A atividade 'Detetive da Coerência' é desenhada para engajar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na investigação da coerência textual de uma maneira prática e interativa. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incitados a assistir vídeos sobre coerência textual como preparação prévia, garantindo que cheguem à sala de aula munidos de conhecimento básico sobre o tema. Em sala, receberão parágrafos com incoerências intencionais, criando um ambiente estimulante onde cada grupo agirá como detetives da linguagem, identificando e corrigindo as falhas apresentadas. Esta atividade não apenas fortalece a habilidade de reconhecer e aplicar a coerência textual, mas também promove a interação, discussão crítica e reflexão coletiva sobre a importância da coerência para a clareza e compreensão dos textos.
Os objetivos de aprendizagem fundamentais para esta atividade incluem proporcionar aos alunos a capacidade de identificar e corrigir incoerências em textos, promover a compreensão profunda sobre a importância da coerência textual para a clareza e compreensibilidade de um texto e estimular o trabalho em equipe e a discussão crítica. Esses objetivos são projetados para desenvolver não apenas habilidades lingüísticas, mas também competências sociais e críticas, preparando os alunos para uma análise mais aprofundada de textos em contextos acadêmicos e cotidianos.
O conteúdo programático abordará conceitos de coesão e coerência textual, destacando suas funções e importância na compreensão e produção de textos. Será realizada uma exploração de exemplos que ilustrem incoerências comuns e estratégias para sua correção. Em adição, será dada atenção à forma como diferentes gêneros e tipos textuais manipulam a coerência para atingir objetivos específicos, promovendo uma compreensão abrangente e aplicável em diversos contextos de leitura e escrita.
Adotando a Sala de Aula Invertida, esta atividade inicia com os alunos assistindo a vídeos sobre coerência textual em casa, preparando o terreno para o engajamento ativo em sala de aula. Em grupos, os alunos receberão parágrafos intencionalmente incoerentes para análise e correção, utilizando suas discussões e conhecimento prévio como fundamento para suas decisões. A apresentação e discussão em classe dos parágrafos revisados promoverá uma reflexão coletiva, onde os alunos poderão comparar suas abordagens e aprender com as perspectivas dos colegas.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os grupos receberão os textos e iniciarão a identificação e correção das incoerências. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos, discussão das soluções encontradas e reflexão coletiva sobre a importância da coerência textual.
A avaliação se dará por meio da participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na qualidade das correções propostas nos textos, avaliando-se a compreensão sobre coerência textual e a capacidade de aplicá-la em textos. A apresentação das correções servirá como ponto de avaliação da habilidade dos alunos em justificar suas escolhas e contribuir para o aprendizado coletivo. Será valorizada a profundidade das análises e a habilidade de trabalhar em equipe, promovendo uma avaliação holística que considera tanto o produto quanto o processo de aprendizagem.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem uma seleção de vídeos sobre coerência textual para a preparação prévia dos alunos e cópias impressas dos parágrafos com incoerências para análise em sala de aula. Adicionalmente, pode ser útil o uso de quadro branco e marcadores para as anotações durante as discussões em grupo e apresentações, além de acesso à internet para a pesquisa de conceitos adicionais ou esclarecimentos durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula