Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de escalas em mapas de uma forma altamente interativa e prática. Através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes terão a oportunidade de explorar e aprender a calcular distâncias reais entre pontos geográficos usando diferentes tipos de escalas fornecidas em mapas variados. Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre como ler e calcular escalas em mapas, preparando-os para o jogo em equipes organizado durante a sessão. No jogo, a colaboração e a competição se misturam, pois cada equipe terá o desafio de calcular as distâncias e também de fazer previsões sobre os cálculos das equipes adversárias. O dinamismo da atividade virá da possibilidade de ganhar pontos tanto por acertos nos próprios cálculos quanto por identificar erros nas previsões feitas para os cálculos dos oponentes.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a importância e a aplicabilidade das escalas em mapas na representação de distâncias reais. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar diferentes tipos de escalas, calcular distâncias com precisão e aplicar esses conhecimentos em situações práticas. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de pensamento crítico, colaboração em equipe e capacidade de análise e previsão, essenciais para a formação integral do aluno.
O conteúdo programático abordará inicialmente os conceitos básicos e a importância das escalas em mapas, incluindo os diferentes tipos de escalas (numéricas e gráficas) e como elas são usadas para representar distâncias reais. Em seguida, os alunos aprenderão a realizar cálculos usando escalas para converter medidas de mapa em distâncias reais, preparando-os para aplicar esses conhecimentos de forma prática e interativa durante a atividade do jogo.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos inicialmente ganham exposição ao conteúdo fora da sala de aula através de um vídeo explicativo e, posteriormente, aplicam os conhecimentos adquiridos em um ambiente de aprendizagem colaborativa. A atividade prática em forma de jogo promove o engajamento ativo dos alunos na construção do conhecimento, estimulando a interação e a competição saudável entre as equipes.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e começarão o jogo em equipes, realizando os cálculos e fazendo as previsões. A segunda aula será dedicada à conclusão do jogo, discussão dos resultados e revisão dos conceitos aprendidos.
A avaliação será baseada tanto no desempenho dos alunos nos cálculos quanto na precisão de suas previsões. Pontos serão atribuídos para cada acerto nos cálculos das próprias equipes e para a identificação correta de erros nas previsões feitas para as equipes adversárias. Além disso, será considerada a participação e colaboração de cada aluno dentro de sua equipe. A reflexão coletiva ao final da atividade permitirá aos alunos compreenderem os erros e acertos, potencializando o aprendizado.
Para a execução desta atividade, serão necessários mapas variados com escalas fornecidas para cada equipe, régua ou fita métrica, calculadoras e o vídeo explicativo sobre como ler e calcular escalas em mapas. Esses recursos permitirão que os alunos realizem os cálculos necessários e participem ativamente do jogo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula