Aventura dos Substantivos e Verbos

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gramática e Escrita Criativa

A Aventura dos Substantivos e Verbos é uma atividade pedagógica planejada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar, de maneira lúdica e interativa, os conceitos de substantivos e verbos e suas funções na estrutura da oração. Transformando a sala de aula em um cenário de caça ao tesouro, os estudantes serão divididos em equipes para investigar diversos textos de contos populares. Nessa jornada, os alunos deverão identificar e classificar substantivos e verbos presentes nos textos, distinguindo suas funções como agentes, ações ou objetos da ação. Após a exploração, cada equipe será desafiada a desdobrar essa aprendizagem na criação de pequenas frases ou histórias próprias, empregando os substantivos e verbos identificados. Esta atividade não apenas promove o entendimento prático da gramática, mas também fomenta a criatividade, a colaboração entre alunos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principais objetivos proporcionar aos alunos a oportunidade de identificar e diferenciar substantivos e verbos em textos, assim como entender suas funções nas orações. Pretende-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de classificar palavras enquanto agentes, ações e objetos da ação, de maneira consciente e aplicada. Além disso, visa-se estimular a criatividade e a prática da escrita criativa, permitindo que os alunos construam suas próprias narrativas com base nos elementos linguísticos explorados. A colaboração e o trabalho em equipe também são aspectos fundamentais deste plano, buscando desenvolver habilidades socioemocionais importantes para o processo educativo como um todo.

  • Identificar e classificar substantivos e verbos em textos.
  • Compreender a função dos substantivos e verbos nas orações como agentes, ações e objetos da ação.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos.
  • Promover a prática da escrita criativa, utilizando os elementos gramaticais explorados.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP07: Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.
  • EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
  • EF03LP09: Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando em habilidades específicas relacionadas à identificação e classificação de substantivos, verbos e suas funções nas orações. O desenvolvimento destas habilidades é crucial para a formação linguística dos alunos, permitindo-lhes não apenas compreender melhor a estrutura das orações, mas também melhorar suas competências de escrita e leitura. A integração da escrita criativa e do trabalho colaborativo nesse processo enriquece a aprendizagem, tornando-a mais significativa e engajadora para os estudantes.

  • Identificação de substantivos e verbos em textos.
  • Classificação de substantivos e verbos quanto à sua função na oração: agente, ação, objeto da ação.
  • Criação de frases e pequenas histórias utilizando os substantivos e verbos identificados.
  • Análise e interpretação de contos populares.
  • Práticas de escrita criativa e colaboração em equipe.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa, promovendo a imersão dos alunos na identificação e classificação de substantivos e verbos de maneira prática e significativa. As etapas da caça ao tesouro, desde a exploração dos textos até a criação de novas histórias, implicam um processo ativo de descoberta, análise e aplicação dos conceitos gramaticais. Tal abordagem estimula não apenas a aquisição do conhecimento de forma mais profunda e duradoura, mas também o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais como a cooperação, comunicação eficaz, e resolução criativa de problemas.

  • Divisão da turma em equipes para a exploração dos textos.
  • Orientação sobre como identificar substantivos e verbos e suas funções nas orações.
  • Desenvolvimento de atividades de escrita criativa em grupo, utilizando os elementos identificados.
  • Discussão e compartilhamento das criações entre as equipes, promovendo a troca de ideias e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 6 horas, distribuídas em 7 aulas de 50 minutos. Cada aula será dedicada a diferentes etapas da caça ao tesouro, desde a introdução dos conceitos até a apresentação das histórias criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de substantivos e verbos.
  • Aula 2: Exploração de textos de contos populares em equipes.
  • Aula 3: Identificação e classificação de substantivos e verbos.
  • Aula 4: Orientações para a criação de frases e histórias.
  • Aula 5 e 6: Desenvolvimento das histórias em equipe.
  • Aula 7: Apresentação das histórias criadas pelas equipes e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos: a precisão na identificação e classificação de substantivos e verbos, a criatividade e coesão das histórias ou frases criadas, a participação na dinâmica de grupo e o envolvimento durante as discussões e feedbacks. Será adotado um sistema de pontuação para cada critério, permitindo uma avaliação qualitativa e quantitativa do desempenho dos alunos. Além disso, momentos de autoavaliação e avaliação pelos pares serão incentivados, promovendo uma reflexão construtiva sobre o aprendizado e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos: cópias de textos de contos populares, material para anotação (cadernos, canetas, lápis), acessórios para a criação das equipes (fitas coloridas, adesivos) e recursos para a apresentação das histórias (papel sulfite, canetinhas coloridas, quadro branco). Estes recursos visam suportar as diferentes etapas da atividade, desde a exploração dos textos até a apresentação final das criações dos alunos.

  • Textos de contos populares.
  • Material para anotação: cadernos, canetas, lápis.
  • Acessórios para criação das equipes: fitas, adesivos.
  • Recursos para apresentação das histórias: papel sulfite, canetinhas, quadro branco.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo