como a participação nas discussões em sala de aula. O objetivo é avaliar o envolvimento com a atividade, a compreensão do contexto histórico e geográfico estudado e o desenvolvimento das habilidades de escrita e ilustração.
Para a realização da atividade, serão disponibilizados diversos recursos, como acesso a internet para pesquisas, mapas e imagens da época do segundo ciclo da borracha, textos e documentários sobre a história da Amazônia, além de materiais para desenho e pintura, permitindo uma imersão criativa e informativa no processo de criação dos diários.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula