A Aventura dos Substantivos e Verbos é uma atividade pedagógica planejada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar, de maneira lúdica e interativa, os conceitos de substantivos e verbos e suas funções na estrutura da oração. Transformando a sala de aula em um cenário de caça ao tesouro, os estudantes serão divididos em equipes para investigar diversos textos de contos populares. Nessa jornada, os alunos deverão identificar e classificar substantivos e verbos presentes nos textos, distinguindo suas funções como agentes, ações ou objetos da ação. Após a exploração, cada equipe será desafiada a desdobrar essa aprendizagem na criação de pequenas frases ou histórias próprias, empregando os substantivos e verbos identificados. Esta atividade não apenas promove o entendimento prático da gramática, mas também fomenta a criatividade, a colaboração entre alunos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.
Este plano de aula tem como principais objetivos proporcionar aos alunos a oportunidade de identificar e diferenciar substantivos e verbos em textos, assim como entender suas funções nas orações. Pretende-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de classificar palavras enquanto agentes, ações e objetos da ação, de maneira consciente e aplicada. Além disso, visa-se estimular a criatividade e a prática da escrita criativa, permitindo que os alunos construam suas próprias narrativas com base nos elementos linguísticos explorados. A colaboração e o trabalho em equipe também são aspectos fundamentais deste plano, buscando desenvolver habilidades socioemocionais importantes para o processo educativo como um todo.
Este plano de aula está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando em habilidades específicas relacionadas à identificação e classificação de substantivos, verbos e suas funções nas orações. O desenvolvimento destas habilidades é crucial para a formação linguística dos alunos, permitindo-lhes não apenas compreender melhor a estrutura das orações, mas também melhorar suas competências de escrita e leitura. A integração da escrita criativa e do trabalho colaborativo nesse processo enriquece a aprendizagem, tornando-a mais significativa e engajadora para os estudantes.
A metodologia adotada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa, promovendo a imersão dos alunos na identificação e classificação de substantivos e verbos de maneira prática e significativa. As etapas da caça ao tesouro, desde a exploração dos textos até a criação de novas histórias, implicam um processo ativo de descoberta, análise e aplicação dos conceitos gramaticais. Tal abordagem estimula não apenas a aquisição do conhecimento de forma mais profunda e duradoura, mas também o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais como a cooperação, comunicação eficaz, e resolução criativa de problemas.
A carga horária total desta atividade é de 6 horas, distribuídas em 7 aulas de 50 minutos. Cada aula será dedicada a diferentes etapas da caça ao tesouro, desde a introdução dos conceitos até a apresentação das histórias criadas pelos alunos.
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos: a precisão na identificação e classificação de substantivos e verbos, a criatividade e coesão das histórias ou frases criadas, a participação na dinâmica de grupo e o envolvimento durante as discussões e feedbacks. Será adotado um sistema de pontuação para cada critério, permitindo uma avaliação qualitativa e quantitativa do desempenho dos alunos. Além disso, momentos de autoavaliação e avaliação pelos pares serão incentivados, promovendo uma reflexão construtiva sobre o aprendizado e colaboração.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos: cópias de textos de contos populares, material para anotação (cadernos, canetas, lápis), acessórios para a criação das equipes (fitas coloridas, adesivos) e recursos para a apresentação das histórias (papel sulfite, canetinhas coloridas, quadro branco). Estes recursos visam suportar as diferentes etapas da atividade, desde a exploração dos textos até a apresentação final das criações dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula