Expedição Literária na Cidade

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de diferentes tipos de texto

A atividade 'Expedição Literária na Cidade' é uma proposta inovadora destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que visa explorar a diversidade textual presente no cotidiano urbano. Os estudantes serão divididos em grupos e incentivados a sair do ambiente escolar munidos de tablets ou celulares com o objetivo de fotografar uma variedade de textos, como placas, anúncios, murais e cartazes, encontrados em seu entorno. De volta à sala de aula, cada grupo discutirá as funções sociais destes textos, analisando para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Este projeto pedagógico ultrapassa a simples leitura, engajando os alunos numa reflexão aprofundada sobre o papel dos textos na sociedade e seus variados contextos de circulação. Através desta experiência, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de interpretação de texto, além de uma maior consciência sobre a presença e a importância da escrita no mundo que os rodeia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 5º ano desenvolvam e aprimorem suas habilidades de leitura e interpretação, através da análise da função social de diversos tipos de textos encontrados em seu cotidiano. Almeja-se que, ao final desta experiência, os estudantes sejam capazes de reconhecer a diversidade textual que os cerca, compreendendo os diferentes propósitos, públicos e contextos em que esses textos estão inseridos. Espera-se, ainda, fomentar uma conscientização sobre como a leitura pode se estender para além dos livros, identificando mensagens, instruções e comunicações importantes no seu dia a dia.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto
  • Identificar e analisar a função social de diferentes tipos de textos
  • Reconhecer a importância e influência dos textos no cotidiano
  • Promover a reflexão sobre a diversidade textual na sociedade
  • Incentivar o uso de tecnologia de maneira educativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

A Expedição Literária na Cidade está alinhada ao currículo escolar, abordando a leitura e a interpretação de textos de diferentes gêneros. Esta atividade proporcionará aos alunos uma experiência prática de aprendizagem, na qual eles poderão aplicar e verificar os conceitos estudados em sala de aula no mundo real, observando a aplicação e a função dos textos na sociedade.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Função social dos textos
  • Análise de textos em diferentes meios
  • Uso da tecnologia na educação

Metodologia

A metodologia ativa de 'Atividade Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Projetos' são fundamentais nesta atividade, pois proporcionam aos alunos uma imersão direta e prática no objeto de estudo. Os grupos de alunos, ao explorarem os textos de seu entorno e ao discutirem suas observações em sala, estarão ativamente engajados em seu próprio processo de aprendizagem, pesquisando, colaborando e construindo juntos o conhecimento.

  • Exploração do entorno em grupos
  • Utilização de tablets ou celulares para registro fotográfico
  • Discussão em grupo sobre as observações
  • Análise coletiva dos textos fotografados

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e organização dos grupos. Na segunda, os alunos farão a exploração e registro dos textos. Por fim, na terceira aula, haverá a discussão e análise das descobertas em grupo.

  • Aula 1: introdução e organização dos grupos
  • Aula 2: exploração e registro dos textos no entorno
  • Aula 3: discussão e análise das fotografias e textos coletados

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das discussões em grupo e na análise das funções sociais dos textos identificados. Será importante avaliar a capacidade de argumentação dos estudantes, a profundidade da análise textual e o entendimento das diferentes funções que os textos desempenham na sociedade. Exemplos de textos bem analisados e apresentações coesas e reflexivas servirão como indicadores de sucesso nesta atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou celulares com câmera para o registro fotográfico dos textos, e acesso à Internet para pesquisa adicional, caso necessário. Além disso, será útil dispor de um espaço na sala de aula onde as fotos possam ser expostas ou projetadas para discussão.

  • Tablets ou celulares com câmera
  • Acesso à Internet
  • Espaço para exposição das fotografias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo