Esta atividade pedagógica visa proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre as figuras de linguagem, componentes essenciais da língua portuguesa que enriquecem tanto a expressão oral quanto a escrita. Iniciaremos com uma introdução teórica sobre o que são figuras de linguagem e sua relevância para a comunicação eficaz e a expressão criativa. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais como cartolina, canetas coloridas, dados e peões para a elaboração de um 'Jogo de Tabuleiro' temático. Este jogo será desenhado para explorar e revisar os conceitos e exemplos das principais figuras de linguagem, desafiando os jogadores a avançar ou retroceder no tabuleiro com base nas respostas corretas ou incorretas às perguntas feitas. A atividade culminará com uma sessão lúdica, onde os grupos terão a oportunidade de jogar os tabuleiros criados pelos seus colegas, permitindo uma revisão interativa e engajante do conteúdo aprendido.
O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na aprendizagem das figuras de linguagem de forma interativa, promovendo a compreensão e a aplicação prática desses recursos estilísticos. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar diferentes figuras de linguagem, compreender suas funções e aplicá-los adequadamente em contextos variados, tanto na análise como na criação de textos. Além disso, buscar-se-á estimular o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento integral.
O conteúdo programático abrange um estudo detalhado das figuras de linguagem, enfocando sua definição, classificação e exemplos praticados tanto na literatura quanto na linguagem cotidiana. Isso inclui metáfora, metonímia, personificação, antítese, entre outras. Através da criação e participação no jogo de tabuleiro, os alunos poderão explorar essas figuras de forma dinâmica, consolidando seu entendimento e aplicação.
A atividade será conduzida sob a metodologia ativa 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', onde os alunos terão um papel ativo em seu próprio processo de aprendizado. Inicialmente, os conceitos serão introduzidos de forma expositiva. Em seguida, os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido na criação de um jogo de tabuleiro, demonstrando compreensão prática. Esta abordagem favorece a experimentação, a colaboração entre pares e um aprendizado mais significativo e duradouro.
A atividade está estruturada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução teórica e o início da criação dos jogos de tabuleiro. A segunda aula será dedicada à finalização dos jogos e à sessão de jogos, permitindo aos alunos testar e avaliar as criações dos colegas.
A avaliação será baseada na participação e engajamento dos alunos durante as etapas de criação e jogo, assim como na qualidade e criatividade dos jogos de tabuleiro produzidos. Serão avaliados a correta aplicação dos conceitos das figuras de linguagem, a originalidade das perguntas e desafios propostos no jogo, além da funcionalidade e atratividade do design. Feedback construtivo será oferecido após a sessão de jogos para estimular a reflexão e o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Os recursos necessários para a atividade incluem cartolinas, canetas coloridas, dados e peões para a criação dos jogos de tabuleiro. Adicionalmente, será utilizado material de apoio para a introdução teórica, como slides e vídeos. Esses materiais apoiam a exploração e compreensão das figuras de linguagem de forma envolvente e interativa.
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