Circo das Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Rayssa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem

A atividade 'Circo das Figuras de Linguagem' posiciona a sala de aula como um espaço interativo e lúdico, semelhante a um circo, onde cada estação ou tenda representa uma figura de linguagem específica (ironia, eufemismo, antítese, e outras). Os alunos, circulando por estas estações, enfrentarão desafios diversos, desde identificar figuras de linguagem em textos fornecidos, até a criação de seus próprios exemplos e a realização de pequenas dramatizações que demonstram o uso efetivo dessas figuras. Esta abordagem prática e engajadora tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma melhor compreensão dos conceitos e do impacto das figuras de linguagem nos diferentes contextos de comunicação, além de estimular a criatividade e a capacidade analítica dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Com o Circo das Figuras de Linguagem, os objetivos de aprendizagem se concentram em promover uma compreensão aprofundada e aplicada das figuras de linguagem, indo além da memorização de definições. Os alunos serão incentivados a reconhecer e utilizar esses recursos estilísticos de forma criativa e consciente, melhorando suas habilidades de análise e produção textual. Através da identificação de exemplos reais e da criação de novos, a atividade estimula um pensamento crítico sobre como as palavras podem ser utilizadas para enriquecer a comunicação, variar o discurso e provocar reflexão. A interatividade e o aspecto lúdico da atividade visam também estimular o engajamento e a colaboração entre os alunos.

  • Reconhecer distintas figuras de linguagem e seus efeitos nos textos.
  • Desenvolver habilidades de análise textual identificando figuras de linguagem em contextos diversos.
  • Estimular a criatividade na criação de textos que empreguem variadas figuras de linguagem.
  • Promover a compreensão do papel das figuras de linguagem na comunicação efetiva e na expressão literária.
  • Fomentar habilidades de expressão oral e interpretação através de dramatizações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP02: Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF89LP37: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

Conteúdo Programático

O programa da atividade Circo das Figuras de Linguagem cobre um espectro amplo de figuras de linguagem, oferecendo aos alunos uma perspectiva dinâmica e multifacetada sobre como estas podem ser aplicadas em diferentes tipos de texto. Além de focar na identificação e compreensão dessas figuras, o programa incentiva uma abordagem prática, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido através da criação de textos e da performance de dramatizações. Este conteúdo pedagógico visa, portanto, aliar a teoria à prática, facilitando um aprendizado mais engajador e significativo.

  • Introdução às figuras de linguagem
  • Ironia: conceito e reconhecimento em textos
  • Eufemismo: usos e implicações
  • Antítese: identificação e criação
  • Dramatizações como método de exploração das figuras de linguagem

Metodologia

A metodologia ativa é o coração da atividade Circo das Figuras de Linguagem, engajando os alunos através de estações temáticas onde eles irão explorar, identificar e criar exemplos de figuras de linguagem. Esta abordagem hands-on incentiva a participação ativa dos estudantes, fomentando a aprendizagem através da experimentação, colaboração e reflexão. As dramatizações, em particular, fornecem uma experiência de aprendizado imersiva, permitindo aos alunos vivenciar a aplicabilidade das figuras de linguagem na prática.

  • Circulação pelas 'estações' ou 'tendas', cada uma dedicada a uma figura de linguagem.
  • Identificação de figuras de linguagem em textos fornecidos.
  • Criação de textos próprios que empreguem figuras de linguagem.
  • Realização de pequenas dramatizações para ilustrar o uso das figuras de linguagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, será realizada a introdução ao tema e os alunos começarão a circulação pelas estações. A segunda sessão focará na conclusão da rotação pelas estações, criação de textos e dramatizações finais.

  • Aula 1: Introdução e início da exploração das estações
  • Aula 2: Continuação das estações, criação de textos e dramatizações

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades propostas, na qualidade e criatividade dos textos produzidos, e na capacidade de identificar corretamente as figuras de linguagem nos exemplos dados. As dramatizações servirão tanto como ferramenta de aprendizado quanto de avaliação, permitindo observar a compreensão e aplicação prática dos conceitos. Critérios como engajamento, cooperação em grupo, profundidade de análise e originalidade serão considerados no processo avaliativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para a atividade incluem textos impressos contendo exemplos variados de figuras de linguagem, materiais de escrita para que os alunos criem seus próprios textos, e um espaço adequado para as performances de dramatização. Materiais visuais e digitais também podem ser integrados para enriquecer a experiência de aprendizado e fornecer contextos variados para a aplicação das figuras de linguagem.

  • Textos impressos com exemplos de figuras de linguagem
  • Materiais de escrita (papel, canetas, marcadores)
  • Espaço físico adequado para dramatizações
  • Recursos visuais e digitais para apoio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo