A atividade 'Expedição Romântica' propõe uma investigação aprofundada sobre as gerações românticas brasileiras, utilizando uma abordagem prática e interativa. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual responsável por explorar uma das gerações do romantismo no Brasil, abrangendo seu contexto histórico, seus principais autores e obras, características literárias distintas e influência social. Além disso, os alunos terão o desafio de realizar comparações intergeracionais, identificando assimilações, rupturas e permanências entre as gerações românticas. A atividade culminará na criação de uma exposição virtual utilizando plataformas digitais como Google Sites ou Padlet, permitindo assim uma curadoria digital e ao mesmo tempo promovendo habilidades de pesquisa e de uso de tecnologia educacional. Essa metodologia ativa impulsiona uma aprendizagem significativa e fomenta a capacidade analítica e crítica dos alunos a respeito das manifestações literárias românticas no Brasil.
O objetivo principal desta atividade é oferecer aos alunos uma experiência imersiva na literatura romântica brasileira, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e tecnológicas. Ao investigar as distintas gerações românticas, os alunos serão capazes de compreender os movimentos culturais e sociais que influenciaram estas gerações, identificar os principais autores e suas obras mais significativas, e perceber as características literárias que demarcam cada geração. Além disso, ao realizar comparações intergeracionais, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de evolução da literatura brasileira, reconhecendo assimilações, rupturas e permanências. A habilidade de utilizar tecnologias digitais para pesquisa e apresentação de informações também será crucial, preparando os alunos para os desafios do século XXI.
A atividade estende-se pela investigação das três principais gerações do romantismo no Brasil, abordando temas como o contexto político, social e cultural de cada período, as particularidades estéticas e temáticas de cada geração e o legado deixado por elas na literatura brasileira. Através de uma abordagem prática utilizando tecnologias digitais, os alunos terão a oportunidade de explorar as obras e biografias de autores significativos, além de analisar como as geracoes românticas dialogam entre si e com o contexto social de suas épocas.
Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, a atividade será estruturada em etapas que incluem pesquisa, discussão, construção coletiva e apresentação. Os alunos serão estimulados a adotar um papel ativo em sua aprendizagem, explorando recursos digitais para pesquisa e apresentação de conteúdos. A criação da exposição virtual permitirá uma imersão na curadoria digital, dando aos alunos a oportunidade de selecionar, organizar e compartilhar informações de forma criativa e significativa.
A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução dos conceitos básicos e formação dos grupos. As duas aulas seguintes focarão na pesquisa e desenvolvimento do projeto. A última aula será reservada para a apresentação das exposições virtuais e avaliação.
A avaliação da atividade será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na originalidade e criatividade da exposição virtual, bem como na capacidade de análise e comparação intergeracional expressa pelos alunos. Serão considerados também a colaboração entre os membros do grupo e o uso eficaz das ferramentas digitais. A avaliação será realizada através de uma rubrica que contemplará critérios como conteúdo, organização, design, colaboração e apresentação. Exemplos específicos de bons trabalhos serão discutidos em sala como forma de feedback construtivo.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com conexão à internet, permitindo a pesquisa e o desenvolvimento das exposições virtuais. Ferramentas digitais como Google Sites, Padlet e outras plataformas de curadoria digital serão exploradas, além de recursos como artigos, livros digitais e bases de dados online para a pesquisa das gerações românticas e suas características. O uso de recursos visuais, como imagens e vídeos, será incentivado para enriquecer as exposições virtuais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula