A atividade 'Mercadinho da Turma' é uma proposta prática de ensino-aprendizagem que visa introduzir conceitos fundamentais de educação financeira para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A atividade consiste em montar um mercadinho na sala de aula com diversos produtos de uso diário etiquetados com preços variados. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão uma quantidade fictícia de dinheiro. O desafio é realizar compras sem ultrapassar o orçamento definido, desenvolvendo habilidades de planejamento financeiro, tomada de decisão e raciocínio lógico. Ao final, cada grupo apresentará suas compras e o processo de decisão, propiciando uma valiosa discussão sobre a importância da gestão financeira e do consumo consciente.
Os objetivos desta atividade abrangem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreender e aplicar conceitos básicos de educação financeira, como gastos, economia, e planejamento financeiro. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de matemática aplicada, por meio de operações simples de adição e subtração, para gerir um orçamento limitado, além de estimular o trabalho em equipe ao fazer escolhas coletivas sobre o que e quando comprar. Além disso, a apresentação do processo de decisão de cada grupo contribuirá para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de raciocínio lógico, ao justificar suas escolhas baseadas em um orçamento predeterminado.
A atividade Mercadinho da Turma se baseia no conteúdo programático de educação financeira integrado às habilidades matemáticas de operações básicas de adição e subtração, aplicadas em um contexto prático e significativo para os alunos. A abordagem prática visa aprimorar não apenas as competências matemáticas, mas também desenvolver uma compreensão consciente sobre o consumo, o valor do dinheiro e a importância do planejamento financeiro. Este conteúdo é especialmente relevante no contexto atual, em que habilidades de vida como gestão financeira pessoal tornam-se cada vez mais importantes.
A atividade utilizará metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate para engajar os alunos de forma prática e reflexiva. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na montagem e gestão do orçamento do mercadinho como um mini projeto. A Aprendizagem Baseada em Jogos, por sua vez, será representada pela dinâmica de compra e venda, trazendo um aspecto lúdico ao aprendizado. A conclusão da atividade com uma Roda de Debate permitirá aos alunos discutir e refletir sobre suas experiências, promovendo a internalização dos conceitos aprendidos.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula será feita a introdução dos conceitos, preparação do mercadinho e distribuição do dinheiro fictício. Na segunda aula, os alunos realizarão as compras, farão suas apresentações e participarão da roda de debate para discutir as aprendizagens.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todas as fases da atividade. Será dada especial atenção ao processo de tomada de decisão de cada grupo, à justificativa das escolhas feitas com o orçamento disponível e à participação na roda de debate. A capacidade de aplicar os conceitos de educação financeira na prática, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e comunicar suas ideias de forma clara, serão os principais critérios de avaliação. Exemplos de compras bem planejadas e justificativas coerentes serão reconhecidos e valorizados.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais como etiquetas para os preços, dinheiro fictício impresso ou confeccionado, produtos de uso diário (ou imagens representativas), quadro branco para anotações e apresentações, e acesso a espaço na sala de aula para montar o mercadinho. A organização prévia destes materiais é essencial para o sucesso da atividade.
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