A atividade 'Expedição Literária na Cidade' é uma proposta inovadora destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que visa explorar a diversidade textual presente no cotidiano urbano. Os estudantes serão divididos em grupos e incentivados a sair do ambiente escolar munidos de tablets ou celulares com o objetivo de fotografar uma variedade de textos, como placas, anúncios, murais e cartazes, encontrados em seu entorno. De volta à sala de aula, cada grupo discutirá as funções sociais destes textos, analisando para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Este projeto pedagógico ultrapassa a simples leitura, engajando os alunos numa reflexão aprofundada sobre o papel dos textos na sociedade e seus variados contextos de circulação. Através desta experiência, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de interpretação de texto, além de uma maior consciência sobre a presença e a importância da escrita no mundo que os rodeia.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 5º ano desenvolvam e aprimorem suas habilidades de leitura e interpretação, através da análise da função social de diversos tipos de textos encontrados em seu cotidiano. Almeja-se que, ao final desta experiência, os estudantes sejam capazes de reconhecer a diversidade textual que os cerca, compreendendo os diferentes propósitos, públicos e contextos em que esses textos estão inseridos. Espera-se, ainda, fomentar uma conscientização sobre como a leitura pode se estender para além dos livros, identificando mensagens, instruções e comunicações importantes no seu dia a dia.
A Expedição Literária na Cidade está alinhada ao currículo escolar, abordando a leitura e a interpretação de textos de diferentes gêneros. Esta atividade proporcionará aos alunos uma experiência prática de aprendizagem, na qual eles poderão aplicar e verificar os conceitos estudados em sala de aula no mundo real, observando a aplicação e a função dos textos na sociedade.
A metodologia ativa de 'Atividade Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Projetos' são fundamentais nesta atividade, pois proporcionam aos alunos uma imersão direta e prática no objeto de estudo. Os grupos de alunos, ao explorarem os textos de seu entorno e ao discutirem suas observações em sala, estarão ativamente engajados em seu próprio processo de aprendizagem, pesquisando, colaborando e construindo juntos o conhecimento.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e organização dos grupos. Na segunda, os alunos farão a exploração e registro dos textos. Por fim, na terceira aula, haverá a discussão e análise das descobertas em grupo.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das discussões em grupo e na análise das funções sociais dos textos identificados. Será importante avaliar a capacidade de argumentação dos estudantes, a profundidade da análise textual e o entendimento das diferentes funções que os textos desempenham na sociedade. Exemplos de textos bem analisados e apresentações coesas e reflexivas servirão como indicadores de sucesso nesta atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou celulares com câmera para o registro fotográfico dos textos, e acesso à Internet para pesquisa adicional, caso necessário. Além disso, será útil dispor de um espaço na sala de aula onde as fotos possam ser expostas ou projetadas para discussão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula