Desvendando Gráficos e Tabelas do Dia a Dia

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estatística e Análise de Dados

A atividade se propõe a imergir os estudantes do 2º ano do Ensino Médio no universo da análise crítica de informações estatísticas, utilizando gráficos e tabelas extraídos de jornais e portais de notícias. Neste cenário, os discentes serão desafiados a identificar e discutir potenciais inadequações nos dados apresentados, como amostras enviesadas e escalas inadequadas, que podem induzir a interpretações errôneas. O processo será iniciado com a divisão da turma em pequenos grupos, os quais receberão diferentes conjuntos de dados para análise. Posteriormente, realizada a análise, os grupos compartilharão suas descobertas em uma rica roda de debate, estimulando assim a troca de ideias e o desenvolvimento do senso crítico em relação à manipulação e interpretação de informações estatísticas divulgadas na mídia. Esta atividade, além de reforçar conceitos matemáticos fundamentais, visa fomentar habilidades analíticas e críticas nos alunos, preparando-os para uma compreensão mais apurada do mundo à sua volta.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, almejamos levar os alunos a desenvolver competências essenciais para a compreensão crítica de dados estatísticos apresentados na mídia. Isto inclui a habilidade de identificar erros comuns em gráficos e tabelas, como escalas inadequadas e amostras enviesadas, entender como essas inadequações podem afetar a interpretação dos dados e, consequentemente, a percepção pública sobre determinados temas. Além disso, esta atividade visa promover a aplicação de conceitos matemáticos no contexto do cotidiano, reforçando a importância da matemática como ferramenta para a tomada de decisões bem-informadas e a construção de argumentos sólidos baseados em dados.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica em relação a dados estatísticos apresentados em formatos diversos.
  • Identificar potenciais erros de interpretação provocados por amostras enviesadas e escalas inadequadas.
  • Aprimorar a aplicação de conceitos matemáticos na análise de gráficos e tabelas.
  • Promover o senso crítico em relação à manipulação de informação na mídia.
  • Estimular a capacidade de argumentação e debate com base em evidências estatísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT102: Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
  • EM13MAT203: Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
  • EM13MAT301: Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

A essência da atividade está em conectar conceitos matemáticos à vida cotidiana, através da análise de dados reais. Enfatizando a estatística e a interpretação de gráficos e tabelas, a atividade propicia uma visão crítica sobre como os dados são apresentados na mídia, instigando o questionamento sobre a veracidade e a precisão das informações consumidas diariamente. Além de reforçar a importância da matemática na compreensão e solução de problemas cotidianos, a atividade também aborda o uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio à análise e interpretação desses dados.

  • Análise crítica de dados estatísticos.
  • Identificação de erros comuns em gráficos e tabelas.
  • Aplicação de conceitos matemáticos na análise de dados.
  • Uso de tecnologias digitais na interpretação de informações estatísticas.
  • Debate crítico e argumentação baseada em dados.

Metodologia

A atividade engaja os alunos em um aprendizado ativo e participativo, combinando a metodologia mão-na-massa, sala de aula invertida, e debates. Inicialmente, divididos em grupos, os alunos investigarão gráficos e tabelas para identificar possíveis inadequações. A sala de aula invertida será aplicada previamente, com os alunos explorando materiais de referência fora da sala de aula para subsidiar a análise crítica durante a atividade. Por fim, a roda de debate congregará todos os grupos para compartilhar e discutir as descobertas, promovendo um ambiente rico em perspectivas e argumentação crítica.

  • Atividade Mão-na-massa: análise prática de gráficos e tabelas.
  • Sala de Aula Invertida: preparação e pesquisa prévia pelos alunos.
  • Roda de Debate: compartilhamento e discussão das análises.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma única aula de 60 minutos, dividida em três partes principais: (1) análise de dados em grupos, (2) preparação e início do debate, e (3) realização do debate com participação ativa de todos os grupos.

  • Aula 1 da atividade: Análise de gráficos e tabelas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será realizada mediante a participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, enfocando a capacidade de análise crítica, a identificação de erros e inadequações nos dados, e a qualidade da argumentação e das contribuições no debate. Serão avaliados tanto o processo de investigação dos grupos quanto a contribuição individual nas discussões, incentivando a construção colaborativa do conhecimento. O uso efetivo de conceitos matemáticos na análise dos dados e na fundamentação das argumentações também será um critério importante na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, será necessário o uso de jornais, portais de notícias online e reportagens que contenham gráficos e tabelas. Além disso, o emprego de dispositivos eletrônicos como tablets ou computadores para pesquisa e análise de dados online é recomendado, facilitando o acesso a diversas fontes de informação e potencializando a investigação e o debate. Materiais de apoio como artigos e tutoriais sobre interpretação de dados estatísticos também serão disponibilizados aos alunos para preparação prévia.

  • Jornais e portais de notícia online com gráficos e tabelas para análise.
  • Dispositivos eletrônicos (tablets, computadores) para pesquisa.
  • Artigos e tutoriais sobre interpretação de dados estatísticos.

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