Expedição dos Adjetivos

Desenvolvida por: Alaerc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso de adjetivos denotativos e conotativos na descrição de objetos

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental empreenderão uma jornada exploratória pelo espaço escolar designado, com o objetivo de descobrir e descrever objetos comuns por meio de um olhar atento e analítico. Munidos de blocos de anotação, eles são convidados a usar adjetivos denotativos para detalhar as características físicas dos objetos encontrados, e adjetivos conotativos para expressar impressões pessoais e emotivas sobre eles. Após a fase de exploração, os alunos reunir-se-ão para compartilhar e discutir suas descrições, promovendo um debate enriquecedor sobre como a escolha de adjetivos afeta a percepção dos objetos e caracterização dos mesmos. Esta atividade visa não só aprimorar a habilidade de observação detalhada dos alunos e enriquecer seu vocabulário, mas também desenvolver um entendimento mais profundo da influência dos adjetivos na comunicação e na linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de observar detalhadamente e descrever objetos, usando adjetivos com precisão tanto em seu sentido denotativo quanto conotativo. Pretende-se, com isso, ampliar o vocabulário dos estudantes e aprimorar sua compreensão sobre o papel dos adjetivos na caracterização de objetos, bem como na expressão de impressões pessoais e emocionais. Além disso, espera-se promover um debate crítico sobre a influência da escolha de palavras na percepção dos leitores, encorajando os alunos a explorar diferentes modos de expressão na língua portuguesa.

  • Aprimorar a habilidade de observação e descrição de objetos.
  • Enriquecer o vocabulário dos alunos com a introdução de adjetivos denotativos e conotativos.
  • Desenvolver a capacidade de expressar impressões pessoais e emocionais por meio da linguagem.
  • Promover o entendimento do papel dos adjetivos na caracterização e percepção de objetos.
  • Fomentar a capacidade de debate e análise crítica sobre o uso da linguagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP54: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

Essa atividade é inserida no contexto do estudo de língua portuguesa, com foco particular na expressividade e na riqueza vocabular proporcionadas pelos adjetivos. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de denotação e conotação, explorando como esses aspectos afetam a interpretação e a percepção de textos e descrições. Além disso, a exploração do ambiente ao redor como fonte de inspiração para a escrita criativa enfatiza a importância da observação no processo de composição textual.

  • Definição e identificação de adjetivos.
  • Uso de adjetivos denotativos e conotativos.
  • Diferenciação entre denotação e conotação.
  • Aprimoramento da capacidade descritiva e expressiva.

Metodologia

Utilizando uma abordagem prática, os alunos serão engajados em uma metodologia ativa que inclui Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. A exploração do espaço físico escolar promove a observação ativa e a busca por objetos que serão descritos de maneira criativa. O compartilhamento das descrições fomentará a interação entre os alunos, desenvolvendo habilidades sociais e de comunicação, além de promover o pensamento crítico ao analisar e debater as diferentes percepções e usos dos adjetivos.

  • Exploração do espaço escolar para observação de objetos.
  • Criação de descrições usando adjetivos denotativos e conotativos.
  • Compartilhamento e debate das descrições entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 50 minutos, onde os primeiros 20 minutos serão dedicados à exploração e coleta de informações sobre os objetos. Seguidos de 20 minutos para escrita das descrições. Os últimos 10 minutos serão destinados ao compartilhamento e debate das descrições criadas pelos alunos.

  • Aula 1 - Exploração e descrição de objetos. Compartilhamento e debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a exploração, na criatividade e na precisão ao utilizar adjetivos denotativos e conotativos em suas descrições, bem como na capacidade de compartilhar e discutir suas percepções com os colegas. Será considerado, igualmente, o esforço de cada aluno em explorar novos vocabulários e estruturas linguísticas. A culminância do projeto, com a apresentação das descrições e subsequente debate, será um momento chave para a avaliação, observando-se a argumentação, o respeito pelas opiniões alheias e a habilidade de revisão crítica das próprias descrições.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários blocos de anotação, lápis ou canetas para que os alunos registrem suas observações e descrições. Além disso, o acesso ao espaço escolar a ser explorado é fundamental. Recursos adicionais incluem um quadro para o compartilhamento das descrições e o debate, bem como acesso à internet, caso seja necessário buscar referências ou enriquecer o vocabulário.

  • Blocos de anotação e canetas.
  • Acesso ao espaço escolar para exploração.
  • Quadro para compartilhamento de ideias.
  • Acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo