Construindo Sentenças

Desenvolvida por: Iara O… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Verbos de Ligação

A atividade 'Construindo Sentenças' é projetada para envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na análise e na aplicação prática de verbos de ligação ('ser', 'estar', 'ficar', 'parecer', 'permanecer') em contextos diversos. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá cartões com frases incompletas. Eles deverão selecionar um dos verbos de ligação estudados para completar as frases de maneira que demonstrem o diferente efeito de sentido que cada verbo pode trazer para a frase. Após a construção das frases, os grupos apresentarão suas sentenças para a classe, explicando o porquê da escolha de cada verbo e o impacto na interpretação da frase. Esta atividade oferece uma excelente oportunidade para os estudantes praticarem a expressão oral e desenvolverem o pensamento crítico sobre escolhas linguísticas, além de consolidar o conhecimento sobre os verbos de ligação e suas nuances de significado em diferentes contextos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula objetiva possibilitar aos alunos do 9º ano o reconhecimento e a aplicação correta de verbos de ligação em contextos variados, desenvolvendo assim habilidades de interpretação textual e a expressão oral. Os alunos deverão ser capazes de diferenciar os efeitos de sentido promovidos pelo uso dos verbos de ligação 'ser', 'estar', 'ficar', 'parecer', 'permanecer' em sentenças. Além disso, a atividade visa estimular o pensamento crítico dos alunos sobre as escolhas linguísticas e seu impacto na compreensão e interpretação das frases, fomentando, dessa forma, uma aprendizagem mais significativa e aplicada do conteúdo.

  • Reconhecer os verbos de ligação e suas funções dentro de uma sentença.
  • Diferenciar os efeitos de sentido promovidos pelo uso de diferentes verbos de ligação.
  • Aplicar corretamente os verbos de ligação em sentenças, considerando o contexto.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral ao explicar as escolhas linguísticas feitas.
  • Estimular o pensamento crítico sobre o impacto das escolhas linguísticas na interpretação de frases.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP06: Diferenciar, em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação 'ser', 'estar', 'ficar', 'parecer', 'permanecer'.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra nos verbos de ligação, elementos essenciais da estrutura de uma sentença, que desempenham papel crucial na nuance de significado. Por meio da prática de completar sentenças e da discussão subsequente, os alunos aprofundaram o entendimento desses verbos, suas diversas aplicações e os efeitos de sentido resultantes. A abordagem possibilita a contextualização dos verbos de ligação no uso diário da língua, reforçando o aprendizado de maneira prática e dedutiva.

  • Verbos de ligação: definições e funções.
  • Efeito de sentido dos verbos de ligação em diferentes contextos.
  • Exercícios práticos de aplicação dos verbos de ligação.
  • Análise e discussão sobre o uso dos verbos e seus efeitos nas sentenças.

Metodologia

Adotaremos uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos terão papel central na construção do seu conhecimento, trabalhando em pequenos grupos para fomentar a colaboração e o engajamento. A atividade prática de completar sentenças com verbos de ligação apropriados e a subsequente apresentação e discussão permitirão aos alunos aplicar teoria à prática, encorajando o debate, a reflexão e a aprendizagem ativa.

  • Dinâmica de grupo para discussão e aplicação dos verbos de ligação.
  • Apresentações orais para desenvolver habilidades de expressão e argumentação.
  • Feedback coletivo e construtivo após as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma breve revisão sobre verbos de ligação, seguida da introdução e início da atividade prática. Na segunda aula, os grupos finalizam a atividade e realizam as apresentações.

  • Aula 1 da atividade: Revisão sobre verbos de ligação e início da atividade prática.
  • Aula 2 da atividade: Finalização dos trabalhos dos grupos e apresentações.

Avaliação

A avaliação será feita levando-se em conta a correta utilização dos verbos de ligação nas frases, a clareza da explicação dada pelo grupo sobre suas escolhas e o impacto destas na interpretação da frase. Também será considerado o engajamento de todos os membros do grupo na atividade. Pode-se adotar uma escala de avaliação ou rubrica com critérios claros, como compreensão da tarefa, aplicação correta do conteúdo, habilidades de expressão oral e colaboração em grupo. Exemplos demonstrativos serão discutidos com a turma para esclarecer os critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário um conjunto de cartões com frases incompletas preparadas previamente pelo professor, quadro branco ou digital para as explicações iniciais, e acesso a material de referência sobre verbos de ligação para consulta (livros didáticos ou acesso à internet). Equipamento de áudio e vídeo também pode ser utilizado para gravar as apresentações, permitindo feedback mais detalhado.

  • Cartões com frases incompletas para a atividade prática.
  • Quadro branco ou digital
  • Material de referência sobre verbos de ligação (livros didáticos, acesso à internet).
  • Equipamento de áudio e vídeo (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo